KudoZ home » English to Portuguese » Marketing / Market Research

cyanide scare

Portuguese translation: pânico causado pela adulteração do produto com cianeto


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cyanide scare
Portuguese translation:pânico causado pela adulteração do produto com cianeto
Entered by: Vera Rodrigues

19:57 Aug 2, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing / Market Research
English term or phrase: cyanide scare
In the 1980s, a medical manufacturer that prides itself on its corporate ethics voluntarily pulled its products from store shelves and halted production of a popular over-the-counter headache remedy hours after a cyanide scare
Vera Rodrigues
pânico causado pela adulteração do produto com cianeto
Explanation:
Trata-se de um caso famoso. E o foi decorrente de envenenamento pela adulteração do produto, ou pela ameaça de adulteração com cianeto.
Selected response from:

sgcodes
Grading comment
Thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5pânico causado pela adulteração do produto com cianetosgcodes
5 +3perigo (de contaminação) por cianeto
Gisele Brierley
5 +3onda de pânico causada pelo uso de cianeto
Paulo Celestino Guimaraes
4 +2alarme de cianetoAntónio Ribeiro
5receio de cianeto
Brigith Guimarães
4ameaça de cianeto
Susanne Rindlisbacher


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
receio de cianeto


Explanation:
por essa razão e pelas suas implicações, foi imediatamente retirado do mercado

Brigith Guimarães
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
perigo (de contaminação) por cianeto


Explanation:
http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller

Gisele Brierley
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxBotto: Sim, perigo de contaminação por cianeto me parece mais correto
7 mins
  -> Obrigada

agree  Sonia Heidemann
31 mins

agree  quinn
14 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
alarme de cianeto


Explanation:
Outras alternativas poderão ser: susto, pânico.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ROCHA-ROBINSON: susto de cianeto
57 mins

agree  Cecilia Bartalotti: pânico de contaminação por cianeto
2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ameaça de cianeto


Explanation:
pelo menos quando se fala em bombas costuma ser ameaça

Susanne Rindlisbacher
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
onda de pânico causada pelo uso de cianeto


Explanation:
Sugestão.
HTH

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 9 mins (2004-08-02 23:06:52 GMT)
--------------------------------------------------

Uso de cianeto nos garimpos é ameaça ao rio Tapajós


Um dos mais espetaculares rios da Amazônia, o Tapajós está correndo séria ameaça. Além da possibilidade de contaminação de seres humanos por metilmercúrio - por causa da larga utilização de mercúrio nos garimpos, agora o risco é ainda maior - o cianeto, substância altamente tóxica e mortal. Itaituba, no oeste do Estado do Pará, a 1.100 quilômetros de Belém, a capital, é o centro de uma das principais zonas garimpeiras do Pará, que desder a década de 50 atuam na Reserva Garimpeira do Tapajós, sofre os efeitos da contaminação pelo mercúrio e se vê agora ameaçado por um novo desastre ambiental, devastador: a utilização de cianeto no processo de concentração do ouro. O cianeto de sódio é um sal cristalino deliqüescente, extremamente tóxico e letal quando consumido, mesmo em quantidades diminutas.



Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
6 hrs
  -> Obrigado

agree  wana
10 hrs
  -> Obrigado

agree  Javier Ramos
20 hrs
  -> Obrigado Javier

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
pânico causado pela adulteração do produto com cianeto


Explanation:
Trata-se de um caso famoso. E o foi decorrente de envenenamento pela adulteração do produto, ou pela ameaça de adulteração com cianeto.

sgcodes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Thanks

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago: Sim. A partir daí o produto que era vendido em cápsulas (nos EUA) passou a ser vendido em comprimidos.
20 mins
  -> Isso mesmo, obrigado.

agree  Cecilia Bartalotti: Eu diria "pânico de contaminação com cianeto". Nesse caso específico foi adulteração de produto, mas "cyanide scare" pode ser usado em outros contextos também, como medo de ataque terrorista ou de contaminação ambiental com cianeto.
1 hr
  -> Correto, e obrigado.

agree  airmailrpl: -
5 hrs
  -> Obrigado

agree  Paulo Celestino Guimaraes
1 day14 hrs

agree  Carlos Angelo
564 days