KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Dentistry

glass slides

Portuguese translation: lâminas de vidro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:glass slides
Portuguese translation:lâminas de vidro
Entered by: xxxEdGoulart

11:54 Feb 8, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry / dentistry, diabetes
English term or phrase: glass slides
"glass slides" são aquelas duas plaquetinhas de vidro onde se coloca, com corante, o que deverá ser observados ao microscópio.
Alguém sabe o termo em Português para isso?
PT-BR, por favor
xxxEdGoulart
lâminas de vidro
Explanation:
Creio que é este o termo usado
Selected response from:

Elizabeth Braga
Grading comment
Grato, Elizabeth, valeu!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3lâminas de vidroElizabeth Braga
5lamelas
Jorge Freire
5lâmina e lamínula
Alvaro Neder, Ph.D.


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
lâminas de vidro


Explanation:
Creio que é este o termo usado

Elizabeth Braga
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Grato, Elizabeth, valeu!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
1 min
  -> obrigada

agree  mfs_trad
22 mins
  -> obrigada

agree  Dora Matos: Certíssimo! Lâmina de vidro é o objecto onde se põe o material que vai ser observado ao microscópio; lamela (PT-PT) (tradução de "coverslip") são também lâminas de vidro, mas muitíssimo mais finas que se colocam por cima do material que está na lâmina
24 mins
  -> Muito obrigada

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
lâmina e lamínula


Explanation:
termos técnicos; a lâmina grande é "lâmina", e a pequenina que vai sobre ela e o material a ser observado é a "lamínula".

Alvaro Neder, Ph.D.
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
lamelas


Explanation:


lamela


substantivo feminino
· pequena lâmina;

· membrana muito delgada;

· lâmina de vidro, muito fina, que se coloca sobre o objecto nas preparações que se destinam a observações ao microscópio;


(Do lat. lamella-, «lâmina pequena»)

© Porto Editora, Lda. - 2001 designação em Portugal

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4