KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

1st diagonal and 1st septal perforator

Portuguese translation: primeiro ramo diagonal + primeiro ramo perfurante septal da artéria descendente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:1st diagonal and 1st septal perforator
Portuguese translation:primeiro ramo diagonal + primeiro ramo perfurante septal da artéria descendente
Entered by: Mike Davison

16:32 Apr 25, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care / The Heart
English term or phrase: 1st diagonal and 1st septal perforator
artery is patent proximally with a patient 1st diagonal and 1st septal perforator.
Mike Davison
Brazil
primeiro ramo diagonal + primeiro ramo perfurante septal da artéria descendente
Explanation:
http://64.233.183.104/search?q=cache:LKMzj_WOgekJ:www.scielo...

first diagonal

= diagonal

0102-7638 Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rev Bras ...
O ramo diagonal foi batizado de artéria diagonal por Crainicianu [6]. A freqüência por nós verificada de 46% para um ramo diagonal e de 4% para dois ramos ...
www.scielo.br/scieloOrg/php/articleXML.php?pid=S0102-763820... - 61k - Cached - Similar pages

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - Myocardial ...
... saphenous vein grafts for first diagonal branch and first marginal branch. ... de veia safena para o primeiro ramo diagonal e primeiro ramo marginal. ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382... - 27k - Cached - Similar pages

[PDF]
Modificações Eletrovetorcardiográficas após Ablação Septal ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
cular está a cargo do 1º ramo perfurante septal da artéria des-. cendenteanterior,nosegmento ramificante e/ou perfurante,. ramos perfurantes da artéria ...
www.scielo.br/pdf/abc/v79n5/12988.pdf - Similar pages

Hope it helps.

BTW there is a typo

it should = patEnt and not PatiEnt.




--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2008-04-25 17:00:30 GMT)
--------------------------------------------------

A dor precordial é sintoma freqüente na cardiomiopatia hipertrófica (CMH), geralmente, se expressando no eletrocardiograma (ECG) pelo achado de isquemia miocárdica e apresentando relevante papel na fisiopatologia e na história natural desta doença 1. Na maioria dos pacientes, o encontro de angina do peito na CMH é explicado por um dos seguintes mecanismos: redução da velocidade de fluxo e da reserva coronária 2; existência de alterações nas pequenas artérias intramiocárdicas 3; no tamanho inadequado das artérias coronárias em relação à massa hipertrofiada 4; compressão dos ramos perfurantes septais da artéria descendente anterior (ADA) devido a hipertrofia septal 5; pelo espasmo coronário ou decorrerente de processo aterosclerótico obstrutivo coronário

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2008-04-25 17:03:20 GMT)
--------------------------------------------------

A bit more info:

Realizado cateterismo cardíaco pela técnica de Judkins,
que demonstrou coronária direita dominante, apresentando
em seu terço inicial lesão excêntrica de 90% com trombo su-
perajuntado e ramo descendente anterior originando-se em
parte da coronária direita e em parte do tronco da coronária
esquerda (fig. 1).
O ramo descendente anterior originado na coronária
esquerda dividia-se, após curto trajeto, em um ramo septal e
outro diagonal (fig. 2).
A porção do ramo descendente anterior, originada da
coronária direita, percorria um trajeto anômalo, passando à
frente da artéria pulmonar em direção ao sulco interventricu-
lar anterior. Dava, a partir daí, continuidade ao trajeto anatô-
mico do ramo descendente anterior, que se interrompia após
o primeiro ramo diagonal, a partir do tronco da coronária es-
querda (fig. 3). Tanto o ramo descendente anterior, origina-
do no tronco da coronária esquerda, como o originado na
coronária direita, não apresentavam lesão aterosclerótica.
Também não foram observadas lesões no tronco da coroná-
ria esquerda e no ramo circunflexo.

--------------------------------------------------
Note added at 36 mins (2008-04-25 17:08:52 GMT)
--------------------------------------------------

Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Mulher de 69 anos de idade ...
- [ Translate this page ]
A ponte de artéria radial (para a primeira artéria diagonal) e a artéria ... das artérias coronárias; 2) Infarto transmural da parede póstero-septal do ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2... - 41k - Cached - Similar pages

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2008-04-25 17:12:13 GMT)
--------------------------------------------------

Patent = pérvia

According to my understanding:

Resultados: Angiografia seletiva de controle pós-operatório foi realizada em 12 (46,7%) pacientes. Em 10
(83,4%) visibilizou-se que a AGED estava pérvia, em 1 não foi possível cateterizar o tronco celíaco e no outro o
enxerto estava ocluído. Não houve óbito hospitalar/30 dias e todos os pacientes tiveram alta hospitalar assintomáticos.


Results: Postoperative angiography was performed in 12 (46.7%) patients, in 10 (83.4%) of them the RGA
was patent, in 1 it was impossible to catheterize the celiac trunk, hence the flow could not be evaluated and
in the other patient the graft was occluded. There were no deaths and all patients had an excellent outcome.



--------------------------------------------------
Note added at 17 hrs (2008-04-26 10:21:48 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Thank you for the points! Isn't the anatomy of the heart a weird and wonderful thing!
Selected response from:

liz askew
United Kingdom
Grading comment
Great thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5primeiros ramos diagonal e perfurador septal da DAE
Illa Karina Rocha
4corte nas primeiras artérias diagonal - septal
Marcos Antonio
3primeiro ramo diagonal + primeiro ramo perfurante septal da artéria descendenteliz askew


  

Answers


30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
corte nas primeiras artérias diagonal - septal


Explanation:



- Coronary angiography showed the presence of CTO of the proximal mid LAD just distal to the origins of the first diagonal and septal arteries, ...
www.cardiacinterventionstoday.com/PDFarticles/0307/CIT0307_... - 20k -

- perforator
One who, or that which, perforates; especially, a cephalotome.

Origin: Cf. F. Perforateur.

- cephalotome
Instrument formerly used for cutting into the foetal head to permit its compression in cases of dystocia


Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 133

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  liz askew: I do not believe that this is correct.//And what is the "corte" bit about?
5 mins
  -> De fato tb me pareceu bem estranho. É bem possível que "perfurator" neste contexto, não se refira ao "ato de perfurar".

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
primeiros ramos diagonal e perfurador septal da DAE


Explanation:
DAE - Artéria Descendente Anterior Esquerda

Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
(1) Artéria Descendente Anterior Esquerda (DAE) ® seus ramos são denominados diagonais e perfuradores septais. (2) Artéria Circunflexa Esquerda (CXE) ...
www.medstudents.com/content/resumos/resumo_patologia_coraca... -


Illa Karina Rocha
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

26 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
primeiro ramo diagonal + primeiro ramo perfurante septal da artéria descendente


Explanation:
http://64.233.183.104/search?q=cache:LKMzj_WOgekJ:www.scielo...

first diagonal

= diagonal

0102-7638 Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rev Bras ...
O ramo diagonal foi batizado de artéria diagonal por Crainicianu [6]. A freqüência por nós verificada de 46% para um ramo diagonal e de 4% para dois ramos ...
www.scielo.br/scieloOrg/php/articleXML.php?pid=S0102-763820... - 61k - Cached - Similar pages

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - Myocardial ...
... saphenous vein grafts for first diagonal branch and first marginal branch. ... de veia safena para o primeiro ramo diagonal e primeiro ramo marginal. ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382... - 27k - Cached - Similar pages

[PDF]
Modificações Eletrovetorcardiográficas após Ablação Septal ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
cular está a cargo do 1º ramo perfurante septal da artéria des-. cendenteanterior,nosegmento ramificante e/ou perfurante,. ramos perfurantes da artéria ...
www.scielo.br/pdf/abc/v79n5/12988.pdf - Similar pages

Hope it helps.

BTW there is a typo

it should = patEnt and not PatiEnt.




--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2008-04-25 17:00:30 GMT)
--------------------------------------------------

A dor precordial é sintoma freqüente na cardiomiopatia hipertrófica (CMH), geralmente, se expressando no eletrocardiograma (ECG) pelo achado de isquemia miocárdica e apresentando relevante papel na fisiopatologia e na história natural desta doença 1. Na maioria dos pacientes, o encontro de angina do peito na CMH é explicado por um dos seguintes mecanismos: redução da velocidade de fluxo e da reserva coronária 2; existência de alterações nas pequenas artérias intramiocárdicas 3; no tamanho inadequado das artérias coronárias em relação à massa hipertrofiada 4; compressão dos ramos perfurantes septais da artéria descendente anterior (ADA) devido a hipertrofia septal 5; pelo espasmo coronário ou decorrerente de processo aterosclerótico obstrutivo coronário

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2008-04-25 17:03:20 GMT)
--------------------------------------------------

A bit more info:

Realizado cateterismo cardíaco pela técnica de Judkins,
que demonstrou coronária direita dominante, apresentando
em seu terço inicial lesão excêntrica de 90% com trombo su-
perajuntado e ramo descendente anterior originando-se em
parte da coronária direita e em parte do tronco da coronária
esquerda (fig. 1).
O ramo descendente anterior originado na coronária
esquerda dividia-se, após curto trajeto, em um ramo septal e
outro diagonal (fig. 2).
A porção do ramo descendente anterior, originada da
coronária direita, percorria um trajeto anômalo, passando à
frente da artéria pulmonar em direção ao sulco interventricu-
lar anterior. Dava, a partir daí, continuidade ao trajeto anatô-
mico do ramo descendente anterior, que se interrompia após
o primeiro ramo diagonal, a partir do tronco da coronária es-
querda (fig. 3). Tanto o ramo descendente anterior, origina-
do no tronco da coronária esquerda, como o originado na
coronária direita, não apresentavam lesão aterosclerótica.
Também não foram observadas lesões no tronco da coroná-
ria esquerda e no ramo circunflexo.

--------------------------------------------------
Note added at 36 mins (2008-04-25 17:08:52 GMT)
--------------------------------------------------

Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Mulher de 69 anos de idade ...
- [ Translate this page ]
A ponte de artéria radial (para a primeira artéria diagonal) e a artéria ... das artérias coronárias; 2) Infarto transmural da parede póstero-septal do ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2... - 41k - Cached - Similar pages

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2008-04-25 17:12:13 GMT)
--------------------------------------------------

Patent = pérvia

According to my understanding:

Resultados: Angiografia seletiva de controle pós-operatório foi realizada em 12 (46,7%) pacientes. Em 10
(83,4%) visibilizou-se que a AGED estava pérvia, em 1 não foi possível cateterizar o tronco celíaco e no outro o
enxerto estava ocluído. Não houve óbito hospitalar/30 dias e todos os pacientes tiveram alta hospitalar assintomáticos.


Results: Postoperative angiography was performed in 12 (46.7%) patients, in 10 (83.4%) of them the RGA
was patent, in 1 it was impossible to catheterize the celiac trunk, hence the flow could not be evaluated and
in the other patient the graft was occluded. There were no deaths and all patients had an excellent outcome.



--------------------------------------------------
Note added at 17 hrs (2008-04-26 10:21:48 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Thank you for the points! Isn't the anatomy of the heart a weird and wonderful thing!

liz askew
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24
Grading comment
Great thanks