KudoZ home » English to Portuguese » Management

shock tube

Portuguese translation: Tubo de choque


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:shock tube
Portuguese translation:Tubo de choque
Entered by: Humberto Ribas

09:28 Feb 20, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Management
English term or phrase: shock tube
c. A request is received from end users to include an additional type of shock tube onto a Contract, where there is no standard price list agreed with the supplier
Humberto Ribas
Brazil
Tubo de choque, etc..
Explanation:
Penso que não se trata de sentido figurado. Trata-se de uma alteração num contrato para incluir um equipamento novo, ou com características diferentes "where there is no standard price list agreed with the supplier" (que não consta na lista de preços do fornecedor)

Falta saber que tipo de equipamento se trata. O IATE apresenta várias hipóteses, pelo resto do texto, penso que a consulente conseguirá descobrir.

Defesa, INDÚSTRIA [EP]
EN
shock tube
PT
tubo de transmissão da detonação

Ciências da Terra [COM]
EN
shock tube
PT
tubo de onda de choque

Ciências da Terra [COM]
EN
shock tube
PT
tubo de choque
Selected response from:

José Henrique Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6Tubo de choque, etc..
José Henrique Moreira
4 +1excepção
Ligia Dias Costa
4 +1"detonador/acionador" ativado por onda de choque
Marcos Antonio


Discussion entries: 5





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
"detonador/acionador" ativado por onda de choque


Explanation:
Sug.

IMO. Trata-se mesmo de incluir no contrato um tipo de dispositivo (detonador/iniciador) embora não conste um preço padrão na lista acordada com o fornecedor.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Notes to answerer
Asker: É, parece fazer sentido. Seria como o 'gatilho salarial' da época do Sarney


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino
1 hr
  -> Obrigado, Marcelo.

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
excepção


Explanation:
o sentido é claramente figurado.

--------------------------------------------------
Note added at 15 minutos (2009-02-20 09:44:29 GMT)
--------------------------------------------------

Sendo assim, creio então que o Marcos tem razão. Veja a definição do IATE http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do?method=searc...

Ligia Dias Costa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Notes to answerer
Asker: Lígia, logo à frente aparece esta frase, onde acho que talvez 'exceção' não faça sentido: d. The supplier is changing the specification of one type of shock tube that they supply, and is looking to supply this new specification as an alternative to the item on the Contract


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: Diria o mesmo sendo o sentido figurado, dependerá do que está em causa...
21 mins
  -> Obrigada

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
Tubo de choque, etc..


Explanation:
Penso que não se trata de sentido figurado. Trata-se de uma alteração num contrato para incluir um equipamento novo, ou com características diferentes "where there is no standard price list agreed with the supplier" (que não consta na lista de preços do fornecedor)

Falta saber que tipo de equipamento se trata. O IATE apresenta várias hipóteses, pelo resto do texto, penso que a consulente conseguirá descobrir.

Defesa, INDÚSTRIA [EP]
EN
shock tube
PT
tubo de transmissão da detonação

Ciências da Terra [COM]
EN
shock tube
PT
tubo de onda de choque

Ciências da Terra [COM]
EN
shock tube
PT
tubo de choque



    Reference: http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do
José Henrique Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marco lessa: A shock tube is a device used primarily to study gas phase combustion reactions.
5 mins
  -> Pois, não tenho dúvida de que se trate de algo do género, e não uma expressão com sentido figurativo. Obrigado Marco, bom fim de semana!

agree  Marlene Curtis
43 mins
  -> Obrigado!

agree  Lúcia Leitão: Concordo.
4 hrs
  -> Obrigado Lúcia!:) bom fim de semana!

agree  Sara Sousa Soares
5 hrs
  -> Obrigado, Sara, bom fim de semana!:)

agree  Mónica Brito
8 hrs
  -> Obrigado, Linda!:)

agree  Artur Jorge Martins
23 hrs
  -> Obrigado,Artur!:)