ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

intended referent

Portuguese translation: referente pretendido

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:intended referent
Portuguese translation:referente pretendido
Entered by: lenapires

23:58 Jun 22, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Linguistics / Lingüistica, pragmática
English term or phrase: intended referent
Texto sobre Pragmática.
"...a sentence is anomalous if the listener cannot imagine a context in which that sentence would specify an intended referent"
Lois_1976
referente pretendido
Explanation:
A minha sugestão.

Veja alguns exemplos:
[PDF] UEESCP -SAD
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
referente pretendido pelo falante, possibilitando um discurso coeso, ...
Considera-se que, se o referente pretendido pelo falante tem sua representação ...
paginas.terra.com.br/.../num_4/revel_4_um_ estudo_experimental_sobre_a_compreensao_do_pronome_sujeito.pdf - Páginas semelhantes

DELTA: Documenta de Estudos em Ling ica Te ae Aplicada - <b ...
... que considerar como nossa pretendida audiência estará apta a identificar
corretamente nosso referente pretendido pelo uso da expressão que escolhermos". ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0102-44502002000300005 - 94k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Selected response from:

lenapires
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4referente pretendido
lenapires
4um ponto de referência pré-determinado
Claudia Costa
3 +1referente
Daniel Carr De Muzio


  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
referente pretendido


Explanation:
A minha sugestão.

Veja alguns exemplos:
[PDF] UEESCP -SAD
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
referente pretendido pelo falante, possibilitando um discurso coeso, ...
Considera-se que, se o referente pretendido pelo falante tem sua representação ...
paginas.terra.com.br/.../num_4/revel_4_um_ estudo_experimental_sobre_a_compreensao_do_pronome_sujeito.pdf - Páginas semelhantes

DELTA: Documenta de Estudos em Ling ica Te ae Aplicada - <b ...
... que considerar como nossa pretendida audiência estará apta a identificar
corretamente nosso referente pretendido pelo uso da expressão que escolhermos". ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0102-44502002000300005 - 94k - Guardada em memória - Páginas semelhantes



lenapires
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
17 mins
  -> Obrigado klausinSP

agree  Bloomfield
19 mins
  -> Obrigado Bloomfield

agree  Jorge Rodrigues
1 hr
  -> Obrigado Jorge

agree  Jorge Freire
4 hrs
  -> Obrigado Jorge.

29 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
referente


Explanation:
"... uma sentença é anômala se o ouvinte não consegue imaginar um contexto no qual aquela sentença especificaria um referente"

Não coube no campo "target term", mas o RH dá como definição para referent:
1. the object or event to which a term or symbol refers.
2. Logic. the first term in a proposition to which succeeding terms relate.
Já para o Aurélio, "referente"
2. E. Ling. Situação contextual a que a mensagem remete

Daniel Carr De Muzio
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
35 mins

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
um ponto de referência pré-determinado


Explanation:
:o)

Claudia Costa
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12