KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

drawkook

Portuguese translation: engate


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:drawhook
Portuguese translation:engate
Entered by: rhandler

15:24 Nov 4, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: drawkook
Part of a locomotive. Seria o mesmo que 'coupler'? http://travel.howstuffworks.com/diesel-locomotive4.htm. O gancho que conecta a locomotiva e os vagões entre si? Mas como se chama em português?
Humberto Ribas
Brazil
engate
Explanation:
Imagino que o original seja "draw hook". Visite este exemplo, bem ilustrado:

Troca de Engates
Com esse material é possível montar 4 engates completos para vagões ou locomotivas. O mesmo engate serve para ambos, observando-se questões de altura e de ...
www.callonimodels.com/tecnicas/tec_enga/engates.html


Veja também estes exemplos:

Picture Gallery - Directory: /pix/pt/diesel/1900/Barreiro
Locomotiva 1906 no Barreiro, promenor do engate ATLAS e das tomandas. 26-06-2002. ... Locomotiva 1907 no Barreiro, com engates universais. 26-06-2002. ...
www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1900/Barreiro/pix.html

| Ministério do Trabalho e Emprego - MTE |
C - ACOPLAR VAGÕES E CARROS. 1, Verificar bitola das linhas. 2, Aproximar máquina do vagão. 3, Conectar adaptador de engate no trem. 4, Conectar engate no ...
www.mtecbo.gov.br/busca/mostra_descricao.asp?codigo=23351&l...



--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-11-04 19:01:10 GMT)
--------------------------------------------------

Também se diz "gancho do engate", segundo o "Comprehensive Technical Dictionary" do Lewis L. Sell, mas é popularmente conhecido por "engate".
Selected response from:

rhandler
Grading comment
obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1engaterhandler
4 +2dispositivo de atrelagem
Mariana Moreira


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
dispositivo de atrelagem


Explanation:
por analogia ao encontrado:

Term: draw-hook tractive effort
Reference: Lex.ferrov

Term: draw-bar tractive effort
Reference: Lex.ferrov

Term: esforço no dispositivo de atrelagem
Reference: R.Apóstolo,Eng.Civil,Gabinete de Estudos Ferroviários

Fonte: IATE

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-11-04 15:28:47 GMT)
--------------------------------------------------

Ou ainda "gancho de tra(c)ção"


Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 308

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Juliana Saul
10 mins
  -> Juliana, obrigada

agree  Fernando Fonseca
1 hr
  -> Fernando, obrigada

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
engate


Explanation:
Imagino que o original seja "draw hook". Visite este exemplo, bem ilustrado:

Troca de Engates
Com esse material é possível montar 4 engates completos para vagões ou locomotivas. O mesmo engate serve para ambos, observando-se questões de altura e de ...
www.callonimodels.com/tecnicas/tec_enga/engates.html


Veja também estes exemplos:

Picture Gallery - Directory: /pix/pt/diesel/1900/Barreiro
Locomotiva 1906 no Barreiro, promenor do engate ATLAS e das tomandas. 26-06-2002. ... Locomotiva 1907 no Barreiro, com engates universais. 26-06-2002. ...
www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1900/Barreiro/pix.html

| Ministério do Trabalho e Emprego - MTE |
C - ACOPLAR VAGÕES E CARROS. 1, Verificar bitola das linhas. 2, Aproximar máquina do vagão. 3, Conectar adaptador de engate no trem. 4, Conectar engate no ...
www.mtecbo.gov.br/busca/mostra_descricao.asp?codigo=23351&l...



--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-11-04 19:01:10 GMT)
--------------------------------------------------

Também se diz "gancho do engate", segundo o "Comprehensive Technical Dictionary" do Lewis L. Sell, mas é popularmente conhecido por "engate".

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 1153
Grading comment
obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cristina Serra
13 hrs
  -> Obrigado, Marie-Christine!