ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

keyless

Portuguese translation: (mecanismo de dar corda no relógio) sem chave, sem o uso de chave

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:keyless
Portuguese translation:(mecanismo de dar corda no relógio) sem chave, sem o uso de chave
Entered by: Marlene Curtis

13:04 Mar 4, 2011
English to Portuguese translations [PRO]
Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: keyless
Along the way Dent patented the first keyless winding mechanism, designed
numerous...
(watch)
Lucio Pereira
Brazil
(mecanismo de dar corda no relógio) sem chave, sem o uso de chave
Explanation:

Antoine Norbert de Patek conhece Jean Adrien Philippe na Exposição Universal de Paris. Na exposição, Jean Adrien Philippe é premiado com uma medalha de ouro pelo seu revolucionário sistema de dar corda sem chave.
http://www.relogioserelogios.com.br/guia.asp?idEntidade=53&f...


--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2011-03-04 13:37:30 GMT)
--------------------------------------------------

Chave de Breguet – É uma chave para dar corda no relógio na qual uma extremidade do seu eixo contém uma catraca com uma embreagem. Esse sistema permite que somente a rotação no sentido correto para a carga da corda atue sobre a mola principal. Uma tentativa de dar a corda girando a chave no sentido contrário faz com que a embreagem deslize sem transmitir rotação ao barril da corda, impedindo, assim, danos ao movimento.

http://ffamora.sites.uol.com.br/glossario.html

--------------------------------------------------
Note added at 43 mins (2011-03-04 13:47:44 GMT)
--------------------------------------------------




História - Relógios e Supérfluos - [ Translate this page ]
Os donos tinham que abrir as tampas para dar corda e regular os relógios; .... Com o uso dos sistemas sem chave (ajuste das horas e corda pela coroa)
http://ffamora.sites.uol.com.br/historia.html

http://www.ibiubi.com.br/produtos/são-paulo sao-paulo/antigu...
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Obrigado Marlene!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1(mecanismo de dar corda no relógio) sem chave, sem o uso de chaveMarlene Curtis
4 +1(mecanismo de corda) automática
Teresa Borges
3sem botão/pino de corda
Marcos Antonio


Discussion entries: 3





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sem botão/pino de corda


Explanation:
Diria assim


- first keyless winding mechanism- primeiro mecanisno sem botão/pino de corda

- Resposta para pergunta: Como funciona um relógio de ponteiro? da revista Mundo ... O usuário gira o botão de corda na lateral do relógio, alimentando um ...
mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/pergunta_287466.shtml

Marcos Antonio
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 709

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(mecanismo de corda) automática


Explanation:
Diria assim em PT(pt)

Example sentence(s):
  • O Millenary masculino com horas, minutos e segundos é alimentado pelo calibre de manufactura 3120 – um mecanismo de corda automática com 60 horas de reserva

    Reference: http://www.espiraldotempo.com/emfocos/detalhes.php?id=64
Teresa Borges
Belgium
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 425

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jose Mariano
1 hr
  -> Obrigada, José!

disagree  coolbrowne: O mecanismo de Dent não era automático mas sim manual com coroa, em vez de chave externa
1 hr
  -> tanto quanto sei é o mecanismo que equipa o Big Ben que é conhecido pela sua extrema precisão e pelo facto de ser automático...

agree  Leonor Machado
1 hr
  -> Obrigada, Leonor!

agree  connie leite
2 hrs
  -> Obrigada, Connie!

disagree  Marlene Curtis: Concordo com o Collbrowne. Manual com coroa. Veja a diferençahttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-relogi... Big Ben não é citado no contexto e não tem um Keyless winding mechanism.
2 hrs
  -> tanto quanto sei é o mecanismo que equipa o Big Ben que é conhecido pela sua extrema precisão e pelo facto de ser automático...

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(mecanismo de dar corda no relógio) sem chave, sem o uso de chave


Explanation:

Antoine Norbert de Patek conhece Jean Adrien Philippe na Exposição Universal de Paris. Na exposição, Jean Adrien Philippe é premiado com uma medalha de ouro pelo seu revolucionário sistema de dar corda sem chave.
http://www.relogioserelogios.com.br/guia.asp?idEntidade=53&f...


--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2011-03-04 13:37:30 GMT)
--------------------------------------------------

Chave de Breguet – É uma chave para dar corda no relógio na qual uma extremidade do seu eixo contém uma catraca com uma embreagem. Esse sistema permite que somente a rotação no sentido correto para a carga da corda atue sobre a mola principal. Uma tentativa de dar a corda girando a chave no sentido contrário faz com que a embreagem deslize sem transmitir rotação ao barril da corda, impedindo, assim, danos ao movimento.

http://ffamora.sites.uol.com.br/glossario.html

--------------------------------------------------
Note added at 43 mins (2011-03-04 13:47:44 GMT)
--------------------------------------------------




História - Relógios e Supérfluos - [ Translate this page ]
Os donos tinham que abrir as tampas para dar corda e regular os relógios; .... Com o uso dos sistemas sem chave (ajuste das horas e corda pela coroa)
http://ffamora.sites.uol.com.br/historia.html

http://www.ibiubi.com.br/produtos/são-paulo sao-paulo/antigu...


Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1536
Grading comment
Obrigado Marlene!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  coolbrowne: Correto. Manual mas integrado (coroa) em vez de chave separada.
1 hr
  -> Grata Coolbrowne!