KudoZ home » English to Portuguese » Livestock / Animal Husbandry

Largemouth Bowel

Portuguese translation: Verme da verruga do intestino grosso


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Largemouth Bowel
Portuguese translation:Verme da verruga do intestino grosso
Entered by: Marcelo Lino

22:59 Feb 2, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Livestock / Animal Husbandry / Vermes, Parasitas
English term or phrase: Largemouth Bowel
Gostaria de saber a melhor tradução, do inglês para o português, da expressão "largemouth bowel". Trata-se de um verme ou parasita que infesta o gado. Não encontrei essa expressão em lugar algum, e não há contexto, trata-se de uma lista de vermes e parasitas que infestam o gado.
Agradeço, desde já, sua valiosíssima colaboração.
Irene B
Verme da verruga do intestino grosso
Explanation:
Foi complicado decifrar essa.
As referências que encontrei sobre "large bowel" relacionam-se com doenças que provocam tumores no intestino grosso (câncer ou polipose). Estas doenças são chamadas de verruga do intestino grosso.
Casando estas informações, encontrei que Oesophagostomum venulosum e O. comlumbianum são conhecidos como verme da verruga do intestino grosso.

www.uniovinos.unipampa.edu.br/index.php?option=com_docman&t...
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
Agree!!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Chabertia ovina
Christina Paiva
3"Oesophagostomun sp."
Marcos Antonio
3Verme da verruga do intestino grosso
Marcelo Lino


Discussion entries: 1





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
largemouth bowel
Verme da verruga do intestino grosso


Explanation:
Foi complicado decifrar essa.
As referências que encontrei sobre "large bowel" relacionam-se com doenças que provocam tumores no intestino grosso (câncer ou polipose). Estas doenças são chamadas de verruga do intestino grosso.
Casando estas informações, encontrei que Oesophagostomum venulosum e O. comlumbianum são conhecidos como verme da verruga do intestino grosso.

www.uniovinos.unipampa.edu.br/index.php?option=com_docman&t...

Marcelo Lino
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60
Grading comment
Agree!!!!
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada Marcelo e a todos os colegas que ofereceram sua valiosa contribuição


5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
largemouth bowel
Chabertia ovina


Explanation:
O nome comum em inglês bowel worm ou largemouth bowel não dá para traduzir para o português (ie: vermes intestinais) No Houaiss tem quase todos os vermes - os nomes científicos e 'apelidos', mas não tem Chabertia :)

No Random House achei'Largemouth bass' é um peixe :)- então sugiro o nome científico do parasita, que pelo que pude apreender é específico para ovelhas e cabras, mas pode afetar bovinos.

1. Adults of the large-mouth bowel worm, **Chabertia ovina**, are ~12 mm long and bent ventrally at the anterior end. There is a typical direct life cycle. The larvae penetrate the mucosa of the small intestine shortly after ingestion and later emerge and pass to the colon. The prepatent period is ~7 wk. Larvae and adults may cause small hemorrhages with edema in the colon and passage of feces coated with mucus. ***Clinical chabertiasis is seldom, if ever, seen in cattle.***

http://www.merckvetmanual.com/mvm/index.jsp?cfile=htm/bc/224...

2. Webster:
bowel worm
Function: noun : a common strongylid nematode worm of the genus Chabertia (C. ovina) infesting the colon of sheep and feeding on blood and tissue—called also large-mouthed bowel worm

3. Resumo da Bula
Composição
Anti-helmíntico de largo espectro em suspensão, para uso oral, no combate aos vermes redondos (nematódeos) e chatos (cestódeos) dos bovinos, ovinos e caprinos, vermes (nematódeos) redondos dos eqüinos, filhotes de cães e gatos e giardias dos cães.
Indicações

Ovinos:
....., Gaigeria pachyscelis, Oesophagostomum columbianum, Oesophagostomum venulosum, Trichuris ovis, **Chabertia ovina**, Moniezia spp, Dictyocaulus filaria.

Caprinos:
...., Nematodirus spatigher, **Chabertia ovina**, Strongyloides papillosus, Oesophagostomum columbianum, Moniezia spp, Dicytocaulus filaria (verme pulmonar)
http://www.intervet.com.br/products/PANACUR__10_/020_Resumo_...

4. Neste link, bovinos também podem ter ‘bowel worm’:
www1.capes.gov.br/estudos/dados/1998/31002013/024/1998_024_31002013003P3_Disc_Ofe.pdf -


--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-02-03 04:16:03 GMT)
--------------------------------------------------

Talvez 'chabertiase' - mas não tem nenhum entry no Google ...nem no webster on line :)

Christina Paiva
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

10 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
largemouth bowel
"Oesophagostomun sp."


Explanation:
Sug.

Manteria o nome em latim ( em negrito ou itálico)

- Oesophagostomun sp.
- controle dos principais nematódeos, cestódeos e trematódeos de Bovinos, ... Intestino Grosso: Oesophagostomum e Trichuris. - Nematódeo (verme redondo) ...
www.dvabrasil.com.br/vet/manuais/FATOXEN_DVA.pdf

- ... e controle de bernes, piolhos, sarnas e vermes gastrointestinais tais como: Haemonchus sp, Trichostrongylus sp, Cooperia sp e Oesophagostomun sp. ...
www.embrasvet.com.br/php/?ir=produtos_metabolicos_antihelmi... - 14k



Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24