KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Dentistry

Spray-on technique

Portuguese translation: técnica com spray


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Spray-on technique
Portuguese translation:técnica com spray
Entered by: Jorge Santos

17:15 Dec 2, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry
English term or phrase: Spray-on technique
Nome de outra técnica ortodôntica.
Jorge Santos
Portugal
técnica com spray
Explanation:
:) Existem várias técnicas com spray, creio que o termo é genérico
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Parece ser mesmo esse o caso. Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Técnica de refrigeração com spray de ar/água
Sonia Heidemann
2técnica com spray
Clauwolf


  

Answers


54 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
spray-on technique
técnica com spray


Explanation:
:) Existem várias técnicas com spray, creio que o termo é genérico

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 61
Grading comment
Parece ser mesmo esse o caso. Obrigado.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
spray-on technique
Técnica de refrigeração com spray de ar/água


Explanation:
Técnica de refrigeração com spray de ar/água

Ex:

Objetivos: O objetivo desse estudo in vitro foi comparar a variação da temperatura pulpar e o tempo de preparo em dentes decíduos hígidos e cariados, durante preparos cavitários profundos com alta rotação e laser de Er:YAG (2,940nm), que promove ablação dos tecidos duros dentais. Material e/ou métodos: Foram utilizados 10 incisivos centrais superiores decíduos hígidos e 10 cariados (Banco de Dentes-FOUSP) divididos em 4 grupos (n=5) para realização de preparos cavitários sob refrigeração com spray de ar/água (8mL/s) durante 20s: ponta diamantada esférica em alta rotação em dentes hígidos (G I) e cariados (G III) e com laser de Er:YAG (KaVo KEY 3 LELO-FOUSP) (6Hz, 600mJ-recomendado pelo fabricante) em dentes hígidos (G II) e cariados (G IV). A variação da temperatura foi medida com um sistema de Termopar inserido na câmara pulpar dental. Resultados: Os resultados obtidos mostraram não haver diferenças significantes entre os tecidos e métodos de preparo cavitário, sendo possível observar que a alta-rotação convencional e o laser de Er:YAG nos parâmetros utilizados foram capazes de remover esmalte e dentina hígidos e cariados em dentes decíduos, com segurança, sem promover aumentos de temperatura que levem à danos pulpares e aos tecidos dentais. Conclusões: Conclui-se que a aplicação de laser de Er:YAG é uma alternativa segura para tratamento de dentes decíduos, podendo ser um método mais confortável e de melhor aceitabilidade pelos pacientes na Odontopediatria.
------------------------------------------------------------------


    Reference: http://www.conbio.com/dental/delight/hard_applications.asp
    Reference: http://www.abosc.com.br/espaco_cientifico.htm
Sonia Heidemann
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Céline Godinho
12 mins
  -> Muito obrigada Céline O:)