KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

cool sand

Portuguese translation: areia fresca


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cool sand
Portuguese translation:areia fresca
Entered by: Susy Ordaz

21:05 Oct 20, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Linguistics / Colour of an appliance
English term or phrase: cool sand
"In addition to the white model , green, cool sand and brown are also available."

Não encontro quaisquer registos de *areia fresca*, ou *areia fria* para designação de uma cor. Estava tentada a optar apenas por *areia*, mas na realidade a areia húmida (logo, fresca) é mais escura que a areia seca. Qual seria a vossa opção? (estes publicitários...)
Obrigada desde já!
Paula Pereira Fernandes
Portugal
areia fresca
Explanation:
E porque não traduzir literalmente?

Se for ao AKI (centro de bricolage) pode verificar que os nomes das cores são até bastante criativas..isto também acontece com os nomes das cores da maquilhagem. Portanto acho que areia fresca pode ser uma sugestão.
Boa sorte colega.
Selected response from:

Susy Ordaz
Grading comment
Obrigada, Susy. Pareceu-me a solução mais acertada. Há que ser criativo! :-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1areia fresca
Susy Ordaz
4 +1areia molhada / ocre
Ivaneide
4areia agradávelTeresa Bastos
3areia gelo
R-i-c-h-a-r-d
3mantenha o original: cool sand
Teresa Bento


Discussion entries: 1





  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mantenha o original: cool sand


Explanation:
Pois é, colega, temos aqui um bico de obra...
Em todos os glossários que tenho, que falam sobre nomes de cores, não encontro "cool sand". Encontrei vários nomes que ficam no original, portanto sugiro que faça o mesmo com este.
Espero que ajude! Boa sorte ;)

Teresa Bento
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

31 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
areia gelo


Explanation:
Ao contrário de 'areia neve'

Eu sei que existem 'branco neve e branco gelo'

É uma possibilidade.

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2006-10-20 21:42:59 GMT)
--------------------------------------------------

Olhe aqui-
http://www.e-store.com.br/estore/index.cfm?fuseaction=Produt...

R-i-c-h-a-r-d
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

47 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
areia molhada / ocre


Explanation:
Sugiro "cor de areia molhada" pois não deixa dúvida a que cor está se referindo. É o mesmo que ocre, embora o ocre muita gente não sabe exatamente que cor é.

Ocre s.f.: Ocre, amarelo escuro, cor de areia molhada

Ocre Amarelo escuro, cor de areia molhada.

Camiseta de manga comprida, cor de areia molhada

--------------------------------------------------
Note added at 49 mins (2006-10-20 21:55:15 GMT)
--------------------------------------------------

http://darbanville.blogspot.com/2005_06_01_darbanville_archi...


    Reference: http://www2.uol.com.br/modabrasil/biblioteca/glossario/o.htm
    Reference: http://www.portaldemoda.pt/glossario.asp?letra=o
Ivaneide
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
7 mins
  -> Obrigada!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
areia fresca


Explanation:
E porque não traduzir literalmente?

Se for ao AKI (centro de bricolage) pode verificar que os nomes das cores são até bastante criativas..isto também acontece com os nomes das cores da maquilhagem. Portanto acho que areia fresca pode ser uma sugestão.
Boa sorte colega.

Susy Ordaz
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada, Susy. Pareceu-me a solução mais acertada. Há que ser criativo! :-)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao: um site interessante sobre o tema: http://pourpre.com/chroma/dico.php?typ=alpha
1 hr
  -> Obrigada Gabriela.

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
areia agradável


Explanation:
O termo cool não está apenas associado à ideia de temperatura. É muito usado na linguagem corrente ´com o sentido de fantástico,excelente, interessante, agradável,"fixe".
No Answers.com -"Cool, in popular culture, is an aesthetic of attitude, behaviour, appearance and style. Because of the varied and changing connotations of cool, as well its subjective nature, the word has no one meaning. It has associations of composure and self-control (cf. the OED definition) and is very frequently used as an expression of admiration or approval. A great deal of literature has been committed to understanding the concept of cool in society".



--------------------------------------------------
Note added at 14 horas (2006-10-21 11:49:35 GMT)
--------------------------------------------------

Colega:
Retiro a sugestão, que no contexto não tem sentido ,pois não sugere cor alguma.Quis ajudar mas nas correrias em que ando não li a frase com atenção e respondi fora do contexto.

Bom trabalho


    Reference: http://urbandictionary.com/define.php?term=cool
Teresa Bastos
Portugal
Native speaker of: Portuguese