KudoZ home » English to Portuguese » Law/Patents

reduce to practice

Portuguese translation: por em prática


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:reduce to practice
Portuguese translation:por em prática
Entered by: Rogerio Dias

12:12 Jan 16, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents
English term or phrase: reduce to practice
Subcontractor shall retain title to any invention first conceived or actually reduced to practice in the performance of the work funded by this Agreement
Rogerio Dias
por em prática
Explanation:
"O subempreiteiro permanecerá titular de qualquer invenção originalmente convcebida ou posta em prática na execução dos serviços a que se refere este Acordo"

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 12:58:52 (GMT)
--------------------------------------------------

Typo: concebida

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 16:05:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos da expressão:

Jornal Digital.com - Notícias em Tempo Real
... Varsóvia. “A estratégia posta em prática, para lutar contra a
corrupção, releva mais de propaganda que outra coisa”. “A ...
jornaldigital.com/noticias.php/8/49/0/16213/

PDF] DERIVATIVOS: TEORIA E PRÁTICA EM FUNDOS DE PENSÃO DERIVATIVOS ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... dois segmentos. “Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Na ...
www.abrapp.org.br/eventos/derivativos/Derivativos.pdf

JB Online Pan-Americano_2003
... Foi programada para ser posta em prática em 1942, mas só se tornou realidade em 1951, com a realização dos primeiros Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires ...
jbonline.terra.com.br/destaques/pan_americanos2003/ historia.html

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:50:22 (GMT)
--------------------------------------------------

Respondendo ao Rogério: a expressão é esta mesmo, veja nestes exemplos:

Documento n
... (i) -A não applicação de uma invenção n\' um paiz não acarreta comsigo a caducidade da patente si esta foi posta em pratica de algum modo e si foi ...
denisbarbosa.addr.com/annexos.htm

This web site was created for FREE at www.homestead.com. Visit www ...
... na arquitectura foi a ideia base e esta tarefa que tinha sido posta em prática nos anos 80 ... em que combina a arte com a decoração está bem patente em piscinas ...
realfabricaazulejos.homestead.com/Portugues.html


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:51:15 (GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe, o segundo exemplo não tem a ver com o tema, desconsidere-o.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:52:24 (GMT)
--------------------------------------------------

O outro exemplo deveria ter sido este:

Cooperation CNPq, Brazil & NSF, USA
... descoberta patenteável, concebida ou pela primeira vez posta em prática durante qualquer ... ou seu representante, poderá requerer proteção de patente para um ...
www.inf.ufrgs.br/cooperacao/pt/usa/convnsf.html
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3por em práticarhandler
5 +1levada à práctica
Ricardo Fonseca
5posta em ação
Paulo Celestino Guimaraes
3que seja usada no(a) ...
Claudio Mazotti


  

Answers


37 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
que seja usada no(a) ...


Explanation:
é isso...

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 5851

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Rogerio Dias: Grato, vide comentário ao rhandler
8 hrs

45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
por em prática


Explanation:
"O subempreiteiro permanecerá titular de qualquer invenção originalmente convcebida ou posta em prática na execução dos serviços a que se refere este Acordo"

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 12:58:52 (GMT)
--------------------------------------------------

Typo: concebida

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 16:05:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos da expressão:

Jornal Digital.com - Notícias em Tempo Real
... Varsóvia. “A estratégia posta em prática, para lutar contra a
corrupção, releva mais de propaganda que outra coisa”. “A ...
jornaldigital.com/noticias.php/8/49/0/16213/

PDF] DERIVATIVOS: TEORIA E PRÁTICA EM FUNDOS DE PENSÃO DERIVATIVOS ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... dois segmentos. “Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Na ...
www.abrapp.org.br/eventos/derivativos/Derivativos.pdf

JB Online Pan-Americano_2003
... Foi programada para ser posta em prática em 1942, mas só se tornou realidade em 1951, com a realização dos primeiros Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires ...
jbonline.terra.com.br/destaques/pan_americanos2003/ historia.html

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:50:22 (GMT)
--------------------------------------------------

Respondendo ao Rogério: a expressão é esta mesmo, veja nestes exemplos:

Documento n
... (i) -A não applicação de uma invenção n\' um paiz não acarreta comsigo a caducidade da patente si esta foi posta em pratica de algum modo e si foi ...
denisbarbosa.addr.com/annexos.htm

This web site was created for FREE at www.homestead.com. Visit www ...
... na arquitectura foi a ideia base e esta tarefa que tinha sido posta em prática nos anos 80 ... em que combina a arte com a decoração está bem patente em piscinas ...
realfabricaazulejos.homestead.com/Portugues.html


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:51:15 (GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe, o segundo exemplo não tem a ver com o tema, desconsidere-o.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:52:24 (GMT)
--------------------------------------------------

O outro exemplo deveria ter sido este:

Cooperation CNPq, Brazil & NSF, USA
... descoberta patenteável, concebida ou pela primeira vez posta em prática durante qualquer ... ou seu representante, poderá requerer proteção de patente para um ...
www.inf.ufrgs.br/cooperacao/pt/usa/convnsf.html

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
18 mins
  -> Obrigado, Paulo

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
1 hr
  -> Obrigado, spgomes

agree  Rogerio Dias: Concordo, mas errei ao classificar a questão de fato como "Easy": a expressão "reduced to practice" é precisa em matéria legal sobre patentes (uma pesquisa ao google indica), e poderia haver uma forma convencionada em português para ela.
8 hrs
  -> Obrigado, Rogério, mas você precisa escolher uma resposta.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
posta em ação


Explanation:
Pôr em ação outra possibilidade além de pôr em prática.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Rogerio Dias: Grato, vide comentário ao rhandler
8 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
levada à práctica


Explanation:
esta é a expressão portuguesa

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:53:54 (GMT)
--------------------------------------------------

levada a cabo

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rogerio Dias: Grato, vide comentário ao rhandler
8 hrs