ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

stent

Portuguese translation: stent

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stent
Portuguese translation:stent
Entered by: Isabela Cardoso

21:20 Feb 11, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
English term or phrase: stent
Stents are inserted into narrowed coronary arteries to help keep them open after balloon angioplasty. The stent then allows the normal flow of blood and oxygen to the heart
Isabela Cardoso
Portugal
stent
Explanation:
Pelas minhas pesquisas a palavra é a mesma... Aguardo confirmação de colegas mais especializados nesta área do que eu.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-11 21:28:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Esta busca no Google poderá ser útil.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=ste...



--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-11 21:31:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Esta busca no Google poderá ser útil.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=ste...



--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-11 21:37:29 (GMT)
--------------------------------------------------

Stent

Definition: [n] a slender tube inserted inside a tubular body part (as a blood vessel) to provide support during and after surgical anastomosis

retirado de: http://www.hyperdictionary.com
Selected response from:

Diogo Santos
Grading comment
Obrigada pela ajuda
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +6stent
Diogo Santos
4mola ou tubo artificialAngela Manetti
4suporteAntónio Ribeiro


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +6
stent


Explanation:
Pelas minhas pesquisas a palavra é a mesma... Aguardo confirmação de colegas mais especializados nesta área do que eu.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-11 21:28:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Esta busca no Google poderá ser útil.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=ste...



--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-11 21:31:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Esta busca no Google poderá ser útil.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=ste...



--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-11 21:37:29 (GMT)
--------------------------------------------------

Stent

Definition: [n] a slender tube inserted inside a tubular body part (as a blood vessel) to provide support during and after surgical anastomosis

retirado de: http://www.hyperdictionary.com

Diogo Santos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3
Grading comment
Obrigada pela ajuda

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: .
3 mins
  -> Muito Obrigado António Ribeiro e um agradecimento extra pela nota que fez na sua resposta.

agree  Clauwolf: na mosca
19 mins
  -> Obrigado Clauwolf :)

agree  José Casquilho: ou enxerto de Stent; sonda. Atenção que Stent é o nome dum dentista inglês do Séc. XIX. Todavia, é usual utilizar apenas a expressão "stent", para designar o Stent graft (enxerto de Stent)
1 hr
  -> Obrigado pelo agree e pela contribuição para a minha resposta!

agree  Claudio Mazotti
7 hrs
  -> Obrigado KlausinSP

agree  Kathleen Goldsmith
12 hrs
  -> Obrigado Kathleen

agree  Carlos Angelo
736 days

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
suporte


Explanation:
Um sugestão.

Definition

A stent is any material that is used to hold tissue in place.

http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/002303.htm#v...

Aproveite e tome nota desta excelente enciclopédia médica

--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-11 21:29:29 (GMT)
--------------------------------------------------

O colega Diogo tem razão, no que diz respeito a Pt-PT. Usa-se o termo sten.

Ver:

FPC - Fundação Portuguesa de Cardiologia - Um cateterismo custa 400 contos, uma angioplastia por balão são mais 400 contos,
um stent, são mais 200 a 300 contos (e há pessoas que têm que pôr dois ...
cardiologia.browser.pt/ PrimeiraPagina.aspx?ID_Conteudo=71 - 76k - Cached - Similar pages

1.1 Angioplastia Convencional -
... da angioplastia, e que poderá ser tratada com nova angioplastia \"convencional\" ou
ainda com nova angioplastia com implante de uma prótese endovascular \"STENT ...
medicina2.med.up.pt/cefa/angioplastia.htm


António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 55

1141 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mola ou tubo artificial


Explanation:
se ainda houver interesse em uma resposta:

"A angioplastia coronária envolve um procedimento de abertura do entupimento de uma artéria do coração usando-se também um cateter que possui um pequeno balão na sua ponta. Nesses casos, este balãozinho está envolvido por uma pequena mola de metal em aço inoxidável e entrelaçado, chamada de “stent”. "

"Os procedimentos cirúrgicos paliativos no alívio da obstrução esofágica incluem colocação endoscópica de um tubo artificial ("stent"), dilatação esofágica por métodos mecânicos, terapêutica endoscópica com laser."


    Reference: http://www.mni.pt/guia/index.php?file=guia-artigo&cod=82&
    Reference: http://www.hc.unicamp.br/laboratorios/lab-cateterismo.shtml
Angela Manetti
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4