KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

pick-and-place head

Portuguese translation: braço manipulador


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pick-and-place head
Portuguese translation:braço manipulador
Entered by: Elsa Gama

19:07 Dec 29, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments / Medical Devices
English term or phrase: pick-and-place head
A pick-and-place head picks up each AV from the AV queue tray and places it on the automation rack at the Access sample carousel.
Elsa Gama
Portugal
manipulador/braço manipulador
Explanation:
O problema é que essas máquinas foram introduzidas em Portugal e no Brasil (e no português) quando a gama de aplicações possíveis para elas já era muito maior do que na época em que foi cunhada a expressão "pick-and-place", quando o máximo da automatização era uma máquina manipuladora capaz de pegar uma peça aqui e pô-la ali. Portanto, não existe um nome único para a máquina, embora a operação seja conhecida como "pega-e-põe". Hoje em dia existem robôs "pega-e-põe", os mais simples, capazes de transferir materiais de uma esteira para outra, robôs paletizadores, capazes de retirar materiais de uma esteira e empilhá-los sobre um palete, robôs despaletizadores, que fazem a operação contrária, robôs de carga e descarga de máquinas... Todos eles são, basicamente, manipuladores do tipo pega-e-põe.

O importante na frase, parece-me, não é o cabeçote do braço, em geral uma ventosa ou garra, mas a operação realizada pelo braço.

+++++
... para outra * Órgão terminal: garra projetada para agarrar adequadamente o objeto a ser manipulado * Aplicação básica: pega-e-põe * Exemplo típico ...
www.em.pucrs.br/~braga/aulas/robotica/aula2.pdf

... quatro juntas). Estes robôs estão freqüentemente limitados a simples
operações de "pega-e-põe" com ciclos rápidos. O acionamento ...
www.din.uem.br/ia/vida/robomedicina/robotica.htm

Manipulador aéreo deslizante. Pesquisas. PEÇAS SANITÁRIAS. Ferramenta a ventosa com cabeçote intercambiável e rotação manual, para a pega e movimentação...
www.dalmec.nl/Prodotti/tipop/ PEAS%20SANITRIAS/alto1.htm

... as camadas de mercadorias em paletes, por meio de manipulador dotado de ... em placas de circuito impresso, por meio de pulverização, com cabeçote de movimento ...
www.mdic.gov.br/legislacao/resolu/ resCamex/2001/resCamex040.PDF

... que inclui um cabeçote automático de dois eixos CNC com torre de quatro posições indexadas, barra de perfuração eletrônica e manipulador automático de ...
pages.zdnet.com/marinho/catalogosimmons/id19.html
Selected response from:

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Grading comment
Muito obrigada por toda a explicação! Fiquei bastante elucidada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5cabeçote "pick-and-place"
Clauwolf
5Cabeçote manipulador
Roberto Cavalcanti
4cabeçote de separação e colocação
João Carlos Pijnappel
3Máquina automática para posicionamento e inserçãoAntónio Ribeiro
4 -1manipulador/braço manipulador
Tomás Rosa Bueno


  

Answers


32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cabeçote de separação e colocação


Explanation:
...

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
manipulador/braço manipulador


Explanation:
O problema é que essas máquinas foram introduzidas em Portugal e no Brasil (e no português) quando a gama de aplicações possíveis para elas já era muito maior do que na época em que foi cunhada a expressão "pick-and-place", quando o máximo da automatização era uma máquina manipuladora capaz de pegar uma peça aqui e pô-la ali. Portanto, não existe um nome único para a máquina, embora a operação seja conhecida como "pega-e-põe". Hoje em dia existem robôs "pega-e-põe", os mais simples, capazes de transferir materiais de uma esteira para outra, robôs paletizadores, capazes de retirar materiais de uma esteira e empilhá-los sobre um palete, robôs despaletizadores, que fazem a operação contrária, robôs de carga e descarga de máquinas... Todos eles são, basicamente, manipuladores do tipo pega-e-põe.

O importante na frase, parece-me, não é o cabeçote do braço, em geral uma ventosa ou garra, mas a operação realizada pelo braço.

+++++
... para outra * Órgão terminal: garra projetada para agarrar adequadamente o objeto a ser manipulado * Aplicação básica: pega-e-põe * Exemplo típico ...
www.em.pucrs.br/~braga/aulas/robotica/aula2.pdf

... quatro juntas). Estes robôs estão freqüentemente limitados a simples
operações de "pega-e-põe" com ciclos rápidos. O acionamento ...
www.din.uem.br/ia/vida/robomedicina/robotica.htm

Manipulador aéreo deslizante. Pesquisas. PEÇAS SANITÁRIAS. Ferramenta a ventosa com cabeçote intercambiável e rotação manual, para a pega e movimentação...
www.dalmec.nl/Prodotti/tipop/ PEAS%20SANITRIAS/alto1.htm

... as camadas de mercadorias em paletes, por meio de manipulador dotado de ... em placas de circuito impresso, por meio de pulverização, com cabeçote de movimento ...
www.mdic.gov.br/legislacao/resolu/ resCamex/2001/resCamex040.PDF

... que inclui um cabeçote automático de dois eixos CNC com torre de quatro posições indexadas, barra de perfuração eletrônica e manipulador automático de ...
pages.zdnet.com/marinho/catalogosimmons/id19.html


Tomás Rosa Bueno
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8
Grading comment
Muito obrigada por toda a explicação! Fiquei bastante elucidada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Roberto Cavalcanti: O correto seria cabeçote e não braço pois o original é head e não arm
1 day12 hrs
  -> Iiih, já vi que a barra vai pesar. O cabeçote não manipula, o que manipula é o braço. Tradução ao pé da letra é o que costuma gerar os monstros que vemos por aqui.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Máquina automática para posicionamento e inserção


Explanation:
Outra sugestão.

Ver:

Pick and Place Máquinas automáticas para posicionamento de componentes
SMD em montagens de placas. Quatro modelos básicos são disponíveis. ...
www.serion.com.br/pickand.html

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 55

15 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
cabeçote "pick-and-place"


Explanation:
:)
Dissertação: Procedimento Automático para Calibração de Sistemas de Visão
Robótica para Operações Pick-and-Place Órgão divulgador: ITA Orientador ...
www.cis.upenn.edu/~laudares/publicacoes.html - 4k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF]Microsoft PowerPoint - Aula 3
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Introdução ao Pro-ee Features Pick-and-Place Introdução O Pro-Engineer é um
software CAD de modelagem 3D, com características que o definem como "high ...
www.em.pucrs.br/~isaac/Aula3.pdf - Páginas Semelhantes

<< MULTICAP >>
... Test": 30 ± 10 lbs/pol 18 a 22 lbs Sistema "Pick-up" e "Pick-and-Place"
4, 10, 12 dentes/5º 18 ± 2kgf. ESPECIFICAÇÕES PARA ENVASE. ...
www.multicap.com.br/prod_infor_tecnicas.asp - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes


Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 161

4 days   confidence: Answerer confidence 5/5
Cabeçote manipulador


Explanation:
Estou dando esta resposta post grading só para não deixar em branco uma resposta ao nosso especialista Tomás Bueno que pelo jeito entende pacas de dispositivos automáticos.
Quem já trabalhou na área sabe que um cabeçote manipula sim, na verdade a tarefa de manipulação quem faz é o cabeçote, o braço faz apenas o posicionamento

Roberto Cavalcanti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 102