KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

the main thrust (of a theory)

Portuguese translation: o objetivo principal de uma teoria


18:32 Jun 20, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Linguistics
English term or phrase: the main thrust (of a theory)
Contexto: texto sobre a estrutura pragmática das conversações. O autor está falando sobre a teoria da intencionalidade de Searle. "...the main thrust of that theory is the attempt to characterize very specific conditions of identity of mental states".
Lois_1976
Portuguese translation:o objetivo principal de uma teoria
Explanation:
O objetivo ou meta principal ou ainda a preocupação maior de uma teoria.
Ref: A cultural mission - Stephen Langley
1. State the company's central philosophy, THRUST OR GOAL in one concise sentence or brief paragraph.

Private Instruction with Harry G. Pellegrin, Guitarist, Lutenist ... - [ Traduzir esta página ]
However, this is not the main thrust or goal of my teaching method. Whether the
student wishes to play grunge, blues, pop, rock , jazz, classical -- or any ...
pellegrinlowend.com/private.html - 83k - Em cache - Páginas Semelhantes

WinningtheJob.com - [ Traduzir esta página ]
... You want to both focus the audience attention on the main thrust or goal
of your speech and leave them with a memorable statement. ...
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2o fulcro da teoria
Ricardo Fonseca
5 +1"O impulso principal de uma teoria"
Beta Cummins
4 +1a principal força propulsora/ motivadora (de uma teoria)
Claudio Mazotti
5o objetivo principal de uma teoria
Paulo Celestino Guimaraes


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
"O impulso principal de uma teoria"


Explanation:
... e tentar caracterizar condicoes bem especificas das condicoes do (s) estado (s) mental (is).

Basicamente esta e a ideia. Fica a seu criterio manter a traducao a risca ou redigi-la.

Boa sorte!

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2005-06-20 18:41:16 GMT)
--------------------------------------------------

Perdao, conforme a explicacao entre aspas, ficaria como \"impulso principal dessa teoria\", em vez de \"de uma teoria\".

Boa sorte

Beta Cummins
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Impulso ou empuxo, ou ainda impulsão.
8 mins

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
a principal força propulsora/ motivadora (de uma teoria)


Explanation:
O sétimo capítulo tem a exposição da teoria da mente de Freud. ... Suavizando sua
ênfase no instinto sexual como força propulsora do comportamento, ...
www.cobra.pages.nom.br/ecp-freud.html

Para Marx, a luta de classes era a força propulsora da história. ... agressor ea
intencionalidade. Os aspectos da violência discutidos neste trabalho ...
www.utp.br/proppe/edcient/BibliotecaVirtual/ ME/Rosemary%20Padilha/RPadilha.pdf

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: força propusora ou mola propulsora (thrust), força que impulsiona para frente (dic. Websters)
2 mins
  -> obrigado, Paulo!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
o objetivo principal de uma teoria


Explanation:
O objetivo ou meta principal ou ainda a preocupação maior de uma teoria.
Ref: A cultural mission - Stephen Langley
1. State the company's central philosophy, THRUST OR GOAL in one concise sentence or brief paragraph.

Private Instruction with Harry G. Pellegrin, Guitarist, Lutenist ... - [ Traduzir esta página ]
However, this is not the main thrust or goal of my teaching method. Whether the
student wishes to play grunge, blues, pop, rock , jazz, classical -- or any ...
pellegrinlowend.com/private.html - 83k - Em cache - Páginas Semelhantes

WinningtheJob.com - [ Traduzir esta página ]
... You want to both focus the audience attention on the main thrust or goal
of your speech and leave them with a memorable statement. ...

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
o fulcro da teoria


Explanation:
fulcro
o ponto fulcral

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs 42 mins (2005-06-21 02:15:29 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=ponto fulcral de uma ...

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs 43 mins (2005-06-21 02:16:14 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Keynes em Cambridge 1932-1935
Uma conclusão importantíssima neste ponto é que a teoria de longo período de uma
economia ... O ponto fulcral é a definição de poupança como F - E, ...
www.eumed.net/libros/2005/mgo/4.htm - 24k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Jusfilosofia
O universalismo tem sido um ponto fulcral e constante no desenvolvimento da teoria
... Embora Rawls parece querer apresentar sua teoria da justiça como uma ...
geocities.yahoo.com.br/ jusfilosofia/comunitXuniversal.html - 19k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] INTEGRALISMO LUSITANO SUBSÍDIOS PARA UMA TEORIA POLÍTICA André ...
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
uma análise de relação, capaz de nos demonstrar até que ponto se ... abordagem:
iniciamos a construção de uma teoria política do Integralismo Lusitano. ...
www.fd.unl.pt/web/investigacao/ wpapers/pdf/2003/wp006-03.pdf - Páginas semelhantes

Educa & Sociedade - <B>P odernidade, ca e educa </B>
Este ponto fulcral de todo este debate em termos pol cos, ... Habermas elaborou
uma teoria social assentada na linguagem, \"na intera linguisticamente ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0101-73302001000300016 - 23k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

portaldoastronomo.org
... da matéria é assim um ponto fulcral da investigação actual em física, ...
Da mesma forma que uma teoria do electromagnetismo, criada a partir da ...
www.portaldoastronomo.org/tema72.php - 21k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Notícias da Amadora - Artigo
... demonstra uma tensão contínua, quer a nível do pensamento e da teoria, ...
Contudo, o ponto fulcral da política é procurar áreas de compromisso, ...
www.noticiasdaamadora.com.pt/ nad/artigo.php?aid=4961&coddoss=13 - 27k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

clique para imprimir esta página clique para imprimir este ...
Certamente, o ponto fulcral consiste na conscientização da existência concreta
... Entre resistir e identificar-se: para uma teoria da prática da narrativa ...
www.geocities.com/ail_br/asmulhereseosertao.html - 28k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Rodrigo Petrónio
Esse hino do Rig-Veda é um verdadeiro manual de teoria literária, ... É um ponto
fulcral da grande trama mítica e ritual do mundo bramânico, ...
www.triplov.com/rodrigo_petro/corpo2.htm - 24k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

CRÔNICAS, CONTOS E ENSAIOS
A descoberta da subjetividade como ponto fulcral de tal momento leva a outro
processo, ... Busca-se uma teoria, que não mais seja contemplativa da natureza, ...
www.verdestrigos.org/sitenovo/ site/cronica_ver.asp?id=404 - 50k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Notas sobre o neocontratualismo na Teoria da Justiça de John Rawls
A obra que norteará o presente artigo é Uma Teoria da Justiça, ... [iii] Este é
o ponto fulcral de muitos contratualistas, em especial Hobbes. ...
www.ufsm.br/direito/artigos/ filosofia-juridica/neocontratualismo_rawls.htm - 102k - Guardada em memória - Páginas semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs 44 mins (2005-06-21 02:17:02 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

:: Virtual Book Store :: seu site de livros e literatura ::
Ora pode-se construir uma teoria, ou uma hipótese, por dedução31, ... junta-se
com o dos historicistas no ponto fulcral que é o da definição dos métodos. ...
vbookstore.uol.com.br/ensaios/leituras.shtml - 145k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Conferências do Casino
Para Antero o ponto fulcral que iria ser focado nas futuras Conferências seria a
... É uma base filosófica para todas as concepções do espírito – uma lei, ...
www.citi.pt/cultura/literatura/ romance/eca_queiroz/conferencias_casino.html - 14k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

René Descartes - Wikipédia
A leitura de Hume foi um ponto fulcral na obra de Kant, até então sem qualquer texto
... Em relação a Ciência, Descartes desenvolveu uma filosofia que ...
pt.wikipedia.org/wiki/René_Descartes - 31k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Karl Popper - Wikipédia
Não é possível confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatação ...
No entanto eles têm em comum um determinado ponto: quer nós verifiquêmos ou ...
pt.wikipedia.org/wiki/Popper - 23k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

A teoria da separação dos poderes na concepção kelseniana
Criando uma situação insatisfatória na teoria política, ... Mas, pensamos, aí é
que reside o ponto fulcral da distinção entre o judiciário do executivo, ...
professores.unirp.edu.br/azor/site/ateoria.htm - 69k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] AF Miolo
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
que tem sido o ponto fulcral das suas preocupações durante mais de meio século de
... desta longa perspectiva da história mundial e para propor uma teoria ...
campussocial.ulusofona.pt/ Gunder%20Frank%20Revisitado.pdf - Páginas semelhantes

[PDF] SOBRE A MEDIEDADE EM ARISTÓTELES : GENERALIZAÇÃO E CIRCUNSTÂNCIA .
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
A teoria aristotélica da virtude como uma mediedade. ... do o ponto fulcral da
construção moral de Aristóteles, sua verdadeira filosofia moral ...
www.cfh.ufsc.br/ethic@/et31art4.pdf - Páginas semelhantes

OA -
Já em Novembro de 2001, a fundamentação das decisões ocupava uma das questões
submetidas à ... Eis-nos chegados ao ponto fulcral de toda esta questão. ...
www.oa.pt/genericos/detalheArtigo.asp?ida=16455 - 65k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Agulha - Revista de Cultura
É importante não menosprezar, igualmente, os textos referentes à teoria da ...
Parece ser justamente neste ponto fulcral, o momento histórico que se ...
www.revista.agulha.nom.br/ag31cantinho.htm - 45k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

CIENTIC
Neste sentido, o lamarckismo manteve-se como uma teoria evolucionista popular
ainda bem ... Na história da Terra, este ponto crucial foi alcançado porque os ...
www.cientic.com/tema_evoluc_txt5.html - 20k - Guardada em memória - Páginas semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs 45 mins (2005-06-21 02:18:27 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

LFBT: Escritas Mutantes - Ensaios
... fulcral, defendida por Kuhn, entre as noções de paradigma e de teoria. ...
[Nota 24] Como se referiu em nota anterior, sobre uma explicitação deste ...
www.cecl.com.pt/investigadores/ escritasmutantes/d1ensaios.htm - 54k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] o sentido
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
teoria científica. (Dado que uma teoria natural do sentido geral da ... ontológica é
o ponto fulcral de conflito entre filosofias analíticas ...
paginas.terra.com.br/.../pdfs/ Sentido%20da%20vida%20e%20valor%20da%20vida%20uma%20diferenca%20crucial.pdf - 18 Jun 2005 - Páginas semelhantes

Crítica | Facto e Valor
Embora não seja possível traçar considerações sobre uma teoria da ... a essas
ideias intuitivas mais simples – o ponto fulcral dessa perspectiva. ...
www.criticanarede.com/factoevalorl.html - 103k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] ento: da Herança Behaviorista a um Ponto de Vista Inatista
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
É uma teoria inatista sob o. seguinte ponto de vista: há conhecimento linguístico
inato, ... possuem um papel fulcral no aprendizado linguístico. ...
www.criticanarede.com/teses/lingpensamento.pdf - Páginas semelhantes

New Page 0
O ponto fulcral do processo está na inventio, no descobrimento (em alemão ...
Se não aceitamos, de certo metodologismo, a ideia de uma teoria pura do ...
maltez.home.sapo.pt/direito%20como%20problema.htm - 209k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] INTRODUÇÃO Uma das questões centrais acerca da modalidade consiste ...
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
seja, é incompleta e está muito distante de uma teoria final efectivamente.
completa. ... assume uma importância fulcral e definitivamente não-trivial. A ...
pwp.netcabo.pt/0154943702/pedrocarlos3.pdf - Páginas semelhantes

titulo: O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
Eo ponto fulcral que selecionamos para realizar tal investida foram os conceitos de
... Portanto, pretendemos operar uma revisão bibliográfica de partes ...
www.psicanaliseefilosofia.com.br/resumo05.html - 9k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

lfb-reflexões1
Daqui resulta uma diferença fulcral, defendida por Kuhn, entre as noções de ...
Este novo «ponto de vista» implica, por seu lado, o retomar da crítica ao ...
ubista.ubi.pt/~comum/teixeira-lf-critica-pmoderna.html - 16k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

A crise política
Ao contrário do ponto de vista “estatista”, o raciocínio marxista que ... É de
mencionar aliás a posição hoje fulcral dos comunistas em processos tão ...
www.comunistas.info/0410/pbolchevique_pf.htm - 24k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

CRÔNICAS, CONTOS E ENSAIOS
Esta posição encerra porém uma deficiência básica . Essa teoria da sociedade ...
Somos da opinião de que o ponto fulcral da legitimidade de um governo ...
www.verdestrigos.org/sitenovo/ site/cronica_ver.asp?id=405 - 49k - Guardada em memória - Páginas semelhantes



Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marsel de Souza: "ponto fulcral" é muito bonito!
5 hrs
  -> obrigado :-)

agree  Paulo Celestino Guimaraes: bonito é ponto fulcral mas como ponto de suporte não sei se seria bem isso....mas enfim temos pouco ou nenhum retorno...a nao ser os pontinhos
17 hrs
  -> isso de ser bonito, não sei... mas que me parece correcto, parece! O retorno disto é um bocado como dar sangue, perde-se tempo e nada se ganha a não ser o bem estar de haver feito uma boa acção. obrigado.