KudoZ home » English to Portuguese » Marketing / Market Research

second line manager

Portuguese translation: director de vendas/director comercial


15:49 Feb 14, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Marketing / Market Research / sales
English term or phrase: second line manager
Função no interior de um departamento de vendas de uma empresa. Neste contexto, o "second line manager" é superior hierárquico do "firstline manager". Existem muitas traduções diferentes para este termo, pelo que gostaria de saber qual a tradução mais consensual. Apenas PT-PT, por favor.
Pedro Coral Costa
Portuguese translation:director de vendas/director comercial
Explanation:
Será o responsável da divisão de vendas a nível global, por exemplo?
Hipóteses...

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2006-02-14 16:26:19 GMT)
--------------------------------------------------

Pode ser também um director ou administrador da empresa a quem o chefe de vendas reporta
Selected response from:

CristinaPereira
Grading comment
De facto, fui informado pelo cliente que na empresa em questão (e, tudo indica, em diversos departamentos de vendas em Portugal) o "gerente de primeiro nível" corresponde ao "supervisor" e o "gerente de segundo nível" corresponde ao "director de vendas". Mas nada é claro relativamente a esta questão. Muito obrigado pela ajuda.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2gerente de segundo nível
João Roque Dias
5 +1gerente secundárioLuiz Almeida
5gerente de segunda linha
telefpro
4gestor de segunda linhaecoelho
4director de vendas/director comercial
CristinaPereira


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
gerente secundário


Explanation:
gerente setorial ou sub-gerente

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-14 16:29:38 (GMT)
--------------------------------------------------

Como a relação de hierarquia segundo o Pedro é contrária a que inicialmente achei que fosse, as traduções que sugeri devem ser então também invertidas, a que sugeri para o principal gerente deve ser usada para o outro e vice-versa.

--------------------------------------------------
Note added at 2006-02-14 16:55:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Como a relação de hierarquia segundo o Pedro é contrária a que inicialmente achei que fosse, as traduções que sugeri devem ser então também invertidas, a que sugeri para o principal gerente deve ser usada para o outro e vice-versa.

Luiz Almeida
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  CristinaPereira: Não. É superior hierárquico do "first line manager"
10 mins

agree  AnaCarla
6 hrs

25 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
gerente de segunda linha


Explanation:
ja o expliquei na repssta anterior

telefpro
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  CristinaPereira: Não. É superior hierárquico do "first line manager"
4 mins
  -> pois podia ser assim. A evolicao do nosso idioma

disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: repssta evolição?? e eu é que preciso ir para a Escola???????????????????????????????????????
13 mins
  -> porqiue?

agree  Carlos Angelo
1 day18 hrs

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
director de vendas/director comercial


Explanation:
Será o responsável da divisão de vendas a nível global, por exemplo?
Hipóteses...

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2006-02-14 16:26:19 GMT)
--------------------------------------------------

Pode ser também um director ou administrador da empresa a quem o chefe de vendas reporta

CristinaPereira
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72
Grading comment
De facto, fui informado pelo cliente que na empresa em questão (e, tudo indica, em diversos departamentos de vendas em Portugal) o "gerente de primeiro nível" corresponde ao "supervisor" e o "gerente de segundo nível" corresponde ao "director de vendas". Mas nada é claro relativamente a esta questão. Muito obrigado pela ajuda.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: O chefe de vendas está abaixo do director Comercial..Penso eu de que... Bobby, tareco!
23 mins
  -> Nisso estamos de acordo :-) Esta pergunta tem truque

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
gerente de segundo nível


Explanation:
Ver a minha resposta e glossário na pergunta anterior em:
http://www.proz.com/kudoz/1256615

Acho que faz sentido um "gerente de primeiro nível" ser funcionalmente dependente de um "gerente de segundo nível".

Com o termo "escalão", segundo a lógica portuguesa, seria precisamente o contrário: um "segundo escalão" seria ***sempre*** dependente de um "primeiro escalão".

João Roque Dias
Portugal
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fred Neild
45 mins

agree  xxxCarla Queiro
3 hrs

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gestor de segunda linha


Explanation:
Pela mesma ordem de ideias que a resposta de "first line manager". É o nível de chefia acima do "first line manager".

ecoelho
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese