KudoZ home » English to Portuguese » Management

Bottleneck Suppliers

Portuguese translation: fornecedores de bens de "Estrangulamento"


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Bottleneck Suppliers
Portuguese translation:fornecedores de bens de "Estrangulamento"
Entered by: Marlene Curtis

08:33 Feb 21, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Management
English term or phrase: Bottleneck Suppliers
Descrição de tipos de fornecedores em uma lista (sem mais contexto):

Routine Suppliers
Leverage Suppliers
Strategic Critical Suppliers
Bottleneck Suppliers
Humberto Ribas
Brazil
fornecedores de bens de "Estrangulamento"
Explanation:
Após dar a minha primeira respota achei a referência abaixo que descreve todos os tipos de bens, inclusive de alavancagem.

Bens de “Estrangulamento” são bens e serviços com um elevado risco de fornecimento, mas que apresentam um reduzidoimpacto nos resultados. Os fornecedores são limitados, pelo que o leque de opções é reduzido,o que conduz a empresa a uma situação de exposição risco. Os fornecedores têm uma maior
http://74.125.47.132/search?q=cache:bhe-q8T3lGQJ:www.apcadec...

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-02-21 13:35:18 GMT)
--------------------------------------------------

"Bottleneck products are those that have a relatively low cost and value to the supplier but sport a high supply risk. In these products the buyer will look for a supplier that can ensure continuous supply of that good so that his operations are not affected by that critical supply.Replacement parts are a typical example of this category of supply goods.Regarding the Eclipse 500 VLJ it is easy to conclude that, towards its customers, it falls into thecategory of the strategic products, due especially to its high cost and value towards the customer.Therefore close relationships between the aircraft manufacturer and its clients should be sought andboth co-investment and co-development alternatives should be explored."

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2009-02-21 15:02:51 GMT)
--------------------------------------------------

APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento - [ Translate this page ]Em oposição, verificou-se que tanto para bens de “estrangulamento” como para bens de “alavancagem” é privilegiada uma menor integração. ...
www.apcadec.org.pt/melhorespraticas_2.htm - 55k
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5fornecedores críticos
Teresa Borges
5 +1fornecedores de insumos de gargalo de produçãomarco lessa
4 +1fornecedores de bens de "Estrangulamento"Marlene Curtis
4Fornecedores exclusivos de produtos de especiais
Maria Meneses
4fornecedores de itens/insumos de gargaloBentevi
3fornecedores estilo "bottleneck" (gargalo-estrangulador-limitador)
Marcos Antonio
Summary of reference entries provided
bottleneckmarco lessa

Discussion entries: 13





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
bottleneck suppliers
fornecedores estilo "bottleneck" (gargalo-estrangulador-limitador)


Explanation:
Sug.


Literalmente seria :limitador - congestionador - estreitador - obstáculo


- bottleneck (Michaellis)
n 1 gargalo de garrafa. 2 (fig) passagem estreita. 3 (fig) condições que retardam o progresso. • adj estreito.

- fornecedores). É o bottleneck que determina a capacidade de um sistema e governa a existência de WIP no mesmo. BPR (business process re-engineering) ...
www.leanthinkingcommunity.org/livros_recursos/clt_glossario...

- compreendem o mercado, fornecedor, máquinas, materiais, projeto, pessoas, em que um gargalo. (bottleneck) reflete uma capacidade insuficiente. ...
www.bibl.ita.br/viiiencita/Inovando a gestao de custos na ....

-

- efficient for bottleneck suppliers. As the name of the quadrant already tells us, these suppliers should be avoided. This is possible through, for example, ...
www.aerlines.nl/issue_31/31_Duivenvoorden_Internship.pdf


Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bottleneck suppliers
fornecedores de itens/insumos de gargalo


Explanation:
os grupos de insumos são chamados "materiais e componentes estratégicos, de alavancagem, de gargalo e de rotina."
Ouço bastante o termo em inglês (parece que ninguém mais se dá ao trabalho de traduzir ou criar termos novos).

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2009-02-21 10:38:59 GMT)
--------------------------------------------------

Realmente. Também tentei agora entrar pela referência e vai direto para a página da unisinos. Copie e cole o texto abaixo, entre no Google e peça para buscar. Será o primeiro da lista, arquivo em PDF. Deve estar dentro de alguma subpasta do site da unisinos...

G - Fornecedor de itens de Gargalo. Para os fornecedores C e A, sugere-se criar um controle mais rigoroso em função da questão financeira, já que os mesmos

Example sentence(s):
  • G - Fornecedor de itens de Gargalo. Para os fornecedores C e A, sugere-se criar um controle mais rigoroso em função da questão financeira, já que os mesmos

    Reference: http://www.economicas.unisinos.br
Bentevi
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Notes to answerer
Asker: Não achei o termo na referência que você deu


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
bottleneck suppliers
fornecedores críticos


Explanation:
Sugestão...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marco lessa: A1.
17 mins
  -> Obrigada!

agree  Isabel Maria Almeida
1 hr
  -> Obrigada!

agree  rhandler
1 hr
  -> Obrigada!

agree  Maria Folque
4 hrs
  -> Obrigada!

agree  Sonia Heidemann
2 days42 mins
  -> Obrigada!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bottleneck suppliers
Fornecedores exclusivos de produtos de especiais


Explanation:
Humberto Se ler o artigo The strategic value of proper purchasing fica com uma excelente clarificação sobre todos estes tipos de fornecedores.
www.griponpurchasing.com

Maria Meneses
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
bottleneck suppliers
fornecedores de bens de "Estrangulamento"


Explanation:
Após dar a minha primeira respota achei a referência abaixo que descreve todos os tipos de bens, inclusive de alavancagem.

Bens de “Estrangulamento” são bens e serviços com um elevado risco de fornecimento, mas que apresentam um reduzidoimpacto nos resultados. Os fornecedores são limitados, pelo que o leque de opções é reduzido,o que conduz a empresa a uma situação de exposição risco. Os fornecedores têm uma maior
http://74.125.47.132/search?q=cache:bhe-q8T3lGQJ:www.apcadec...

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-02-21 13:35:18 GMT)
--------------------------------------------------

"Bottleneck products are those that have a relatively low cost and value to the supplier but sport a high supply risk. In these products the buyer will look for a supplier that can ensure continuous supply of that good so that his operations are not affected by that critical supply.Replacement parts are a typical example of this category of supply goods.Regarding the Eclipse 500 VLJ it is easy to conclude that, towards its customers, it falls into thecategory of the strategic products, due especially to its high cost and value towards the customer.Therefore close relationships between the aircraft manufacturer and its clients should be sought andboth co-investment and co-development alternatives should be explored."

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2009-02-21 15:02:51 GMT)
--------------------------------------------------

APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento - [ Translate this page ]Em oposição, verificou-se que tanto para bens de “estrangulamento” como para bens de “alavancagem” é privilegiada uma menor integração. ...
www.apcadec.org.pt/melhorespraticas_2.htm - 55k

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 130
Grading comment
Obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Leitão
59 mins
  -> Grata!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bottleneck suppliers
fornecedores de insumos de gargalo de produção


Explanation:
above.

--------------------------------------------------
Note added at 2 days6 hrs (2009-02-23 15:03:47 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Clasificam-s entre os 'bens de estrangulamento' cordas, garrote vil, forca, laço, nó, cadafalso, alçapão, gravata, double-nelson, etc.

marco lessa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: de insumos que são gargalo
5 hrs




Reference comments


4 hrs
Reference: bottleneck

Reference information:
A pal. já está assentada em PT como "gargalo de garrafa' significando os pontos de estrangumlamento de um sistema econômico, tais como insuficiência de capital, monocultura, má distribuição de renda, mercado interno insuficiente, dependência externa de importação, latifúndio, insuficiência educacional,déficit no balanço de pagamentos etc.

marco lessa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4