ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Linguistics

linguagem

Portuguese translation: Lìngua, Linguagem - idioma/maneira de falar

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:language
Portuguese translation:Lìngua, Linguagem - idioma/maneira de falar
Entered by: Jorge Freire

03:15 Dec 30, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Linguistics
English term or phrase: linguagem
In Portuguese there are "língua" e "linguagem", whereas in English both are LANGUAGE. Any ideas about how to make them different?
VLAA
idioma - maneira de falar
Explanation:
Segundo o Houaiss:

Língua

5 Rubrica: lingüística.
sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade lingüística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito
5.1 (sXV) Uso: sentido absoluto.
o idioma nacional
Obs.: ver quadro acima
6 (sXX) Rubrica: lingüística.
para o lingüista Ferdinand de Saussure (1857-1913), o sistema abstrato de signos inter-relacionados, de natureza social e psíquica, obrigatório para todos os membros de uma comunidade lingüística; langue
Obs.: p.opos. a fala e discurso
7 Rubrica: lingüística.
estilo de expressão particular a um grupo social, profissional ou cultural; linguagem
Ex.: <a l. das classes altas> <a l. dos matemáticos>
7.1 Rubrica: estilística, lingüística.
estilo de expressão característico de um escritor, uma escola, um movimento, uma época; linguagem
Ex.: <a l. de Guimarães Rosa> <a l. dos simbolistas> <a l. dos seiscentistas> <a l. do sXI>
8 Derivação: sentido figurado.
maneira cruel, maldizente de referir-se aos outros, própria ger. de pessoas falastronas
Ex.: que l. tem essa criatura, meu Deus!

Linguagem

substantivo feminino
1 Rubrica: lingüística.
qualquer meio sistemático de comunicar idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.
Ex.: <l. humana> <funções da l.>
2 Derivação: por extensão de sentido.
qualquer sistema de símbolos ou objetos instituídos como signos; código
Ex.: <l. da dança> <a l. das cores>
3 Derivação: por extensão de sentido.
sistema secundário de sinais ou símbolos criado a partir de uma dada língua
Ex.: <l. cifrada> <l. estenográfica>
4 Derivação: por extensão de sentido.
meio de comunicação natural próprio de uma espécie animal
Ex.: a l. dos golfinhos, das abelhas, das baleias
4.1 Derivação: freqüentemente.
o meio de comunicação por meio de signos orais articulados, próprio da espécie humana
4.2 Derivação: por extensão de sentido.
a capacidade inata da espécie humana de aprender e comunicar-se por meio de uma língua ('sistema')
5 Rubrica: lingüística.
m.q. língua ('sistema')
6 Derivação: por metonímia.
emprego particular de uma língua considerada do ponto de vista da relação entre o modo de expressão e o seu conteúdo
Ex.: <l. obscura> <l. ambígua>
6.1 maneira de exprimir-se própria de um povo, de uma área geográfica; linguajar, falar, fala, dialeto
Ex.: a l. nordestina
6.2 maneira de expressar-se própria de um grupo social, profissional ou disciplinar; jargão
Ex.: <l. palaciana> <l. técnica> <l. científica> <l. jurídica>
7 Rubrica: informática.
conjunto de símbolos, palavras e regras us. na construção de sentenças que expressam e processam instruções para computadores
8 Rubrica: lógica.
sistema formal de símbolos estabelecidos em função de axiomas, regras e leis que estruturam um enunciado



--------------------------------------------------
Note added at 21 hrs 16 mins (2004-12-31 00:31:20 GMT)
--------------------------------------------------

Acrescento o que diz o Dicionário da Porto Editora:



língua


substantivo feminino
· órgão mais ou menos musculoso e móvel, tipicamente alongado, existente na cavidade bucal de muitos animais;

· hipofaringe, nas aves;

· vocabulário de um idioma e suas regras gramaticais;

· idioma;

· sistema abstracto de signos e de regras gramaticais que possibilita a produção e a compreensão dos actos linguísticos;

· objecto (ou parte dele) em forma de língua;

· parte da armadura bucal de alguns insectos;

· solha (peixe) que aparece nas costas marítimas portuguesas (sendo vulgar no Sul), também denominada língua-de-vaca;


substantivo 2 géneros
· antigo
intérprete;

· turgimão;

língua comprida
a língua do maledicente;

língua de oc
língua românica que se falava na Idade Média no Linguadoque (Languedoc), região da frança ao sul do Loire;

língua de prata
língua viperina;

língua de sogra
falso testemunho, calúnia;

língua mãe
língua de que outra deriva;

língua materna
língua adquirida por um falante na primeira infância;

língua morta
língua que já não se fala;

língua viperina
pessoa maldizente;

dar à língua
ser indiscreto;

não ter papas na língua
falar sem rodeios, dizer tudo o que sabe, ser franco;

pagar com língua de palmo
ser coagido a pagar;

puxar pela língua a
levar alguém a dizer ou a revelar o que se deseja saber;


(Do lat. lingùa-, «id.»)



© Porto Editora, Lda. - 2001


linguagem


substantivo feminino
· conjunto de sons em cuja produção intervém a língua;

· qualquer sistema ou conjunto de sinais, fonéticos ou visuais, que servem para a expressão do pensar e do sentir;

· maneira de falar;

· dialecto;

· estilo;

· a voz dos animais;

· o que as coisas significam;

INFORMÁTICA
linguagem «assembly»
linguagem de baixo nível em que se utilizam instruções abreviadas e fáceis de recordar;

INFORMÁTICA
linguagem de programação
linguagem de precisão em que cada palavra tem um único significado e que pode traduzir-se em instruções exactas que o computador sabe interpretar;

INFORMÁTICA
linguagem «máquina»
linguagem de baixo nível, binária (constituída apenas por zeros e uns) que o computador entende;


(Do prov. lenguatge, «id.»)



© Porto Editora, Lda. - 2001

Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3idioma - maneira de falar
Jorge Freire
3 +3How about "speech"Ronaldo Bele
4idiom and languagehelgaf
4see explanation belowJuliana Luna Freire
3tongue / language
Ana Rita Santiago


  

Answers


13 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
How about "speech"


Explanation:
You can use "speech" to translate "linguagem".

Ronaldo Bele
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Heloísa Ferdinandt: It is right, but language is related to a social institution and a system of values. Speech translates linguagem only when it refers to an individual act of selection and actualization. We never say 'speech' of the birds or of the signs. It's language.
1 hr

agree  helgaf: therefore you might use idiom and language
2 hrs

agree  Paulo Celestino Guimaraes: yes speech is the equivalent to "maneira ou modo de falar" as pointed out by Jorge. His explanation in Portuguese is pretty good!!
190 days

16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
idiom and language


Explanation:
You may say you speak an idiom of which you prefer a certain language style.

helgaf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in GermanGerman

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Heloísa Ferdinandt: Linguistically this is not the same pair as of língua/linguagem. I'm sorry, idiom is language. As for language style, it is other thing completely different.
12 mins

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
idioma - maneira de falar


Explanation:
Segundo o Houaiss:

Língua

5 Rubrica: lingüística.
sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade lingüística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito
5.1 (sXV) Uso: sentido absoluto.
o idioma nacional
Obs.: ver quadro acima
6 (sXX) Rubrica: lingüística.
para o lingüista Ferdinand de Saussure (1857-1913), o sistema abstrato de signos inter-relacionados, de natureza social e psíquica, obrigatório para todos os membros de uma comunidade lingüística; langue
Obs.: p.opos. a fala e discurso
7 Rubrica: lingüística.
estilo de expressão particular a um grupo social, profissional ou cultural; linguagem
Ex.: <a l. das classes altas> <a l. dos matemáticos>
7.1 Rubrica: estilística, lingüística.
estilo de expressão característico de um escritor, uma escola, um movimento, uma época; linguagem
Ex.: <a l. de Guimarães Rosa> <a l. dos simbolistas> <a l. dos seiscentistas> <a l. do sXI>
8 Derivação: sentido figurado.
maneira cruel, maldizente de referir-se aos outros, própria ger. de pessoas falastronas
Ex.: que l. tem essa criatura, meu Deus!

Linguagem

substantivo feminino
1 Rubrica: lingüística.
qualquer meio sistemático de comunicar idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.
Ex.: <l. humana> <funções da l.>
2 Derivação: por extensão de sentido.
qualquer sistema de símbolos ou objetos instituídos como signos; código
Ex.: <l. da dança> <a l. das cores>
3 Derivação: por extensão de sentido.
sistema secundário de sinais ou símbolos criado a partir de uma dada língua
Ex.: <l. cifrada> <l. estenográfica>
4 Derivação: por extensão de sentido.
meio de comunicação natural próprio de uma espécie animal
Ex.: a l. dos golfinhos, das abelhas, das baleias
4.1 Derivação: freqüentemente.
o meio de comunicação por meio de signos orais articulados, próprio da espécie humana
4.2 Derivação: por extensão de sentido.
a capacidade inata da espécie humana de aprender e comunicar-se por meio de uma língua ('sistema')
5 Rubrica: lingüística.
m.q. língua ('sistema')
6 Derivação: por metonímia.
emprego particular de uma língua considerada do ponto de vista da relação entre o modo de expressão e o seu conteúdo
Ex.: <l. obscura> <l. ambígua>
6.1 maneira de exprimir-se própria de um povo, de uma área geográfica; linguajar, falar, fala, dialeto
Ex.: a l. nordestina
6.2 maneira de expressar-se própria de um grupo social, profissional ou disciplinar; jargão
Ex.: <l. palaciana> <l. técnica> <l. científica> <l. jurídica>
7 Rubrica: informática.
conjunto de símbolos, palavras e regras us. na construção de sentenças que expressam e processam instruções para computadores
8 Rubrica: lógica.
sistema formal de símbolos estabelecidos em função de axiomas, regras e leis que estruturam um enunciado



--------------------------------------------------
Note added at 21 hrs 16 mins (2004-12-31 00:31:20 GMT)
--------------------------------------------------

Acrescento o que diz o Dicionário da Porto Editora:



língua


substantivo feminino
· órgão mais ou menos musculoso e móvel, tipicamente alongado, existente na cavidade bucal de muitos animais;

· hipofaringe, nas aves;

· vocabulário de um idioma e suas regras gramaticais;

· idioma;

· sistema abstracto de signos e de regras gramaticais que possibilita a produção e a compreensão dos actos linguísticos;

· objecto (ou parte dele) em forma de língua;

· parte da armadura bucal de alguns insectos;

· solha (peixe) que aparece nas costas marítimas portuguesas (sendo vulgar no Sul), também denominada língua-de-vaca;


substantivo 2 géneros
· antigo
intérprete;

· turgimão;

língua comprida
a língua do maledicente;

língua de oc
língua românica que se falava na Idade Média no Linguadoque (Languedoc), região da frança ao sul do Loire;

língua de prata
língua viperina;

língua de sogra
falso testemunho, calúnia;

língua mãe
língua de que outra deriva;

língua materna
língua adquirida por um falante na primeira infância;

língua morta
língua que já não se fala;

língua viperina
pessoa maldizente;

dar à língua
ser indiscreto;

não ter papas na língua
falar sem rodeios, dizer tudo o que sabe, ser franco;

pagar com língua de palmo
ser coagido a pagar;

puxar pela língua a
levar alguém a dizer ou a revelar o que se deseja saber;


(Do lat. lingùa-, «id.»)



© Porto Editora, Lda. - 2001


linguagem


substantivo feminino
· conjunto de sons em cuja produção intervém a língua;

· qualquer sistema ou conjunto de sinais, fonéticos ou visuais, que servem para a expressão do pensar e do sentir;

· maneira de falar;

· dialecto;

· estilo;

· a voz dos animais;

· o que as coisas significam;

INFORMÁTICA
linguagem «assembly»
linguagem de baixo nível em que se utilizam instruções abreviadas e fáceis de recordar;

INFORMÁTICA
linguagem de programação
linguagem de precisão em que cada palavra tem um único significado e que pode traduzir-se em instruções exactas que o computador sabe interpretar;

INFORMÁTICA
linguagem «máquina»
linguagem de baixo nível, binária (constituída apenas por zeros e uns) que o computador entende;


(Do prov. lenguatge, «id.»)



© Porto Editora, Lda. - 2001



Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
1 hr
  -> Obrigado, Sónia!

agree  Joao Vieira: Nem mais!
2 hrs
  -> Obrigado, João

agree  OdeteGuimarães
3 hrs
  -> Obrigado, Detchi!

disagree  Heloísa Ferdinandt: Idioma é sinônimo de língua e mais restrito. Como língua em português, 'language' é o produto e o instrumento da linguagem(speech); e 'speech' é parte da língua. Em Lingüística os elementos são speech/language, linguagem/língua; Ninguém inclui idioma aí.
10 hrs
  -> Num idioma (numa língua) podem existir várias linguagens ou maneiras de falar

agree  Mayura Silveira
15 hrs
  -> Obrigado, Mayura

22 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tongue / language


Explanation:
You can use tongue meaning língua in some expressions, such as "mother tongue" or "native tongue". Maybe this fits your context.

Ana Rita Santiago
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

6 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
linguagem / língua
see explanation below


Explanation:
"Língua" is a broader term. It is the group of words and rules that specify how these words are put together, in such a way that people communicate through them, either by writing or speaking. So Portuguese and English are "línguas", not "linguagens".

"Linguagem" is a system of codes or symbols usually created with a "língua" as its basis. so you might say "linguagem escrita", "linguagem nordestina", "linguagem te'cnica" and so forth, but they still depend on the Portuguese/English/whatever other language is being used. And for animals we also use "linguagem" (as "linguagem dos golfinhos") because it is implicit that is a simpler code system.

You might want to check the Houaiss on that.


Juliana Luna Freire
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese