KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

VOD - Vacuum Oxygen Decarbonization

Portuguese translation: descarbonização oxidativa a vácuo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Vacuum Oxygen Decarbonization
Portuguese translation:descarbonização oxidativa a vácuo
Entered by: Thais Castanheira

20:47 Feb 13, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: VOD - Vacuum Oxygen Decarbonization
Qual a tradução desse termo?
descarbonização oxidativa à vacuo?
Thais Castanheira
Czech Republic
descarbonização oxidativa a vácuo
Explanation:
Ver

Blig - [ Translate this page ]1 - Led azul de 470nm, apresenta ação bacteriana, por estresse oxidativo, ...... livres de oxigênio ou peróxidos, descarbonização oxidativa do purivato e ... O aparelho é formado com uma bomba a vácuo, que aspira o ar no cabeçote e na ...
pelebonita.blig.ig.com.br/ - 263k
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
pelo índice de freqüência das respostas, cheguei à essa como a mais freqüente, mas acho que no final, todas são corretas.
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3descarburação a vácuo com oxigénio
Lúcia Leitão
4 +1descarbonização oxidativa a vácuoMarlene Curtis
4Descarboxilação com oxigênio via vácuo OU Descarboxilação oxidativa via vácuo.
Marcos Antonio


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
vod - vacuum oxygen decarbonization
descarbonização oxidativa a vácuo


Explanation:
Ver

Blig - [ Translate this page ]1 - Led azul de 470nm, apresenta ação bacteriana, por estresse oxidativo, ...... livres de oxigênio ou peróxidos, descarbonização oxidativa do purivato e ... O aparelho é formado com uma bomba a vácuo, que aspira o ar no cabeçote e na ...
pelebonita.blig.ig.com.br/ - 263k

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1539
Grading comment
pelo índice de freqüência das respostas, cheguei à essa como a mais freqüente, mas acho que no final, todas são corretas.
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral: ou descarbonização de/com oxigênio a vácuo
11 hrs
  -> Grata!

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
vod - vacuum oxygen decarbonization
descarburação a vácuo com oxigénio


Explanation:
Encontrei esta referência depois de ter encontrado a tradução do termo para espanhol.
Espero que ajude.

[DOC] Processo Produtivo e ServiçosFormato do ficheiro: Microsoft Word - Ver em HTML
... VOD (descarburação a vácuo com oxigênio), forno-panela e lingotamento continuo. ... descarburação com oxigênio e argônio através de ventaneira e lança), ...
www.infoinvest.com.br/modulos/doc.asp?arquivo=00265060.WAN&...

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2009-02-13 21:06:52 GMT)
--------------------------------------------------

Aqui o termo é traduzido por "descarbonetação". Mas na pesquisa que fiz o termo que mais vezes aparece neste contexto é "descarburação"

"Manual de Siderurgia - Produção - Resultado da pesquisa de livros do Googlede Luiz Antonio de Araujo
... A VÁCUO COM OXIGÉNIO (VOD = Vacuum oxygen ... a vácuo com oxigénio."
books.google.pt/books?isbn=8561165014...

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
18 mins
  -> Obrigada Artur Jorge.

agree  Cristiana Veleda
59 mins
  -> Obrigada Cristiana

agree  Humberto Ribas
9 hrs
  -> Obrigada Humberto

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
vod - vacuum oxygen decarbonization
Descarboxilação com oxigênio via vácuo OU Descarboxilação oxidativa via vácuo.


Explanation:
Sug.


- A vacuum oxygen decarbonization (VOD) refining method for producing stainless ... VOD (Vacuum oxygen decarbonization) refining performed in a steel refining ...
www.freepatentsonline.com/6358299.html -

"PROCESSO PARA A DESCARBONIZAÇÃO PROFUNDA DE MASSAS FUNDIDAS DE AÇO". Processo para a descarbonização de fundido de aço em uma instalação RH, caracterizado pelo fato de que, com o aumento do CO liberado para um receptáculo de vácuo (2) devido à descarbonização natural como resultado do oxigênio dissolvido no banho de aço e presente no sistema, uma quantidade calculada de oxigênio é introduzida, dependente no conteúdo de carbono inicial e do conteúdo de oxigênio inicial do fundido, em que uma pressão inicial para o começo do processo de sopro é calculada dependendo do conteúdo de carbono inicial.

- O termo Descarboxilação (ou descarbonização) designa a remoção do grupo COO de um determinado composto, resultando daí a libertação de dióxiodo de carbono ...
www.knoow.net/ciencterravida/biologia/descarboxilacao.htm - 14k

- Descarbonização com Flush • Descarbonização via a vacuo • Limpeza de Bico Simples • Limpeza de Bico Completa • Reparo do Cabeçote • Falha do Motor ...
www.autocontinental.com.br/servicos.htm - 7k

- A acetil-CoA é formada a partir da descarboxilação oxidativa do piruvato, ... Este conjunto de 3 reacções (descarboxilação oxidativa) é primeiramente ...
nebm.ist.utl.pt/repositorio/download/620/9


Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 709