KudoZ home » English to Portuguese » Management

net-weights

Portuguese translation: Lastro para redes


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:net-weights
Portuguese translation:Lastro para redes
Entered by: china

09:51 Feb 20, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Management / Archaeology
English term or phrase: net-weights
net-weghts (historical relic)
china
CHUMBADA(S)
Explanation:
chumbada
substantivo feminino
peças de chumbo aplicadas às redes e linhas de pesca;
© Copyright 2003-2006, Porto Editora

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-20 11:15:46 GMT)
--------------------------------------------------

conjunto de chumbos que se colocam nas redes para pescar, de forma a fazer lastro.

Chumbos. Tradicionalmente conhecidos como chumbada para pesca, onde o nome que tem é pelo fato de serem construídos com chumbo, tendo em vista o seu peso específico e preço, porém, nada impede que sejam construídos com outra matéria prima.
http://www.sebraees.com.br/IdeiasNegocios/pag_mos_ide_neg.as...

pesca desportiva -2... Pesada ou Hard-weight. Chumbada pesada Surfcasting/Ledgering. até 200 Grs. ... Ultra-Hard-weight. Barco/pesca grossa ou Big Game Fishing. Muito elevado ***. Máx ...
www.fmv.utl.pt/jornal/N002_pd2.htm - 14k - Resultado suplementar - Em cache - Páginas semelhantes


Avaliação da aceleração da gravidade com o auxílio de um ...... Material. Chumbada de pesca. Fio de pesca. Cronómetro. Fita métrica. Transferidor. Prego. Procedimento. Cortar uma dada porção de fio de pesca e atar à chumbada ...
www.form.ccems.pt/cfq/PGS_Aceleração_Gravidade/ PGS_Aceleração_Gravidade.html - 3k - Resultado suplementar

Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2CHUMBADA(S)
María Leonor Acevedo-Miranda
4 -1pesos de redes (de pesca)António Ribeiro
2peso líquido
Mauro Lando


  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
pesos de redes (de pesca)


Explanation:
Penso ser isto.

Ver:

http://www.jewishmag.co.il/98mag/yavnehyam/yavnehyam.htm



António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 69

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Teresa Martins: A palavra para definir "pesos de redes de pesca" é chumbada. Tratando-se de um objecto de valor arqueológico o peso usado poderia não ser de chumbo na época.
2 hrs
  -> se os pesos forem de chumbo. Sendo uma peça arqueológica, tudo depende da existência de chumbo nesse lugar e nessa época.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
CHUMBADA(S)


Explanation:
chumbada
substantivo feminino
peças de chumbo aplicadas às redes e linhas de pesca;
© Copyright 2003-2006, Porto Editora

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-02-20 11:15:46 GMT)
--------------------------------------------------

conjunto de chumbos que se colocam nas redes para pescar, de forma a fazer lastro.

Chumbos. Tradicionalmente conhecidos como chumbada para pesca, onde o nome que tem é pelo fato de serem construídos com chumbo, tendo em vista o seu peso específico e preço, porém, nada impede que sejam construídos com outra matéria prima.
http://www.sebraees.com.br/IdeiasNegocios/pag_mos_ide_neg.as...

pesca desportiva -2... Pesada ou Hard-weight. Chumbada pesada Surfcasting/Ledgering. até 200 Grs. ... Ultra-Hard-weight. Barco/pesca grossa ou Big Game Fishing. Muito elevado ***. Máx ...
www.fmv.utl.pt/jornal/N002_pd2.htm - 14k - Resultado suplementar - Em cache - Páginas semelhantes


Avaliação da aceleração da gravidade com o auxílio de um ...... Material. Chumbada de pesca. Fio de pesca. Cronómetro. Fita métrica. Transferidor. Prego. Procedimento. Cortar uma dada porção de fio de pesca e atar à chumbada ...
www.form.ccems.pt/cfq/PGS_Aceleração_Gravidade/ PGS_Aceleração_Gravidade.html - 3k - Resultado suplementar



María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 24
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Martins
1 hr
  -> Obrigada Colega

agree  Mariana Moreira
5 hrs
  -> Danke Marianne

7 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
peso líquido


Explanation:
Pessoal, cidades primitivas objetos de buscas arqueologicas em geral sao loje do mar. Creio que se trate simplesmente de net weight.

Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese