https://www.proz.com/kudoz/english-to-portuguese/management/677663-processo-approach.html

processo approach

Portuguese translation: abordagem por processos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:process approach
Portuguese translation:abordagem por processos
Entered by: Marcelo Fogaccia

15:24 Mar 31, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Management / international standarts
English term or phrase: processo approach
The application of a system of processes within an organization, together with teh identification and interactions of these processes, and their managment, can be reffered to as the "process approach".
Constance Mannshardt
Brazil
abordagem por processos
Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2004-03-31 15:30:34 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM POR ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM POR PROCESSOS COMO ALTERNATIVA
PARA A FORMULAÇÃO DE PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO Vinícius C. Cardoso ...
www.apoena.com.br/artigo_km_1.pdf - Páginas Semelhantes

cursos
Compreendendo a abordagem por processos. ... OBJETIVO ESPECÍFICO · Possibilitar aos
participantes um entendimento da importância da Abordagem por processos. ...
www.wwconsultoria.com.br/processos.html - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Q SAUDE- FINAL
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Abordagem por processos: Actual e necessária A ABORDAGEM POR PROCESSOS é um
termo que apare- ceu com grande força com a nova norma ISO 9000:2000. ...
iqs-mq.netpower.pt/mq2/docs_pdf/mq1_processos.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] A Visão por Processos como Elemento Alavancador de Alinhamento ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Os problemas da GT existiam e deveriam ser solucionados, mas problemas referentes
às interfaces puderam ser identificados com a abordagem por processos. ...
www.gpi.ufrj.br/ pdfs/artigos/Ribeiro,%20Cameira,%20Caulliraux%20-%20Visao%20por%20Processos%20como%20Elem... - Páginas Semelhantes

Plano de Formação
detalhe do curso. ABORDAGEM POR PROCESSOS ISO 9000:2000. Destinatários,
Quadros médios e superiores de empresas, com responsabilidades ...
www.citeve.pt/cursos/detalhe.php?cursoid=51 - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

AEP - Associação Empresarial de Portugal
... Partilha espontânea de conhecimentos e de experiência;. Discussão aberta de problemas
e demais questões relevantes. Princípio 4 - Abordagem por processos. ...
www.aeportugal.pt/Areas/Qualidade/ISO9000/ BasePrincipiosQualidade.asp?Menu=6 - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] QAIGP.Introducao a Gestao por Processos.doc
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... ORGANIZACIONAL 2. A COMPOSIÇÃO DA CADEIA DE VALOR 3. GESTÃO DAS TAREFAS OU
GESTÃO DOS PROCESSOS 4. A IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM POR PROCESSOS: 4.1. ...
www.evoluitech.pt/areas/gg/qa/pdf/QAIGP.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] GESTÃO POR PROCESSOS
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... adiciona de valor na busca do atendimento a esses requisitos Fonte: Critérios
de Excelência Prêmio Nacional da Qualidade 2003 ABORDAGEM POR PROCESSOS ...
www.prdu.unicamp.br/ planes/Gestao_Processos_UNICAMP_170903.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] INDICADORES PARA GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA ABORDAGEM BASEADA ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Esse grupo serve então a análises comparativas da situação de conhecimento
de cada unidade organizacional através de uma abordagem por processos. ...
www.apoena.com.br/artigo_km_4.pdf - Páginas Semelhantes

Processos
... A abordagem por processos básicos poderá igualmente influenciar a organização
ea racionalização dos serviços de atendimento, como as Lojas do Cidadão ...
luisvidigal.no.sapo.pt/Trabalhos/ Processos/processos.html - 28k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 20 mins (2004-03-31 17:45:12 GMT)
--------------------------------------------------

Para Maria Lopes: respeito sua opinião, mas discordo dela. Acho que no caso de \"process oriented\" o correto seria \"orientado a processos\" (105 ocorrências no Google) ou \"orientado a processo\" (36 ocorrências). Já para \"process approach\" não tenho dúvidas em escolher \"abordagem por processos\".
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Local time: 12:59
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7abordagem por processos
Marcelo Fogaccia
5 +4abordagem de processo
Flavio Steffen
5 +1abordagem do processo
ggoossens
5 +1abordagem processual
Lúcia Lopes
5abordagem de processamento
Maria Luisa Duarte


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
abordagem do processo


Explanation:
Abordagem do "Processo Construtivista" de Carol Kuhlthau - Constructive Process Approach (KUHLTHAU, 1993).


    Reference: http://www.eca.usp.br/nucleos/sense/textos/abord.htm
ggoossens
Local time: 12:59
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen: Também! Maria: Pode ser simplesmente a 'abordagem de processo'; com o contexto fornecido, não se é possível ter esse seu grau de certeza.
11 mins

neutral  Lúcia Lopes: Tem razão! Pode ser sim, abordagem processual, talvez...... seria o caso de pesquisar-se. O fato é que é uma abordagem derivada da psicologia, de privilegiar-se a harmonia nos processos, e não a dar-se atenção somente às finalidades. Foi o que entendi.
1 hr
Login to enter a peer comment (or grade)

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
abordagem de processamento


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2004-03-31 15:34:07 GMT)
--------------------------------------------------

Por volta de 1955, 1960 até 1976, há o surgimento de uma grande insatisfação que ocorre juntamente com os avanços de outras áreas da ciência. Surgem a teoria dos sistemas (por volta de 1920-40), as ciências da computação (em torno de 1944), a cibernética (feedback,1936), as teorias da informação (1948) e a robótica.

Todos essas novas abordagens e avanços tecnológicos, bem como a insatisfação com o Behaviorismo, impulsionam o surgimento do Cognitivismo sob a abordagem do Processamento da Informação.

A inovação propiciada pelo cognitivismo tem suas bases nos modelos S- O- R de Pavlov e Hull, tendo Neisser (1967) como o teórico principal através de sua Teoria de Sistemas e com Von Neumann como o criador do modelo de Processamento da Informação para computadores (1953).

http://penta.ufrgs.br/~maria/cog01.htm

Maria Luisa Duarte
Spain
Local time: 17:59
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Maria Luisa: Refere-se a processos internos de uma empresa.
13 mins
Login to enter a peer comment (or grade)

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
abordagem por processos


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2004-03-31 15:30:34 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM POR ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM POR PROCESSOS COMO ALTERNATIVA
PARA A FORMULAÇÃO DE PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO Vinícius C. Cardoso ...
www.apoena.com.br/artigo_km_1.pdf - Páginas Semelhantes

cursos
Compreendendo a abordagem por processos. ... OBJETIVO ESPECÍFICO · Possibilitar aos
participantes um entendimento da importância da Abordagem por processos. ...
www.wwconsultoria.com.br/processos.html - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] Q SAUDE- FINAL
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Abordagem por processos: Actual e necessária A ABORDAGEM POR PROCESSOS é um
termo que apare- ceu com grande força com a nova norma ISO 9000:2000. ...
iqs-mq.netpower.pt/mq2/docs_pdf/mq1_processos.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] A Visão por Processos como Elemento Alavancador de Alinhamento ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Os problemas da GT existiam e deveriam ser solucionados, mas problemas referentes
às interfaces puderam ser identificados com a abordagem por processos. ...
www.gpi.ufrj.br/ pdfs/artigos/Ribeiro,%20Cameira,%20Caulliraux%20-%20Visao%20por%20Processos%20como%20Elem... - Páginas Semelhantes

Plano de Formação
detalhe do curso. ABORDAGEM POR PROCESSOS ISO 9000:2000. Destinatários,
Quadros médios e superiores de empresas, com responsabilidades ...
www.citeve.pt/cursos/detalhe.php?cursoid=51 - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

AEP - Associação Empresarial de Portugal
... Partilha espontânea de conhecimentos e de experiência;. Discussão aberta de problemas
e demais questões relevantes. Princípio 4 - Abordagem por processos. ...
www.aeportugal.pt/Areas/Qualidade/ISO9000/ BasePrincipiosQualidade.asp?Menu=6 - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] QAIGP.Introducao a Gestao por Processos.doc
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... ORGANIZACIONAL 2. A COMPOSIÇÃO DA CADEIA DE VALOR 3. GESTÃO DAS TAREFAS OU
GESTÃO DOS PROCESSOS 4. A IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM POR PROCESSOS: 4.1. ...
www.evoluitech.pt/areas/gg/qa/pdf/QAIGP.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] GESTÃO POR PROCESSOS
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... adiciona de valor na busca do atendimento a esses requisitos Fonte: Critérios
de Excelência Prêmio Nacional da Qualidade 2003 ABORDAGEM POR PROCESSOS ...
www.prdu.unicamp.br/ planes/Gestao_Processos_UNICAMP_170903.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] INDICADORES PARA GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: UMA ABORDAGEM BASEADA ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Esse grupo serve então a análises comparativas da situação de conhecimento
de cada unidade organizacional através de uma abordagem por processos. ...
www.apoena.com.br/artigo_km_4.pdf - Páginas Semelhantes

Processos
... A abordagem por processos básicos poderá igualmente influenciar a organização
ea racionalização dos serviços de atendimento, como as Lojas do Cidadão ...
luisvidigal.no.sapo.pt/Trabalhos/ Processos/processos.html - 28k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 20 mins (2004-03-31 17:45:12 GMT)
--------------------------------------------------

Para Maria Lopes: respeito sua opinião, mas discordo dela. Acho que no caso de \"process oriented\" o correto seria \"orientado a processos\" (105 ocorrências no Google) ou \"orientado a processo\" (36 ocorrências). Já para \"process approach\" não tenho dúvidas em escolher \"abordagem por processos\".

Marcelo Fogaccia
Local time: 12:59
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marsel de Souza
6 mins
  -> Obrigado, Marsel.

agree  Flavio Steffen: Também!
12 mins
  -> Obrigado, Flávio.

agree  isarcat: E abordagem POR processo, definitely." De" parece sugerir que os processos estao a ser abordados em vez do sentido que ha uma maneira, um sistema (aqui approach == sistema) caracterizada(o) pelo emprego de processos. 2o. I stand by "por" e nao "para". :)
53 mins
  -> Obrigado, isarcat.

agree  Lúcia Lopes: Depois de pesquisar vi que eu estava sendo teimosa: esta sua tradução é a consagrada. Ocultei minha resposta anterior, postei outra, em que é citado o criador do termo- pasme! -um francês! Sinal que eu tinha ouvido cantar o galo mas não sabia onde!
1 hr
  -> Obrigado, Maria.

agree  Roberto Cavalcanti
6 hrs
  -> Obrigado, Roberto.

agree  Sormane Gomes: Definitely 'por'. Best suggestion!
14 hrs
  -> Obrigado, Sormane.

agree  María Leonor Acevedo-Miranda
1 day 4 hrs
  -> Obrigado, Maria Leonor.
Login to enter a peer comment (or grade)

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
abordagem de processo


Explanation:
Simples e direto.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 59 mins (2004-03-31 20:24:55 GMT)
--------------------------------------------------

Que eu conheça, a área de psicologia é alemã e não francesa.
Na realidade, a aplicação de teorias psicológicas à administração é coisa de americano e que japonês leva às últimas conseqüências.
O trecho de texto fornecido pela Constance não permite tirar conclusões tão definitivas sobre \'por\' e \'para\'; conforme está redigido, é \'abordagem de processo\', não permitindo outras deduções.
A solicitante, dentro do contexto mais amplo é que tem meios de decidir.

Flavio Steffen
Brazil
Local time: 12:59
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sandra Nunes
1 min
  -> Obrigado!

agree  Clauwolf: processos
2 mins
  -> Obrigado!

agree  Marcelo Fogaccia: Desculpe, Flávio. Sua resposta chegou enquando preparava a minha. Concordo, mas prefiro "por processos". Um abraço!
3 mins
  -> Obrigado!

agree  lenapires: ao processo em Pt-pt, claro!
4 mins
  -> Obrigado!

neutral  Lúcia Lopes: Desculpe, Flávio, ontem eu mexi aqui meio 'sonada' e dei meu agree aqui, quando queria ter dado na opção do Marcelo "por processos", que é, efetivamente, a mais usada. CheerS & Pardonnez-moi!
1 hr
  -> Hoje completo 35 anos trabalhando na área de TI e muitas das novidades surgem nessa área e pelo que me consta, acho pouco provável ter surgido na França; que me conste isso é teoria americana de administração. Mas o contexto é pouco para se ter certeza
Login to enter a peer comment (or grade)

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
process approach
abordagem processual


Explanation:
O fundador da Abordagem Processual é o Engenheiro francês Henry Fayol (1841-1925). Graduado em Engenharia de Minas em 1860, atuou 6 anos como engenheiro e 52 anos como gerente e diretor. Seus princípios e elementos de gerência foram extraídos de sua própria experiência profissional. Para Fayol, são funções executivas as atividades de "prever, organizar, comandar, coordenar e controlar" (FAYOL, 1975, p.17 e 1973, p.103):

PREVISÃO - consiste em deduzir as possibilidades do futuro a partir de um conhecimento definido e completo do passado. É perscrutar o futuro e traçar o programa de ação;

ORGANIZAÇÃO - consiste em definir e estabelecer a estrutura geral da empresa com referência a seus objetivos, seus meios de operação e seu curso futuro como determinado pelo planejamento. É dotá-la de tudo que é útil a seu funcionamento, o organismo material (matérias-primas, utensílios, capitais) e o organismo social (pessoal);

COMANDO - consiste em colocar em funcionamento os serviços definidos pelo planejamento e estabelecidos pela organização. É dirigir o pessoal;

COORDENAÇÃO - consiste em trazer harmonia e equilíbrio ao todo. É unificar esforços desconectados e fazê-los homogêneos;

CONTROLE - consiste em cuidar para que todas as operações sejam sempre executadas de acordo com o plano adotado, com as ordens dadas e os princípios estabelecidos.

A contribuição de Fayol perdeu seu brilho nos anos 30 e 40, mas voltou à cena na década de 50. Este obscurecimento se deve às pesquisas realizadas por um grupo de professores de Harvard na Western Electric Company, no bairro de Hawthorne, em Chicago, de 1927 a 1932, onde foi lançado o pilar principal do Movimento das Relações Humanas.

Este Movimento teve grande repercussão no pensamento administrativo nas décadas de 30 e 40. Seu brilho ofuscou, temporariamente, as contribuições de Taylor e Fayol, visto que "a Teoria das Relações Humanas nasceu de uma reação à abordagem formal clássica. Focaliza, na organização, elementos de pouca ou nenhuma importância para a escola clássica"(ETZIONI, 1980, p.54).

Mas a Segunda Guerra Mundial trouxe mudanças nos produtos, tecnologias, mercados e nos trabalhadores. "... a mudança do pensamento administrativo foi de uma orientação da produção para um ponto de vista da alta gerência, que exigiu uma mudança no papel do dirigente empresarial para enfrentar o crescimento das empresas e dos mercados" (WREN, 1979, p.417).

A "teoria da chefia", como é conhecida a contribuição de Fayol, era a que estava melhor preparada para responder a este desafio. "O primeiro esforço de uma segunda geração de autores da abordagem processual foi aquele de William H. Newman em 1950" (WREN, 1979, p.440).

Newman inicia seu livro expondo a importância da gerência em face da complexidade das empresas. Esboça dois pontos do entendimento moderno, em relação aos autores clássicos, sobre a gerência:

a definição de gerência como a ação de "orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum" (NEWMAN,1977, p.11); e
"o tratamento da coordenação sob a direção ao invés de uma atividade separada" (WREN, 1979, p.441).
Como todo processualista, Newman perguntou: "o que faz um dirigente empresarial?". Para ele, a tarefa de todo dirigente empresarial pode ser dividida nos seguintes processos básicos (NEWMAN, 1977, p.14-5): planejar, organizar, reunir recursos, dirigir e controlar.

A contribuição de maior repercussão nesta nova era da abordagem processual foi a de Harold Koontz e Cyril O'Donnell. A definição da gerência como "fazer coisas através dos outros", estabelecida por estes autores, "tornou-se uma das visões mais amplamente considerada" (WREN, 1979, p.445). Para Koontz e O'Donnell (1980, p.48-50), "o método mais útil de classificar as funções do dirigente empresarial é agrupá-las em torno das atividades de: planejamento, organização, designação de pessoal, direção e controle. Newman retirou a coordenação da descrição das funções administrativas, colocando-a implicitamente na atividade de direção. Por sua vez, Koontz & O'Donnell conceberam a coordenação como a própria essência da Administração. Isto significa que as atividades de planejamento, organização, designação de pessoal, direção e controle visam, em seu conjunto, a coordenação(esforço sincronizado) dos subordinados.

É a partir da segunda metade da década de 50 que o processo do dirigente empresarial toma sua forma de quatro funções: planejamento, organização, direção e controle. As formulações dos diferentes autores terão pouca variação fora deste núcleo comum.

No início dos anos 60, o pensamento administrativo vai defrontar-se com novas forças que remodelarão a abordagem processual. As principais forças, de acordo com WREN (1979, p.447), são:

a) a crescente consciência da influência do ambiente no papel do dirigente empresarial, levando à concepção da "responsabilidade social da administração";

b) a necessidade em repensar o ensino administrativo;

c) a rápida evolução em número e sofisticação dos conhecimentos relacionados à gestão das empresas, advindas dos métodos quantitativos, das ciências comportamentais, da teoria da decisão e da teoria dos sistemas.

Há 38 ocorrências no Google, 21 são para pt/br, cheers!



--------------------------------------------------
Note added at 13 hrs 31 mins (2004-04-01 04:56:27 GMT)
--------------------------------------------------

Mas (dando a mão à palmatória) abordagem \"por processos\" é realmente mais usado (365 entradas no Google), e um dos exemplos é:

Com a revisão da ISO 9000 versão 2000 houve uma profunda mudança conceitual da norma, refletindo os avanços alcançados nas técnicas de gerenciamento dos sistemas de gestão. A norma de certificação ISO 9001:2000 foi estruturada através do conceito de abordagem por processos, permitindo-se assim assegurar, de forma mais eficaz e eficiente, a gestão dos processos da qualidade da empresa e sua melhoria contínua.

http://www.google.com.br/search?q=cache:Emvmg2q_ZrQJ:www.iqa...


    Reference: http://www.google.com.br/search?q=cache:41ufBh7cr10J:www.geo...
Lúcia Lopes
Brazil
Local time: 12:59
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Como a tradução parece ser para português do Brasil, 'abordagem processual' parecerá texto de direito e não de administração. Estou assumindo que a tradução é para o Brasil, pois a Constance é brasileira.
5 hrs
  -> Não creio que "abordagem processual" remeta ao Direito, eu, pelo menos, não vejo assim. Mas respeito sua opinião, Flávio, Salut! :-)

agree  Marcelo Fogaccia: Concordo com o Flávio que parecerá um pouco estranho no Brasil, mas certamente está correto. Um abraço, Maria!
6 hrs
  -> Outro pra ti, Marcelo, e perdoe a confusão que fiz!
Login to enter a peer comment (or grade)



Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs (or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.

KudoZ™ translation help

The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also: