KudoZ home » English to Portuguese » Marketing / Market Research

turn-key project

Portuguese translation: projecto chave-na-mão


17:42 Mar 28, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing / Market Research / other
English term or phrase: turn-key project
Need help with the above term for BRA Portuguese.

Cheers,

Au
Aurora Humarán
Argentina
Portuguese translation:projecto chave-na-mão
Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2004-03-28 17:46:05 GMT)
--------------------------------------------------

Pelo menos em PT-PT.

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2004-03-28 17:51:03 GMT)
--------------------------------------------------

... desde o início especificamente em eletricidade é uma empresa gabaritada a executar qualquer obra elétrica no sistema \"Turn-Key\" (chave na mão) desde o ...

... Executa em sistema turnkey (chave-na-mão) escritórios, escolas, canteiros de obras, refeitórios, residências, galpões rurais e industriais. ...

... sobre a Feicana no site www.feicana.com.br. PRINCIPAIS ATIVIDADES DA KOBLITZ O foco de atuação da Koblitz é o fornecimento \"chave na mão\" (projeto pronto ...
Selected response from:

MLeiria
Portugal
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3projecto chave-na-mão
MLeiria
5 +2projeto "chave na mão".
Maria Luisa Duarte
5 +1Há várias opções
Sergio Almeida
5projeto turn-key
Eneida Martins
4projeto acabado ( ou seja, projeto totalmente pronto para uso)Silvia Carrasco


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
projecto chave-na-mão


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2004-03-28 17:46:05 GMT)
--------------------------------------------------

Pelo menos em PT-PT.

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2004-03-28 17:51:03 GMT)
--------------------------------------------------

... desde o início especificamente em eletricidade é uma empresa gabaritada a executar qualquer obra elétrica no sistema \"Turn-Key\" (chave na mão) desde o ...

... Executa em sistema turnkey (chave-na-mão) escritórios, escolas, canteiros de obras, refeitórios, residências, galpões rurais e industriais. ...

... sobre a Feicana no site www.feicana.com.br. PRINCIPAIS ATIVIDADES DA KOBLITZ O foco de atuação da Koblitz é o fornecimento \"chave na mão\" (projeto pronto ...

MLeiria
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 61
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes
34 mins
  -> Obrigado, fica sancionado para BR :)

agree  António Ribeiro
3 hrs
  -> obrigado

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: é mesmo isto. Aliás, posso-lhe dizer que em energia Eólica e já traduzi vários concurso é assim mesmo. Parabéns por manter a sua tradução.
22 hrs
  -> Obrigado, penso que já está mais do que consagrado (pelo menos em Portugal) pelo que não vejo porque não usar.

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
projeto "chave na mão".


Explanation:
desenvolvemos o projeto "chave na mão". ...

Para PT-BR


Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
16 hrs

agree  ahartje
18 hrs

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
projeto turn-key


Explanation:
não se traduz no Brasil

--------------------------------------------------
Note added at 41 mins (2004-03-28 18:24:37 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos:

Tipos de Contrato

Gerenciamento: a empresa gerencia projetistas e empreiteiras
Turn Key: a empresa é responsável por todo o processo, desde o projeto até a execução
Empreitada: a empresa executa a obra a um preço fechado
Administração: a empresa executa a obra ganhando um percentual dos custos envolvidos


Saturnia
...8000 Fale Conosco NEC/Nextel e Telet escolhem Invensys para projeto de TURN-KEY 10/01/2001 A Invensys Energy Systems apresentou as melhores propostas técnicas e comerciais e ganhou a ...
http://www.saturnia.com.br/02.htm

2 CMM Engenharia e Projetos Ltda.
...Projetos Ltda. TERMOBAHIA LOCAL: São Francisco do Conde CARACTERÍSTICAS: Empreendimento turn-key; projeto elaborado para Geral Engenharia. Off-site da Termobahia constituído de 800 metros de linhas de vapor de alta ...
http://www.cmmengenharia.com.br/o01.htm

3 Serviços SITEBR
...uma orientação geral com algumas horas de consultoria até um projeto turn-key onde você não terá nenhuma preocupação técnica ou operacional. Para informações iniciais sobre presença na Internet, Site próprio - ...
http://www.sitebr.com/products.htm

4 A Conquista do Exterior
...e remodelou toda a Rede Telefônica da capital, Luanda, um projeto Turn-Key incluindo fornecimento de todos os bens e serviços. Atualmente a Tele Redes foi contratada para prestar todos os ...
http://www.teleredes.com.br/conquis_por.htm



Eneida Martins
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Maria Luisa Duarte: projeto "chave na mão". ...http://www.milkpier.com.br/feiras.htm
9 mins
  -> respeito sua opinião, Maria Luisa, mas mantenho que "turnkey" é muito mais usado aqui no Brasil

agree  Ana Almeida: Pelo que pesquisei, é esta a designação mais corrente no Brasil. http://www.google.pt/search?q="turn-key"&hl=pt-PT&lr=lang_pt...
13 mins
  -> Obrigada, Ana.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
57 mins
  -> Obrigada, Sormane

agree  Claudio Mazotti
2 hrs
  -> Obrigada, klausinSP

disagree  António Ribeiro: Usa-se muito no Brasil (???) mas não está correcto. Pode ser traduzido e, a tradução faz sentido, então DEVE ser traduzido.
3 hrs
  -> Esta discussão sobre traduzir ou não o termo já aconteceu aqui em outra ocasião. Há muitos comentários interessantes em http://www.proz.com/kudoz/389086

disagree  Celina Falck-Cook: Projeto pronto para uso. Para que se vai adotar a expressão inglesa? Trata-se de um projeto em que o produto é algo que pode ser utilizado imediatamente. Chega a ser meio óbvio. Se o produto não puder ser utilizado imediatamente é um "produto inacabado".
1764 days

10 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Há várias opções


Explanation:
projeto fechado, projeto completo, em regime de empreitada, pronto para uso, "turn-key". Chave na mão é muito literal.

Sergio Almeida
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Celina Falck-Cook: Concordo plenamente. Se o projeto for "some assembly required" então é um produto inacabado como disse acima. Subentende-se que o produto estará pronto para utilização imediata.
1763 days

1 day13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
projeto acabado ( ou seja, projeto totalmente pronto para uso)


Explanation:
turnkey - fully ready for use.
Acabado - Finished, Completed

Silvia Carrasco
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese