KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

up to no good

Portuguese translation: estar a tramar alguma; preparar-se para fazer alguma


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:up to no good
Portuguese translation:estar a tramar alguma; preparar-se para fazer alguma
Entered by: Susy Ordaz

22:52 Aug 3, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Linguistics / General
English term or phrase: up to no good
Aparece na frase "they probably thought he was up to no good".
Agradeço a vossa ajuda pois tenho pouco tempo. Obrigada.
Helena A
preparar-se para fazer alguma
Explanation:
preparar-se para fazer alguma

Up to mischieve. Misbehaving.
Selected response from:

Susy Ordaz
Grading comment
Obrigada pela ajuda
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +4estava mal intencionado/tinha mas intenções
Paul Kozelka
5 +2preparar-se para fazer alguma
Susy Ordaz
5ele estava maquinando algo/alguma coisa
tania nogueira
5fazer coisa errada
Heloísa Ferdinandt
5não queria coisa boa
Carlos Angelo
4 -1não andava em nada bom
Michael Powers (PhD)


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
não andava em nada bom


Explanation:
Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  xxxLumen: Não. O Paul está certo.
1 hr

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
não queria coisa boa


Explanation:
Ou seja, não tinha boas intenções.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2006-08-03 23:02:11 GMT)
--------------------------------------------------

Achei esta definição que parece não concordar completamente com o sentido que conheço:
be up to no good (informal) - if someone is up to no good, they are doing something bad. Ex.: She thinks her husband has been up to no good because she found long blonde hairs on his jacket.
Cambridge International Dictionary of Idioms ) Cambridge University Press 1998

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
preparar-se para fazer alguma


Explanation:
preparar-se para fazer alguma

Up to mischieve. Misbehaving.

Susy Ordaz
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada pela ajuda

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
14 mins
  -> Obrigada rhandler.

agree  Pedro Oliveira
2 hrs
  -> Obrigada de novo Pedro.

51 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +4
estava mal intencionado/tinha mas intenções


Explanation:
In this context.

Paul Kozelka
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 2

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxLumen: Yes!
30 mins
  -> Obrigado, Lumen

agree  Kemper Combs: Ou estava aprontando.
12 hrs

agree  Cristiane Gomes
15 hrs

agree  Flavia Martins dos Santos: acho que neste caso não se aplica este significado
21 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
fazer coisa errada


Explanation:
"they probably thought he was up to no good"
"eles provavelmente pensaram que ele estava fazendo coisa errada"
to be up to no good: fazer coisa errada, fazer algo errado ou fazer arte (em certas partes do Brasil)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-08-04 00:30:59 GMT)
--------------------------------------------------

Num texto mais informal, pode-se traduzir: estava aprontando alguma ou algo assim

Heloísa Ferdinandt
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
ele estava maquinando algo/alguma coisa


Explanation:
.

tania nogueira
Israel
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese