ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Marketing / Market Research

role-play

Portuguese translation: dinâmica de grupo/ atividades de dinâmica de grupo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:role-play
Portuguese translation:dinâmica de grupo/ atividades de dinâmica de grupo
Entered by: Claudio Mazotti

21:17 Sep 20, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing / Market Research
English term or phrase: role-play
Finally, to complete the course, participants sit a formal exam and participate in a variety of role-plays
Vera Rodrigues
dinâmica de grupo/ atividades de dinâmica de grupo
Explanation:
... exercícios em cada módulo, dinâmicas de grupo (role-plays) e textos para ...
devem ser discutidos e como deve ser a dinâmica de cada tipo de reunião. ...
www.trainingperformance.com.br/cursos_ver.asp?curso=18

Aware that human excellence plays a strategic role in this mission, we ...
estresse com técnicas de alongamento,relaxamento e dinâmica de grupo. ...
www.embratel.com.br/Embratel02/ files/dc/00/09/Relatorio-social-2001-por.pdf

... Esta fase poderá ser feita através de monitoração (gravação) ou em dinâmica de grupo. ...
telemarketing process, plays the role of the company"s visit ...
www.cefac.br/library/teses/ c650f1e590e1f8710b7b6741064870c5.pdf

Promover o entendimento da dinâmica de grupo por parte dos colaboradores, ...
O desempenho de papéis (diferenciação no papel eo role-play). ...
www.saude.ba.gov.br/int_acoes_rh_pdp.html

... uma dinâmica em grupo onde os participantes procuram, em conjunto, ... Quem tem
aulas de idiomas conhece os exercícios chamados Role Play. ...
www.rpg.com.br/index.php?categoria=3&id=459

O curso corre quase todo o tempo em role-play. A sua dinâmica oferece excelentes
resultados para as equipes de novos funcionários. ...
www.mexma.com.br/html/habinter.html
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Thanks a lot
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1dinâmica de grupo/ atividades de dinâmica de grupoClaudio Mazotti
4 +1exercício de dramatizaçãoAntónio Ribeiro
5psicodrama (testes de simulação)Luiza Modesto
5 -1simulação de caso prático
Jose Vidigal
5 -1jogos de interpretação de papéisJane Lamb-Ruiz


  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
exercício de dramatização


Explanation:
Já deu entrada no glossário do ProZ.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Jose Vidigal: Nem sempre o glossário do proz está certo... tem cada entrada lá... do arco da velha!
6 mins

neutral  Jane Lamb-Ruiz: isso é outra coisa...sorry
13 mins

agree  Marsel de Souza: Nesse caso, a sugestão faz todo sentido.
7 hrs

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
dinâmica de grupo/ atividades de dinâmica de grupo


Explanation:
... exercícios em cada módulo, dinâmicas de grupo (role-plays) e textos para ...
devem ser discutidos e como deve ser a dinâmica de cada tipo de reunião. ...
www.trainingperformance.com.br/cursos_ver.asp?curso=18

Aware that human excellence plays a strategic role in this mission, we ...
estresse com técnicas de alongamento,relaxamento e dinâmica de grupo. ...
www.embratel.com.br/Embratel02/ files/dc/00/09/Relatorio-social-2001-por.pdf

... Esta fase poderá ser feita através de monitoração (gravação) ou em dinâmica de grupo. ...
telemarketing process, plays the role of the company"s visit ...
www.cefac.br/library/teses/ c650f1e590e1f8710b7b6741064870c5.pdf

Promover o entendimento da dinâmica de grupo por parte dos colaboradores, ...
O desempenho de papéis (diferenciação no papel eo role-play). ...
www.saude.ba.gov.br/int_acoes_rh_pdp.html

... uma dinâmica em grupo onde os participantes procuram, em conjunto, ... Quem tem
aulas de idiomas conhece os exercícios chamados Role Play. ...
www.rpg.com.br/index.php?categoria=3&id=459

O curso corre quase todo o tempo em role-play. A sua dinâmica oferece excelentes
resultados para as equipes de novos funcionários. ...
www.mexma.com.br/html/habinter.html

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 123
2 corroborated select projects
in this pair and field What is ProZ.com Project History(SM)?
Grading comment
Thanks a lot

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Jane Lamb-Ruiz: isso seris Group Dynamics em inglês e não role playing
9 mins
  -> não podemos ser tão categóricos o tempo todo; afinal, o contexto nos dá pistas para uma opção melhor na língua de chegada

agree  amatos amatos: pois eu gosto. em PT-PT tem mais lógica
9 hrs
  -> obrigado!!!

34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
simulação de caso prático


Explanation:
Segundo o Random Webster:
"role-play: to assume the attitudes, actions, and discourse of (another), esp. in a make-believe situation in an effort to understand a differing point of view or social interaction: Management trainees were given a chance to role-play labor negotiators."
A tradução disso para o português, no contexto apresentado, creio que pode ser esta, entre outras possíveis.

Jose Vidigal
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Jane Lamb-Ruiz: não senhor...interpretar um papel e play a role, exatamente como no teatro e no cinema....gente..será possível?? :) Os jogos está errado...role playing Games ok? Mas o resto está 100% ...:)
9 mins
  -> Pois... que coisa, não é? Discordo de você... RPG não tem nada a ver com o tema Marketing... viagem total!

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
jogos de interpretação de papéis


Explanation:
Parece que se diz assim.....Role playing games

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2005-09-20 21:32:16 GMT)
--------------------------------------------------

É isso mesmo:

vOs jogos de interpretação de papéis 'tradicionais', tal como a reverenciada série
Final Fantasy da Square Enix, costumam preferir armas de utilização ...
pt.playstation.com/features/featureStory. jhtml?storyId=106997_pt_PT_FEAT&linktype=FSOF - 32k - Cached - Similar pages

A Arca - A Arte em Ser do Contra - [ Translate this page ]
A sigla RPG quer dizer, em português, jogo de interpretação de papéis. Isso é
possível no tabuleiro ou nos live actions (jogos ao vivo nos quais você ...
www.a-arca.com/v2/noticiasdt. asp?sec=4&ssec=11&cdn=4526 - 36k - Cached - Similar pages

JesusSite - Entretendo-se com a Escuridão: As Implicações dos RPGs ... - [ Translate this page ]
Um jogo de interpretação de papéis de fantasia que usa demonologia, ... O modo
como os jogos de interpretação de personagens envolvem o jogador age de ...
www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=842 - 72k - Sep 18, 2005 - Cached - Similar pages



--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2005-09-20 21:34:21 GMT)
--------------------------------------------------

Parece que não é necessário sempre a palavra, jogo:

Olha só:

... de exercícios de improvisação, interpretação de papéis, jogos dramáticos, ...
Assine agora e tenha os beneficios que a revista Marketing Cultural Online ...
www.marketingcultural.com.br/agenda_83.asp - 45k - Cached - Similar pages


--------------------------------------------------
Note added at 35 mins (2005-09-20 21:53:26 GMT)
--------------------------------------------------

Interpretação de Papéis: Ta certo...kill the games! :)

Cursos de extensão do Ibmec/RJ






Áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Finanças














Negociação Avançada





Propiciar aos participantes o desenvolvimento de ferramentas práticas que auxiliem a superação dos desafios presentes na realização de negócios com culturas diferentes, informações necessárias para se relacionar no ambiente de negócios com confiança, etiqueta empresarial, identificação de quando estão sendo usadas táticas manipulativas na negociação e como anulá-las. Serão utilizadas nas aulas, estudos de casos, apresentação de slides, filmes de contextualização, simulação e interpretação de papéis.



Início: 8 de novembro
Horário: 19h às 22h - Carga horária: 18h/aula
Investimento: R$ 1.080,00
Local: Ibmec Centro


_______





--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2005-09-20 21:59:51 GMT)
--------------------------------------------------

estudos de casos, [Case Studies
apresentação de slides, [Slide Presentation\
filmes de contextualização, [Contextualizing films]
simulação [Simulations]
e interpretação de papéis [Role playing]

to play a role...interpretar um papel! Gente..ninguem gosta de cinema ou teatro aqui? Que história é essa!!

Play a role é Interpretar um Papel

Que desbunde!~:)



--------------------------------------------------
Note added at 54 mins (2005-09-20 22:11:56 GMT)
--------------------------------------------------

And just to make one more pointL when they say ROle Playing in marketing it Means Role Playing Games...the English has just shortened it to Role Playing...but Role Playing Games is right also in ENglish as it was the Original way to say it..all these Video Crap is very recent and role playing existed long before any of that!

Jane Lamb-Ruiz
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Luiza Modesto: where is the word games? are you a fan of RPGs to have included the word games in your reply? ;)
10 mins
  -> Same thing though; Role plays or role playing games..with games; it's the answer and you should agree because interpretar um pápel is to Play a Role..what is the matter with everyone?

disagree  Jose Vidigal: Não creio que o Marketing tenha algo a ver com RPG... // interpretação de papéis sim, acho que cabe no contexto também, mas sem os "jogos" // Sempre com comentários pessoais, você não perde o costume. Restrinja-se ao técnico! Respeite as regras do KudoZ!
14 mins
  -> I am not making a personal comment. Mais eu vejo que ninguem sabia o óbvio...Isto se ve pelas respostas. Não é julgamento...E a verdade do que esta escrito nas respostas..Materialmente..Eu nunca faço comentários pessoais. Nunca.

neutral  Claudio Mazotti: sua proposta tem lógica, Jane. Apenas trocaria jogos por atividades
18 mins
  -> é isso mesmo: sem Jogos..igual que o ingles: sem games: role playing= interpretaácão de papéis

agree  Paulo Celestino Guimaraes: (exercícios) interpretação de papéis http://64.233.161.104/search?q=cache:wE2mhB00BbAJ:gepsed.ffc...
4 hrs
  -> Obrigada Paulo.....O pessoal é bem difícil de convencer....

disagree  João Roque Dias: Nah! You're off this time...
1 day1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
psicodrama (testes de simulação)


Explanation:
Testes de simulação - o psicodrama, que é um processo de improvisação dramática, ou seja, por meio do candidato e outros personagens, que vêm a ser as situações ocorridas na empresa, o psicólogo irá analisar a maneira como o candidato enfrenta os problemas e como busca soluções para eles.
http://www.guiaeducar.com.br/materias/recrutamento.htm

Testes de simulação
São testes relativos à dinâmica de grupo, ultapassando-se um tratamento meramente individual. Destes testes fazem parte a reconstituição de um acontecimento que se pretende analisar, em cima de um palco. O candidato assume, desta forma, um papel específico.
A principal técnica de simulação consiste no psicodrama.
http://www.tiadro.com/artigos/artigo149.html

No psicodrama trabalhamos a representação de papéis. Numa organização, por exemplo, o papel pode ser de um gerente, um coordenador ou um colaborador. Como tendemos a cristalizar papéis mediante às pressões sociais, o psicodrama busca desenvolver a espontaneidade e trabalhar a rigidez dos papéis. É a vivência do "tele" - relação télica - que é a capacidade de empatia, de "estar junto" e de interação com o outro. Como o psicodrama se constitui, dentre outras técnicas, de uma dramatização de conflitos, adota-se temporariamente um determinado papel e dentro de uma dada situação os participantes atuam livremente, expressando seus sentimentos para melhor compreendê-los.
http://www.rh.com.br/ler.php?cod=3821

Luiza Modesto
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar
1 hr
  -> Obrigada. :)

disagree  Jane Lamb-Ruiz: are you playing a role? It's a joke...I found the right answer, all of you refused it and now you are proposing even more answers..I fail to understand..really..
13 hrs
  -> What are you talking about? Have you read what´s written above? Improvisação dramática, representação de papéis, assumir um papel.... I don´t think you even read it.