KudoZ home » English to Portuguese » Management

office politics

Portuguese translation: questões produtivas e improdutivas inerentes às relações interpessoais no trabalho


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:office politics
Portuguese translation:questões produtivas e improdutivas inerentes às relações interpessoais no trabalho
Entered by: Irina Dicovsky

18:42 Sep 4, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Management / Management styles
English term or phrase: office politics
O conceito que estou procurando está bastante bem explicado em http://en.wikipedia.org/wiki/Office_politics (o texto a seguir é citado naquela página) mas a expressão é nova, mesmo em inglês.
"Some aspects of office politics

* Social alliances often form between colleagues of similar interests, and they may team up against other perceived competitors.
* Personal factors may divide the groups, often including age, gender, or ethnic background.
* Perceived or real romantic affairs often unbalance relationships.
* Competition for favour between two executives striving for the top may create cliques or teams within the organization.
* Those using office politics are nearly always the same people who deny its workings can be revealed and taught
* Office politics are involved with information and mis-information. This bears on the formula for power: Information with authority permits the exercise of power"

Gostaria de esclarecer, de antemão, que a expressão "políticas de escritório" não é o que estou procurando.

Muito obrigada!
Irina Dicovsky
Argentina
relações interpessoais no trabalho
Explanation:
Serve?
Selected response from:

Edgar Potter
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1politicagem
Marsel de Souza
4interrelacionamentos (positivos e negativos).. relações mútuas (positivas e negativas)
airmailrpl
4Política de escritórioClaudio Szwarcfiter
4relações interpessoais no trabalho
Edgar Potter
4apoio fundamentado em relações (pessoais em lugar de mérito)
Michael Powers (PhD)


Discussion entries: 6





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
apoio fundamentado em relações (pessoais em lugar de mérito)


Explanation:
Making it look goodAccording to one definition, office politics represents attempts to curry support based on personal relationships rather than merit. ...
www.plantservices.com/articles/2003/27.html - 42k - Cached - Similar pages


Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 35

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
politicagem


Explanation:
Oi Irina,

Pelas informações que você apresenta, não resta dúvida: o termo é esse mesmo.

Bom trabalho!

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2006-09-04 19:03:24 GMT)
--------------------------------------------------

Veja o exemplo a seguir (atente para as "panelas", que são os "cliques" que seu texto cita):

E como desmontar uma **panela**?

Uma saída, segundo Grace, é identificar o líder e conversar com ele. "Ou mandá-lo embora. Tudo tem de ser negociado em uma empresa. As pessoas perdem muito tempo em **panelas** fazendo **politicagem** e se esquecem de trabalhar." Identificar o líder de uma panela nem sempre é uma tarefa difícil.
http://revistamelhor.uol.com.br/textos.asp?codigo=11661

Marsel de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Marsel, Obrigada, mas não posso aceitar esta resposta. Já excluímos com o cliente devido à conotação negativa e seu uso pejorativo.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: não resta dúvida q este é o termo mais adequado, ou algo como politicagem empresarial
1 hr
  -> Obrigado, klausinSP.

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
relações interpessoais no trabalho


Explanation:
Serve?

Edgar Potter
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 28
Notes to answerer
Asker: Estava quase para fechar a questão dizendo que tinha achado a resposta em outro lugar, quando vc fez esta sugestão. Vou colocar no glossário mais ou menos como ficou no texto. Muito obrigada, Edgar.


7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Política de escritório


Explanation:
É o termo mais preciso para traduzir Office Politics, que nao necessariamente possui conotocao negativa: envolve uma multiplicidade de fatores e esferas relativas a relacoes interpessoais no trabalho. Veja o site officepolitics.com .

Example sentence(s):
  • Em sua trajetória, Hill já viu muitos gerentes desprezar a "política de escritório", porém, cada vez mais é preciso a conciliar as divergências.
  • Seja para apolítica palaciana da França do século XVII, seja para a política de escritório de um mercado global do século XXI, você vai precisar saber como lidar com as pessoas de maneira eficaz.

    Reference: http://www.companyweb.com.br/lista_artigos.cfm?id_artigo=55
    Reference: http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=165630
Claudio Szwarcfiter
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
interrelacionamentos (positivos e negativos).. relações mútuas (positivas e negativas)


Explanation:
Revista Latino-Americana de Enfermagem - Holistic approach of the
... duas visões relativas ao holismo: aquela em que o holismo estuda e entende os interrelacionamentos das dimensões biopsicossocial-espirituais da pessoa e ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692002000600012&script...

Re: [itsm_br] Perfil do profissional de Service-Desk -
A avaliação feita pelas pscicólogas do RH valeu-se para identificar os interelacionamentos que acobertavam problemas e vícios mútos. ...
itsm_br@yahoogroups.com/msg01817.html" rel="nofollow" target="_blank">www.mail-archive.com/itsm_br@yahoogroups.com/msg01817.html

airmailrpl
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 83