ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Health Care

BLOODSPOT TEST

Portuguese translation: Teste do pezinho ( teste de triagem neonatal)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:BLOODSPOT TEST
Portuguese translation:Teste do pezinho ( teste de triagem neonatal)
Entered by: tfaulkner

17:52 May 12, 2011
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care / BABY SCREENING TESTS
English term or phrase: BLOODSPOT TEST
In a government leaflet for new parents:

NEWBORN BLOODSPOT SCREENING TEST

The Newborn Bloodspot Screening Test is usually done between 72 hours and 120 hours after any baby is born

The Newborn Bloodspot Screening Test for babies is often referred to as the heel prick test
...
After screening a bloodspot card may be used for checking your baby’s test results, quality assurance to develop and improve our screening programme

The bloodspot card is kept as part of your baby’s health record for 8 years by our National Newborn Bloodspot Screening Laboratory on behalf of our Health System.


PtBr please

TIA!!
Antonio Tomás Lessa do Amaral
teste do pezinho
Explanation:
http://www.testedopezinho.com.br/

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2011-05-12 17:56:41 GMT)
--------------------------------------------------

Chamado também de triagem neonatal, este exame detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Falemos numa linguagem mais simples. Popularmente conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê.
Selected response from:

tfaulkner
United States
Grading comment
Grato Tais. No texto usei o testo do pezinho e o teste de triagem neonatal
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6teste do pezinhotfaulkner
5teste do pezinho
Clauwolf
4Teste de Guthrie (popularmente Teste do pezinho ou Teste de triagem neonatal)
Marcos Antonio
Summary of reference entries provided
Teste do pézinho
Teresa Borges

Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
bloodspot test
teste do pezinho


Explanation:
:)Feb 4, por>eng, teste do pezinho newborn bloodspot screening test / heel ...
www.proz.com/translator/1298554?popup=kudoz... - Em cache
Exibir mais resultados de proz.com

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 106

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
bloodspot test
teste do pezinho


Explanation:
http://www.testedopezinho.com.br/

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2011-05-12 17:56:41 GMT)
--------------------------------------------------

Chamado também de triagem neonatal, este exame detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Falemos numa linguagem mais simples. Popularmente conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê.

tfaulkner
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Grato Tais. No texto usei o testo do pezinho e o teste de triagem neonatal

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
2 mins
  -> Muito obrigada, Clauwolf!

agree  Sheila Gomes
3 mins
  -> Muito obrigada, Sheila!

agree  Teresa Borges
11 mins
  -> Muito obrigada, Teresa!

agree  Luciano Eduardo de Oliveira
32 mins
  -> Muito obrigada, Luciano!

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
55 mins
  -> Muito obrigada, Salvador!

agree  fvasconcellos: Exatamente!
1 hr
  -> Muito obrigada, Fvasconcellos!

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bloodspot test
Teste de Guthrie (popularmente Teste do pezinho ou Teste de triagem neonatal)


Explanation:
Sug.


- HISTÓRIA DA MEDICINA by Dr Elvio A Tuoto: ROBERT GUTHRIE: INVENTOR ...11 jan. 2007 ... "Teste de Guthrie" é a denominação internacional do teste de triagem neonatal. O teste baseia-se no armazenamento de algumas gotas de sangue ...
historyofmedicine.blogspot.com/.../robert-guthrie-inventor-do-teste-do.html -

- Teste do pezinho é o nome popular atribuído ao Teste de Guthrie, assim nomeado em homenagem ao médico Robert Guthrie e constante de programas de diagnóstico ...
pt.wikipedia.org/wiki/Teste_do_pezinho -

-

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 133




Reference comments


29 mins
Reference: Teste do pézinho

Reference information:
TESTE DO PEZINHO

Como se faz?

O teste do pezinho deve ser feito entre o quarto e o sétimo dia de vida, período em que deverá levar o seu bebé ao centro de saúde mais próximo da sua residência.

A colheita deverá ser feita com uma lanceta não reutilizável, nas faces laterais do calcanhar. Se necessário, aquecer levemente o pé, para facilitar a colheita.

A área a picar é desinfectada com álcool e deixada secar antes da picada. Após a picada, deixa-se formar uma gota de sangue e, se possível, preencher cada círculo do cartão de uma só vez. O cartão deve secar à temperatura ambiente.

Para que serve?

O teste do pezinho é uma forma de detecção precoce de várias doenças que poderão interferir na qualidade de vida do bebé. No teste obrigatório são pesquisados a fenilcetonúria e o hipotiroidismo congénito. No teste completo são pesquisadas mais vinte e três doenças.

A fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pela ausência de uma enzima responsável pelo processamento de um aminoácido essencial, a fenilalanina. Por não ser processado, este aminoácido acumula-se no organismo, provocando assim atrasos no desenvolvimento físico e e mental das crianças afectadas.

Logo após o diagnóstico, a criança inicia de imediato o tratamento, que consiste fundamentalmente numa dieta especial, pobre em fenilalanina.

Esta dieta deve manter-se até aos seis/oito anos de idade. Alguns autores defendem que as raparigas afectadas devem menter a dieta até mais tarde (idade fértil) ou, pelo menos, retomá-la durante a gravidez. Depois dos oito anos de idade, a dieta poderá ser mais liberal. Se reaparecerem as alterações de comportamento ou houver diminuição de rendimento intelectual, o doente deve manter a dieta.

Além da dieta, as crianças afectadas devem fazer exercícios físicos de recuperação motora terapêutica da fala, pois tal poderá ajudar na recuperação.

O hipotiroidismo diagnosticado por este teste deve-se a uma deficiência parcial ou total na produção das hormonas da tiróide. A falta destas hormonas origina deficiências de crescimento do bebé, podendo também resultar em deficiência mental. O diagnóstico precoce, ao qual se segue o tratamento fazem com que os sintomas não cheguem a manifestar-se.

http://www.educacao.te.pt/pais_educadores/index.jsp?p=86&id_...

Teresa Borges
Belgium
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 67
Note to reference poster
Asker: Muito obrigado, Teresa