KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

free air

Portuguese translation: ar livre


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:free air
Portuguese translation:ar livre
Entered by: António Ribeiro

03:00 May 24, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: free air
Especificação de consumo de ar de máquina para contagem de papel:

Air Consumption per Machine Cycle - 3,1 liters FREE AIR.

Ar livre???
ROTMAN
Brazil
ar livre
Explanation:
Não vejo outra coisa.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1ar livreAntónio Ribeiro
5descarga livre
João Roque Dias
4ar ambiental
Michael Powers (PhD)
3ar não comprimido
airmailrpl


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ar livre


Explanation:
Não vejo outra coisa.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
9 hrs

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ar ambiental


Explanation:
Medida da contaminacao radioativa do ar ambiental por radonio-222 ... - [ Translate this page ]
... Medida da contaminacao radioativa do ar ambiental por radonio-222 e filhos em
residencias de Campinas-SP, Brasil. Dissertação de Mestrado de : Neman, ...
www.ifi.unicamp.br/ccjdr/ teses/apresentacao.php3?filename=IF1267 - 5k - Cached - Similar pages

Eventos na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/EPM - [ Translate this page ]
... Principios de filtração do ar e unidades de tratamento do ar em serviços de
saúde. Validação de Amostradores de ar. Qualidade do ar ambiental. ...
www.unifesp.br/eventos/eventos.php?cod=1065 - 6k - Cached - Similar pages

CAN AIR - Serviços: Normatização Brasindoor - [ Translate this page ]
... Ar ambiental (2);; Ar de insuflamento(2);; Ar de retomo(2); ... Ar Ambiental
Interior = Ar Ambiental Exterior X 1,50 ...
www.canair.com.br/servicos/norma.htm - 11k - Cached - Similar pages

[DOC] Imcàção ABRA VA n° l140
File Format: Microsoft Word 97 - View as HTML
... Fonte poluente secundária (sujidade do duto);; Ar ambiental (2);; Ar de
insuflamento(2); ... Ar Ambiental Interior = Ar Ambiental Exterior X 1,50 ...
www.canair.com.br/download/servicos/norma/norma.doc - Similar pages

Resolução 176 - DOU - [ Translate this page ]
... na área de qualidade do ar ambiental interior, que estabelece padrões ...
controle do ar ambiental interior dos ambientes climatizados de uso coletivo, ...
www.cabano.com.br/Resolucao176.htm - 44k - Cached - Similar pages

JCTM - [ Translate this page ]
... O Sistema de Monitoramento de Ar Ambiental da Ecotech evoluiu de mais de 25
anos de larga ... para aplicações de ar ambiental e monitoramento e emissão. ...
www.jctm-hidromet.com.br/equip/quali/ecotc.htm - 9k - May 22, 2005 - Cached - Similar pages

Environmental Solutions RJ - Metodologia - [ Translate this page ]
... fornecer parecer conclusivo sobre a real qualidade do ar ambiental desde as
instalações de um simples escritório a grandes prédios comerciais, ...
members.tripod.com/envsol/metodo.html - 12k - Cached - Similar pages

Anvisa - - [ Translate this page ]
... na área de qualidade do ar ambiental interior, que estabelece padrões referenciais
... aplicável à pesquisa, que determina a qualidade do ar ambiental. ...
www.anvisa.gov.br/legis/resol/176_00re.htm - 61k - Cached - Similar pages

Legislação - [ Translate this page ]
... na área de qualidade do ar ambiental interior, que estabelece padrões ...
para fins de avaliação e controle do ar ambiental interior dos ambientes ...
e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=6958 - 41k - Cached - Similar pages

[PDF] GUIA DE CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS EM ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... Determinação da temperatura, umidade e velocidade do ar ambiental. Objetivo:
... Quantificar a matéria particulada no ar ambiental. Estes elementos são ...
www.brasindoor.com.br/arquivos/vol01_guia01.pdf - Similar pages




--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2005-05-24 03:07:29 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] Untitled
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... Para as indústrias novas, deverá ser exigido o mínimo consumo especí- ...
resíduos encaminhado ao órgão de proteção ambiental e especificação detalhada ...
www.ana.gov.br/Destaque/d179-docs/PublicacoesEspecificas/ PapelCelulose/Controle_ambiental_papel_celulose.pdf - Similar pages

[PDF] 1 APRESENTAÇÃO Dando prosseguimento a sua missão de promover o ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... A adequada especificação dos materiais e dos equipamentos utilizados na ...
O fluxo do ar ambiental também deve ser estudado, considerando o chamado ...
www.defesacivil.gov.br/.../publicacoes/publicacoes/ destecnologicos.pdf&nome_arquivo=destecnologicos.pdf - Similar pages




--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2005-05-24 03:13:40 GMT)
--------------------------------------------------

No dicionário técnico das línguas espanhola e inglesa, tem a tradução de \"free air\" como \"aire ambiente\" e em portugués, em dois exemplos, funciona muito bem \"ar ambiental\"

--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2005-05-24 03:23:59 GMT)
--------------------------------------------------

Here is the definition of \"free air\"

Free Air - Air at atmospheric conditions at any specified location, unaffected by the compressor.

GLOSSARY
GLOSSARY OF BASIC COMPRESSED AIR SYSTEM TERMINOLOGY ... Cfm, Free Air - Cfm of
air delivered to a certain point at a certain condition, converted back to ...
www.energymanagertraining.com/ equipment_all/compressors/grossary.htm - 20k - Cached - Similar pages

Based on this definition, it seems logical that \"free air\" is the air in the environment, and hence \"ar ambiental\" would be the logical way to translate it. However, that does not mean that my examples are relevant.

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 45

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: É evidente que existe "ar ambiental" mas, as suas referências parecem totalmente fora de contexto. Desculpe, mas também não me parecem ser adequados ao contexto.
1 min
  -> Pode ser que você tenha razão do contexto dos exemplos que usei. Porém, com a definição de "free air" que acabo de por, acho que "ar ambiental" é uma resposta lógica. - Mike :)

30 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ar não comprimido


Explanation:
free air => ar não comprimido

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 720

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
descarga livre


Explanation:
free air = free air delivery (FAD)

Free air (FAD)
Free air delivery. Air at the atmospheric conditions of the site and unaffected by the compressor. Flow is measured at the discharge valve of the compressor, after the aftercooler, the water separator and built in check valve. Capacity and power consumption are corrected to ISO 1217 standard reference conditions: Ambient temperature = 20°C, Ambient pressure = 1 bar(a), Relative humidity = 0%, Cooling water/air = 20°C, Effective working pressure at discharge valve = 7 bar(a).

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs 36 mins (2005-05-24 13:36:20 GMT)
--------------------------------------------------

Também designada \"descarga livre efectiva\" em alguma literatura.

Ver em:

http://www.edsoncompressores.com.br/frame02.htm
http://www.chicagogeradores.com.br/prod_comp_est_08.htm

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs 36 mins (2005-05-24 13:36:54 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.arlug.com.br/equip.htm

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs 45 mins (2005-05-24 13:45:31 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.arlug.com.br/equip.htm

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs 53 mins (2005-05-24 13:53:44 GMT)
--------------------------------------------------

Nota:

Nas respostas acima é evidente alguma confusão com o termo \"free air\" (FAD) utilizado em tecnologia pneumática.

O FAD mede a capacidade de um compressor (ou o consumo de de um consumidor de ar comprimido) em unidades de caudal (m3/min ou CFM), ***com o ar da saída às mesmas condições da admissão***, de modo a não adulterar a capacidade volumétrica com o aumento de volume provocado pela compressão.

Para efeitos de comparabilidade valores, a norma ISO 1207 define as condições da medição do caudal FAD de compressores: pressão de admissão de 1 bar e temperatura do ar de admissão e de arrefecimento de 15 °C.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 9 hrs 20 mins (2005-05-25 12:20:48 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Nota para arquivo:

O que é \"ar livre\" nas especificações de equipamento pneumático?
Apenas a tradução de \"free air\".... Só que sem significado.
É pena...

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 855