KudoZ home » English to Portuguese » Livestock / Animal Husbandry

bell-mare

Portuguese translation: égua madrinheira/ égua madrinha


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:bell-mare
Portuguese translation:égua madrinheira/ égua madrinha
Entered by: Alexandre Reis

10:12 Feb 23, 2009
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Science - Livestock / Animal Husbandry / Cavalos
English term or phrase: bell-mare
Qual é o termo, se existir, para bell-mare?


definição: a quiet old horse used to carry a bell at night so that horses can be located easily in scrub, in the dark or in a big paddock.

Muito obrigado desde já.
Alexandre Reis
Brazil
égua madrinheira
Explanation:
Diria assim...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2égua madrinheira
Teresa Borges
4cincerro de égua
Floriana Leary
4sincerrolugano2


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sincerro


Explanation:
Sincerro é aquele sininho que fica no pescoço dos animais para que eles sejam encontrados no escuro do pasto.

lugano2
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cincerro de égua


Explanation:
iam montados numa égua onde se pendurava o cincerro, uma espécie de sino que conduzia os outros animais. Nos pousos, eram os responsáveis ...
www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/18/textos/460/ -
expressão pejorativa empregada quando se quer referir a uma pessoa desmoralizada, sem préstimo algum. "Bate como cincerro de égua madrinha.
dicionario.babylon.com/égua -


Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

24 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
égua madrinheira


Explanation:
Diria assim...

Example sentence(s):
  • Ele possui 22 burros e uma égua “madrinheira”, que carrega a “polaca” ou “polaqueira” (sino pendurado ao pescoço) e lidera a tropa, a qual está habituada a segui-la pelo som do sino. No lugar da égua “madrinheira” pode ser um cavalo

    Reference: http://www.fotograma.com.br/textos/2005/04/a_estrada_boiad.h...
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino: "madrinheira" ou "madrinha"
4 hrs
  -> Sim! Obrigada!

agree  Henrique Magalhaes
6 hrs
  -> Obrigada!