KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

duty point

Portuguese translation: ponto de operação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:duty point
Portuguese translation:ponto de operação
Entered by: rhandler

00:51 Feb 2, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: duty point
This is a text about a wastewater application.

The DIN 24260 Pt1 standard defines the duty point as the intersection of the pump H-Q curve and the system H-Q curve. It indicates the values of flow and head which will be obtained at stationary operation with the respective speed related pump H-Q curve.
Alex Barros
Brazil
ponto de operação
Explanation:
Seu texto ficará:

"A norma DIN 24260 Pt1 define o ponto de operação como a interseção da curva H-Q da bomba e a curva H-Q do sistema (H-Q = curva característica, so sistema de tubulações e da bomba). Indica os valores de vazão e carga que serão obtidos na operação estacionária na respectiva velocidade referida à curva característica da bomba."

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2009-02-02 01:08:43 GMT)
--------------------------------------------------

Veja estes exemplos:

[DOC] EM 712 - SISTEMAS FLUIDOMECÂNICOS
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
O ponto de operação especificado para o sistema de bombeamento é:. QPO = 26 m3/h ... Resta, ainda, verificar a potência da bomba no ponto de operação: ...
www.fem.unicamp.br/~em712/prv198gb.doc

WEB CURSO BOMBAS
Considerando as características do sistema e da bomba, representadas por suas curvas, o ponto de operação do bombeamento será a interseção das duas curvas. ...
www.webeficienciaenergetica.kit.net/bombas.htm
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3ponto de operaçãorhandler
4 +2ponto de trabalho (do gráfico da bomba)Marlene Curtis
4 +1ponto de funcionamento
Teresa Filipe


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
ponto de operação


Explanation:
Seu texto ficará:

"A norma DIN 24260 Pt1 define o ponto de operação como a interseção da curva H-Q da bomba e a curva H-Q do sistema (H-Q = curva característica, so sistema de tubulações e da bomba). Indica os valores de vazão e carga que serão obtidos na operação estacionária na respectiva velocidade referida à curva característica da bomba."

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2009-02-02 01:08:43 GMT)
--------------------------------------------------

Veja estes exemplos:

[DOC] EM 712 - SISTEMAS FLUIDOMECÂNICOS
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
O ponto de operação especificado para o sistema de bombeamento é:. QPO = 26 m3/h ... Resta, ainda, verificar a potência da bomba no ponto de operação: ...
www.fem.unicamp.br/~em712/prv198gb.doc

WEB CURSO BOMBAS
Considerando as características do sistema e da bomba, representadas por suas curvas, o ponto de operação do bombeamento será a interseção das duas curvas. ...
www.webeficienciaenergetica.kit.net/bombas.htm

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 1153
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Antonio
7 hrs
  -> Obrigado, Marcos, tenha uma boa semana!

agree  Isabel Maria Almeida
8 hrs
  -> Obrigado, Isabel Maria, uma boa semana para você!

agree  Marcelo Lino: A interseção das duas curvas define o ponto de trabalho, ou ponto de operação da bomba.
15 hrs
  -> Obrigado, Marcelo, como diz o meu segundo exemplo, textualmente! Boa semana!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
ponto de trabalho (do gráfico da bomba)


Explanation:
http://www.scribd.com/doc/7392477/N0906

British Pump Manufacturing Association | Pumping Fundamentals ... - 4:58pmThe DIN 24260 Pt1 standard defines the duty point as the intersection of the ... Duty Point Curve The specified duty point is defined to be that point on ...
www.bpma.org.uk/page.asp?node=66&sec=Duty_Point -

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2009-02-02 01:11:27 GMT)
--------------------------------------------------

A figura anterior apresenta um gráfico de pré-seleção de bombas de um determinado fabricante, a partir do qual o usuário tem uma idéia de quais catálogos consultar a respeito da seleção propriamente dita, locando o ponto de trabalho neste gráfico e determinando qual a família ideal de bombas. Com os modelos selecionados, obter as curvas características da bomba, geralmente no próprio catálogo, Construir a curva característica da instalação CCI, Determinar as grandezas relativas ao ponto de trabalho para os diversos modelos selecionados (Q, HB, (B, NPSHREQ, NB) Verificar o rendimento da bomba para cada modelo selecionado,
http://pasta.ebah.com.br/download/apostila-de-bombas-doc-387...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1539

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
1 hr
  -> Grata Roberto!

agree  Marcelo Lino: A interseção das duas curvas define o ponto de trabalho, ou ponto de operação da bomba.
15 hrs
  -> Grata!

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ponto de funcionamento


Explanation:
Em PT-PT diz-se assim.

Teresa Filipe
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
1 day22 hrs