KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

principled grounds

Portuguese translation: bases de princípio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:principled grounds
Portuguese translation:bases de princípio
Entered by: António Ribeiro

02:27 Jun 23, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Linguistics / Lingüistica, pragmática
English term or phrase: principled grounds
"...there are no principled grounds to isolate 'meanings' as specific components within the stream of thought processes."
Lois_1976
bases de princípio
Explanation:
Eu diria assim.

Ou então, bases específicas
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2bases de princípioAntónio Ribeiro
5fundamentos baseados em crenças e valores moraisrhandler
4fundamentos em princípios
Roberto Cavalcanti
4razões/argumentos com base em princípios ....reginalobo
4fundamentos principiológicos
Claudia Costa
4pressupostos/afirmações baseados(as) em princípios morais
Claudio Mazotti


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
bases de princípio


Explanation:
Eu diria assim.

Ou então, bases específicas

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Adriana Portas: Melhor, considerando-se que não há "beliefs" ou "moral values" na expressão...
8 hrs

agree  craigs
29 days

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
fundamentos baseados em crenças e valores morais


Explanation:
A tradução ficou um pouco longa, mas acho conveniente detalhar desta forma, pois a afirmação do contexto não admite ambigüidades.

principled = having integrity, abiding by moral values and beliefs

A frase toda ficaria: "... não há fundamentos baseados em crenças e valores morais para isolar 'significados' como componentes específicos num fluxo de processos mentais."

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 6 mins (2005-06-23 03:33:30 GMT)
--------------------------------------------------

Alternativamente, numa tradução um pouco mais livre: \"... não há fundamentos baseados em crenças e valores morais que autorizem isolar \'significados\' como componentes específicos num fluxo de processos mentais.\"


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fundamentos principiológicos


Explanation:
::: UNIMINAS ::: UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS - [ Translate this page ]
Metodologia do Trabalho Científico; Reforma do Estado: os novos fundamentos
principiológicos e éticos da Adminstração Pública; O Município na ordem ...
www.uniminas.br/?submenu=9& arquivo=posgrad/diradm/index.php - 26k - Cached - Similar pages

TRT - 21ª REGIÃO - CNPJ: 02.544.593./0001-82 MÊS: MAIO/03 ANO ... - [ Translate this page ]
03NE000296, 03167/03, CONVITE, CRETELA NETO, JOSÉ- FUNDAMENTOS PRINCIPIOLÓGICOS
DO PROCESSO CIVIL, 19, ED. RIO DE JANEIRO, FORENSE 2001. ...
www.trt21.gov.br/publ/outros/comp_mai03.htm - 194k - Cached - Similar pages

Claudia Costa
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pressupostos/afirmações baseados(as) em princípios morais


Explanation:
minha sugestão...

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48

18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
razões/argumentos com base em princípios ....


Explanation:


reginalobo
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 day16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fundamentos em princípios


Explanation:
eu diria assim

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8