KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

theoretical construct

Portuguese translation: elaboração/ fundamentação/ estrutura teórica


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:theoretical construct
Portuguese translation:elaboração/ fundamentação/ estrutura teórica
Entered by: Claudio Mazotti

01:38 Jun 21, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Linguistics
English term or phrase: theoretical construct
Essa palavrinha ('construct') volta e meia aparece no texto que estou traduzindo, sobre pragmática. Aí vai um exemplo: "...to replace...the notion of context by a more satisfactory theoretical construct". Alguma sugestão melhor do que 'construção' ou 'constructo'?
Lois_1976
elaboração/ fundamentação/ estrutura teórica
Explanation:
Acredito q todas estas sugestões se aplicam satisfatoriamente nesse contexto, como pode-se notar nas referências abaixo:

Nessa direção, Skinner especificava a noção de contexto, qualificando como ...
para a elaboração teórica, com freqüência operando a partir da noção de que o ...
www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0102-69092005000100002&script=sci_arttext&tlng=pt

... contexto e dos problemas de fundamentação teórica a qual ela responde, a saber,
... Mas esta noção de realidade também se insere, como é possível notar, ...
www.psicanaliseefilosofia.com.br/resumo06.html

Essa estrutura teórica mais ou menos hierarquizada faz-se acompanhar de determinadas
... ora à noção de filosofia, ora à de ciência, dependendo do contexto. ...
www.espirito.org.br/portal/ artigos/geeu/triplice-aspecto.html

Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um
... do mundo e que realizam a atividade básica da elaboração teórica. ...
www.espacoacademico.com.br/017/17and_fil.htm

... global tem precedência sobre a elaboração teórica do investigador. Algumas
vertentes da filosofia da libertação, desenvolvidas a partir dos anos 70, ...
www.milenio.com.br/ifil/rcs/biblioteca/mance4.htm

Na elaboração da filosofia do desenvolvimento, nada nos impede de valermo-nos
... Graças à elaboração teórica dos que sofrem mais diretamente a exploração, ...
www.schwartzman.org.br/simon/vieira.htm

Essa é uma questão delicada da elaboração teórica e para reconhecê-la é útil
seguir os ... Após o papel liderador da filosofia na Antiguidade grega, ...
www.odialetico.hpg.ig.com.br/filosofia/teoria.htm

Estudos Avançados em Metodologia da Psicologia (Doutorado) ... visando instrumentalizar
o aluno nas fases iniciais de elaboração teórica, coleta e análise ...
www.ufpe.br/psicologia/inf/disc.htm

As Contribuições da Psicologia Cognitiva ea Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
... Como a fundamentação teórica ou o conhecimento das contribuições da ...
www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0102-79722001000300010&script=sci_arttext&tlng=pt

Examinar os conceitos fundamentais que demarcam a estrutura teórica-metodológica
da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, procurando articular o modelo ...
www.rubedo.psc.br/Varios/pucpos.htm
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1elaboração/ fundamentação/ estrutura teórica
Claudio Mazotti
5 +1construção teóricarhandler
5 +1constructo teórico
Paulo Celestino Guimaraes
4 +1estrutura teórica / edifício teórico / artefato teórico
Carlos Angelo


Discussion entries: 1





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
construção teórica


Explanation:
Construct, como substantivo, é construção, idéia (segundo o Babylon).

A expressão "construção teórica" é muito usada, veja:

|| Sociedade Brasileira de Sociologia ||
... fundamentadas em rigor metodológico e sólida construção teórica, ... uma vigilância constante para que a construção teórica não se descole do objeto. ...
www.sbsociologia.com.br/ent_historico.asp

EspaçoSIGMA.UFRJ - FOCO
Título:, A construção teorica da ordem conservadora. Natureza:, Pesquisa.
Descrição:, Estudo do processo de construção das bases do pensamento politico ...
www.sigma-foco.scire.coppe.ufrj.br/.../relatorio. stm?app=PROJETOS&codigo=3550&buscas_cruzadas=ON

Com Ciência - Raios Cósmicos
Big Bang: fato ou construção teórica humana? "De um modo geral quando uma teoria começa a dar certo os cientistas tendem a ficar cegos ea achar que a teoria ...
www.comciencia.br/reportagens/cosmicos/cos04.shtml


    Reference: http://www.babylon.com
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciana Vozza
2 mins
  -> Obrigado, Luciana V.

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estrutura teórica / edifício teórico / artefato teórico


Explanation:
São outras traduções usadas, além das que já apontou, dependendo do contexto. No seu contexto, eu usaria "estrutura teórica".

--------------------------------------------------
Note added at 2005-06-21 02:10:26 (GMT) [[utf-8]]
--------------------------------------------------

* Do Oxford:
construct - Anything constructed, esp. by the mind; hence spec., a concept specially devised to be part of a theory.

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rafa Lombardino: "estrutura teórica", como estudei nas aulas de fundamentação de pesquisa na universidade de comunicação social
34 mins

21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
elaboração/ fundamentação/ estrutura teórica


Explanation:
Acredito q todas estas sugestões se aplicam satisfatoriamente nesse contexto, como pode-se notar nas referências abaixo:

Nessa direção, Skinner especificava a noção de contexto, qualificando como ...
para a elaboração teórica, com freqüência operando a partir da noção de que o ...
www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0102-69092005000100002&script=sci_arttext&tlng=pt

... contexto e dos problemas de fundamentação teórica a qual ela responde, a saber,
... Mas esta noção de realidade também se insere, como é possível notar, ...
www.psicanaliseefilosofia.com.br/resumo06.html

Essa estrutura teórica mais ou menos hierarquizada faz-se acompanhar de determinadas
... ora à noção de filosofia, ora à de ciência, dependendo do contexto. ...
www.espirito.org.br/portal/ artigos/geeu/triplice-aspecto.html

Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um
... do mundo e que realizam a atividade básica da elaboração teórica. ...
www.espacoacademico.com.br/017/17and_fil.htm

... global tem precedência sobre a elaboração teórica do investigador. Algumas
vertentes da filosofia da libertação, desenvolvidas a partir dos anos 70, ...
www.milenio.com.br/ifil/rcs/biblioteca/mance4.htm

Na elaboração da filosofia do desenvolvimento, nada nos impede de valermo-nos
... Graças à elaboração teórica dos que sofrem mais diretamente a exploração, ...
www.schwartzman.org.br/simon/vieira.htm

Essa é uma questão delicada da elaboração teórica e para reconhecê-la é útil
seguir os ... Após o papel liderador da filosofia na Antiguidade grega, ...
www.odialetico.hpg.ig.com.br/filosofia/teoria.htm

Estudos Avançados em Metodologia da Psicologia (Doutorado) ... visando instrumentalizar
o aluno nas fases iniciais de elaboração teórica, coleta e análise ...
www.ufpe.br/psicologia/inf/disc.htm

As Contribuições da Psicologia Cognitiva ea Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
... Como a fundamentação teórica ou o conhecimento das contribuições da ...
www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0102-79722001000300010&script=sci_arttext&tlng=pt

Examinar os conceitos fundamentais que demarcam a estrutura teórica-metodológica
da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, procurando articular o modelo ...
www.rubedo.psc.br/Varios/pucpos.htm

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rafa Lombardino: "estrutura teórica", como estudei nas aulas de fundamentação de pesquisa na universidade de comunicação social
23 mins
  -> legal e tks!

54 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
constructo teórico


Explanation:
Constructo teórico é um termo bastante empregado em Linguística.

Outras referências que talvez possam ser úteis:
“Construct” é um vocábulo da língua inglesa que tem origem em ‘constructus’, ‘constructa’, ‘constructum’, formas do particípio passado do verbo latino ‘construere’ do qual se formou o verbo construir.

“Construct” pode ser traduzido na língua portuguesa como: construir e aquilo que foi construído, ideia ou percepção resultante de uma síntese de impressões; modelo teórico.

Do particípio passado latino ‘constructum’ forma do acusativo de ‘constructus’ podemos formar constructo de acordo com a história da língua portuguesa.

Constructo é um vocábulo que tem uso em psicologia. Convém confirmar com especialistas nesta matéria.

No caso de querer usar a palavra constructo de acordo com os dicionários Aurélio e Houaiss, deve indicar a fonte.

A língua portuguesa não é apenas a que usamos no dia-a-dia no meio em que vivemos, mas também a linguagem científica a(c)tualizada e reconhecida pelos especialistas.
(fonte: A. Tavares Louro)


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 42 mins (2005-06-21 03:20:52 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

A linguagem verbal representa a experiência do ser humano na vida social, sendo que essa não é uniforme. A linguagem é constructo e construtora do social e gera a sociabilidade. Os sentidos e significados gerados na interação social produzem uma linguagem que, apesar de utilizar uma mesma língua, varia na produção e na interpretação.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hely: transcrições grafemáticas
669 days