KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

ultimate attainment

Portuguese translation: proficiência final


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ultimate attainment
Portuguese translation:proficiência final
Entered by: Claudio Mazotti

16:13 Mar 9, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Linguistics / second language aquisition
English term or phrase: ultimate attainment
Although little attention is given to the psycholinguistic perspective, in discussing whether native-like attainment is possiblle in adult SLA, the author does refer to some recent psycholinguistic arguments on a long-debated SLA issue, ultimate attainment.

Obrigada.
Veronica Manole
Romania
proficiência final
Explanation:
Com 6 anos, numa infância tardia, Isabelle inicia o processo de aquisição da linguagem já fora do considerado período crítico. A marcação do seu caso no gráfico parece confirmar a hipótese de que, quando a aquisição da L1 é feita tardiamente, o nível de proficiência final (ultimate attainment) não se torna equiparável à de um falante com um percurso típico. É, porém, dos três casos de aquisição atípica de L1, aquela que se situa mais próxima do nível do falante habitual, pois foi aquela que mais cedo passou a estar exposta a input linguístico.
www.instituto-camoes.pt/cvc/moodledata/27/moddata/
assignment/108/23/modulo_3_4_teste.doc
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Obrigada, acho que é isso mesmo ! Bom domingo!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4proficiência final
Claudio Mazotti
4consecução finalFreitas e Silva


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
consecução final


Explanation:
[PDF]
Organização do ensino primário e normal nos Boletins do Inep
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
visados em cada série, para a consecução final daquilo que a matéria. pretende formar na criança ao fim do curso primário; 3) sumários da ...
www.inep.gov.br/download/cibec/obras_raras/XV.pdf

Freitas e Silva
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 6

40 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
proficiência final


Explanation:
Com 6 anos, numa infância tardia, Isabelle inicia o processo de aquisição da linguagem já fora do considerado período crítico. A marcação do seu caso no gráfico parece confirmar a hipótese de que, quando a aquisição da L1 é feita tardiamente, o nível de proficiência final (ultimate attainment) não se torna equiparável à de um falante com um percurso típico. É, porém, dos três casos de aquisição atípica de L1, aquela que se situa mais próxima do nível do falante habitual, pois foi aquela que mais cedo passou a estar exposta a input linguístico.
www.instituto-camoes.pt/cvc/moodledata/27/moddata/
assignment/108/23/modulo_3_4_teste.doc

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48
Grading comment
Obrigada, acho que é isso mesmo ! Bom domingo!