KudoZ home » English to Portuguese » Marketing / Market Research

Backward invention

Portuguese translation: invenção reversa


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Backward invention
Portuguese translation:invenção reversa
Entered by: rhandler

03:27 Mar 9, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Marketing / Market Research
English term or phrase: Backward invention
Por favor, uma sugestão de tradução para o termo backward invention.
A definição é:
Reintroducing an older version of a product that is well suited to the needs fo a local market.

Grata
Elaine Pepe
invenção reversa
Explanation:
Similarmente à "engenharia reversa", muito usada em software. Um exemplo, à página 131 do documento deste exemplo:

[PDF] Telecommunications Tower of Babel Imagem de Curtis Parker
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA. Daniel de Oliveira Gomes. Nome Próprio, a dimensão Atópica da escritura ...
http://tede.ufsc.br/teses/PLIT0259.pdf
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5relancamento do produtoMarcia Stubblebine
4invenção reversarhandler
3 +1relançamento de produtosilvia367325
4Invensão às avessas
Flavia Martins dos Santos
3retro-invençãoFreitas e Silva
3evolução rétro
Roberto Cavalcanti
3invenção de apoio
TRANSDUCTOR


Discussion entries: 1





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
backward invention
invenção de apoio


Explanation:
Segundo ese contexto pode ser isso

TRANSDUCTOR
Brazil
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese

7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
backward invention
retro-invenção


Explanation:
sugg

Freitas e Silva
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
backward invention
Invensão às avessas


Explanation:
suggestion

Flavia Martins dos Santos
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 22

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  silvia367325: Não seria invenção?
43 mins
  -> coloquei errado ao datilografar mil desculpas

10 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
backward invention
relançamento de produto


Explanation:
Sem conhecer o contexto em que o termo se insere, relançamento de produto pode ser uma tradução viável já que pela definição enviada pela Eliane, o produto está sendo re-introduzido em determinado mercado, ou seja, em algum ponto no tempo esse mercado teve tal produto.

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2008-03-09 13:44:03 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei outra definição de backward invention que contradiz o que eu havia colocado:


A product strategy in international marketing in which a company produces a less complex version of its domestic product for developing and less-developed countries.

Nesse caso, talvez o melhor seja usar a própria definição, porque talvez não exista um termo que case perfeitamente com o conceito.


silvia367325
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 116

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
6 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
backward invention
invenção reversa


Explanation:
Similarmente à "engenharia reversa", muito usada em software. Um exemplo, à página 131 do documento deste exemplo:

[PDF] Telecommunications Tower of Babel Imagem de Curtis Parker
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA. Daniel de Oliveira Gomes. Nome Próprio, a dimensão Atópica da escritura ...
http://tede.ufsc.br/teses/PLIT0259.pdf


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 144

1 day10 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
backward invention
evolução rétro


Explanation:
ou retrô

Roberto Cavalcanti
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 72

1 day21 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
backward invention
relancamento do produto


Explanation:
concordo com a outra pessoa.




Marcia Stubblebine
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese