KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

cross-tie

Portuguese translation: dormente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cross-tie
Portuguese translation:dormente
Entered by: rhandler

10:55 Feb 23, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering / montanhas russas
English term or phrase: cross-tie
Continuamos na montanha russa

From top to bottom, every joint and CROSS-TIE has to be a perfect fit.
(Pt-pt)

Obrigada
Isabel Pinto
dormente
Explanation:
Assim se chamam as travessas que suportam os trilhos (ou carris) numa ferrovia (sleepers, em inflês). Veja estes exemplos, de sites portugueses:

eSchola2002 - A melhor página sobre Ambiente/Floresta
... madeira. Traves de madeira, conhecidas por dormentes, são utilizadas para ligar os carris do caminho de ferro. Outrora, muitas ...
www.cercifaf.pt/nonio/eschola02/flo_t2.htm


[PDF] COMUNICA˙Ô DA COMISSO Enquadramento multissectorial dos auxílios ...File Format: PDF/Adobe Acrobat
Carris e dormentes. 7302 10 31; 7302 10 39; 7302 10 90; 7302 20 00; 7302 40 10; 7302 10 20. Tubos e perfis ocos sem. costura. 7303; 7304 ...
www.prime.min-economia.pt/.../ResourcesUser/Legislação/Comu...

Leirianet - O 1º Portal Distrital
“Colocaram novos carris e dormentes na Linha para acelerar O caminho entre Lisboa e Porto, mas esqueceram-se de acabar A estrada alternativa”, ...
www.leirianet.pt/leiria/noticia.php3?results=1&ind=1761


[PDF] DESIGNAÇÃO CÓDIGO PAUTAL 71File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Dispositivos não rígidos para fixação DE carris DE caminho DE ferro, DE ferro fundido, ... Dormentes DE madeira para vias férreas ou semelhantes ...
http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/prod/dgaiec/infDgaiec.ns...$FILE/PARTE18_D.pdf

Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1dormenterhandler
4travessa de ferrovia/via férrea
Isabella Becker
4travessa
Claudio Mazotti


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
travessa


Explanation:
Segundo o Eurodicautom

... férreas (crosstie, railway sleeper, sleeper, tie), travessa (arch, bystreet ... crosscut, cross-measure drift, cross-member, crosstie, cross-tie, dish, horizontal ...
www.websters-online-dictionary.com/ra/railroad_tie.html

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 196

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
travessa de ferrovia/via férrea


Explanation:
Achei apenas em PT-BT, veja o que é mais aplicável a PT-PT.

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2006-02-23 11:06:34 GMT)
--------------------------------------------------

cross-tie = noun US a railway sleeper.
railway sleeper = travessa de ferrovia (travessa de madeira que fica em baixo dos trilhos)

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2006-02-23 11:10:16 GMT)
--------------------------------------------------

railway sleeper equivale a railroad tie, cuja tradução também é travessa de ferrovia/via férrea


Isabella Becker
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
dormente


Explanation:
Assim se chamam as travessas que suportam os trilhos (ou carris) numa ferrovia (sleepers, em inflês). Veja estes exemplos, de sites portugueses:

eSchola2002 - A melhor página sobre Ambiente/Floresta
... madeira. Traves de madeira, conhecidas por dormentes, são utilizadas para ligar os carris do caminho de ferro. Outrora, muitas ...
www.cercifaf.pt/nonio/eschola02/flo_t2.htm


[PDF] COMUNICA˙Ô DA COMISSO Enquadramento multissectorial dos auxílios ...File Format: PDF/Adobe Acrobat
Carris e dormentes. 7302 10 31; 7302 10 39; 7302 10 90; 7302 20 00; 7302 40 10; 7302 10 20. Tubos e perfis ocos sem. costura. 7303; 7304 ...
www.prime.min-economia.pt/.../ResourcesUser/Legislação/Comu...

Leirianet - O 1º Portal Distrital
“Colocaram novos carris e dormentes na Linha para acelerar O caminho entre Lisboa e Porto, mas esqueceram-se de acabar A estrada alternativa”, ...
www.leirianet.pt/leiria/noticia.php3?results=1&ind=1761


[PDF] DESIGNAÇÃO CÓDIGO PAUTAL 71File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Dispositivos não rígidos para fixação DE carris DE caminho DE ferro, DE ferro fundido, ... Dormentes DE madeira para vias férreas ou semelhantes ...
http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/prod/dgaiec/infDgaiec.ns...$FILE/PARTE18_D.pdf



rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 1153
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxMarttim
4 mins
  -> Obrigado, Marttim.