KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

airborne droplet

Portuguese translation: gotículas aerotransportadas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:airborne droplet
Portuguese translation:gotículas aerotransportadas
Entered by: Fernando Domeniconi

20:48 Mar 13, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
English term or phrase: airborne droplet
It's about a respirator and the whole sentence is: Shown to filter up to 99.99% of particles which may contain airborne droplet viruses and bacteria
carlaxandre
gotículas aerotransportadas
Explanation:
Os espirros e a emissão de perdigotos projectam gotículas aerotransportadas de secreções naso-faringeas ( gotículas de Flügge, com um tamanho á roda de 5 µm ...
www.imuvair.com/html/ar_e_doencas_infecciosas_66_pt1.htm

A transmissão nos profissionais hospitalares ocorre através dos núcleos de gotículas. aerotransportadas, geralmente de doentes com tuberculose pulmonar. ...
www.cepis.ops-oms.org/bvsacd/cd49/man_oms.pdf

Observou-se que aumento do número de pessoas nas salas cirúrgicas aumenta significativamente o número de partículas aerotransportadas não-infectantes de 0...
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2003...
Selected response from:

Fernando Domeniconi
United States
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3gotículas aerotransportadasFernando Domeniconi
4 +1gotículas transmissiveis pelo arMurilo


  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
gotículas aerotransportadas


Explanation:
Os espirros e a emissão de perdigotos projectam gotículas aerotransportadas de secreções naso-faringeas ( gotículas de Flügge, com um tamanho á roda de 5 µm ...
www.imuvair.com/html/ar_e_doencas_infecciosas_66_pt1.htm

A transmissão nos profissionais hospitalares ocorre através dos núcleos de gotículas. aerotransportadas, geralmente de doentes com tuberculose pulmonar. ...
www.cepis.ops-oms.org/bvsacd/cd49/man_oms.pdf

Observou-se que aumento do número de pessoas nas salas cirúrgicas aumenta significativamente o número de partículas aerotransportadas não-infectantes de 0...
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2003...

Fernando Domeniconi
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Murilo: Boa Fernando, soa bem melhor. E correto. :)
5 mins
  -> Obrigado, Murilo!

agree  rhandler: Right on!
1 hr
  -> Obrigado, rhandler!

agree  Vidomar: É bem esse o termo na área de tratamento de ar: aerotransportado.
1 hr
  -> Obrigado, Vidomar!

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
gotículas transmissiveis pelo ar


Explanation:
airborne(adjective): in the air, or carried by air or wind or by an aircraft; flying: The airborne radioactive particles have covered a huge area of Russia.

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2008-03-13 21:08:12 GMT)
--------------------------------------------------

"gotículas de vírus e bactérias transmissíveis pelo ar" soa melhor. Traduzir apenas airbone droplet não me parece ser possível.

Murilo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: suspensas no ar
1 hr