KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Instruments

open lamina (after laminectomy)

Portuguese translation: lâmina aberta (após laminectomia descompressiva)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:open lamina (after laminectomy)
Portuguese translation:lâmina aberta (após laminectomia descompressiva)
Entered by: Maria Luisa Duarte

11:13 Aug 5, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
English term or phrase: open lamina (after laminectomy)
Surgery to open the back of the spinal cord is one way to relieve pressure that is on the spinal cord. This procedure is called laminectomy.

Laminectomy means "remove the lamina".


http://www.allaboutbackpain.com/html/spine_cervical/spine_ce...
Maria Luisa Duarte
Spain
lâmina aberta (após laminectomia descompressiva)
Explanation:

Laminectomia descompressiva:
ressecção de uma pequena porção da coluna lombar para obter acesso à medula espinal ou remoção cirúrgica dos arcos ósseos das vértebras espinais realizada para aliviar a compressão da corda espinal devido a deslocamento de um disco ou a uma hérnia discal e com o fim de aliviar a dor.


Lâmina
camada ou membrana fina de tecido.


A remoção completa da lâmina da coluna cervical, pode causar problemas de instabilidade da mesma; por esse motivo, os cirurgões ao invés de removerem a lâmina, cortam uma das suas partes, introduzindo-a de volta, enquanto a outra parte, abre como uma charneira-> Procedimento SDR


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 53 mins (2004-08-05 14:06:18 GMT)
--------------------------------------------------

Leia-se coluna lombar e nao coluna cervical

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 13 mins (2004-08-05 14:26:42 GMT)
--------------------------------------------------

Obviamente cirurgiões e não cirurgões!..
Selected response from:

Sonia Heidemann
Grading comment
Muito Obrigado!
MLD
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3lâmina aberta (após laminectomia descompressiva)
Sonia Heidemann
4lâmina aberta (após a laminectomia)
Paulo Miró
3abertura da lâmina (após laminectomia)
Clauwolf


Discussion entries: 2





  

Answers


41 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
abertura da lâmina (após laminectomia)


Explanation:
:)
... cirúrgico é feito às custas de uma cirurgia denominada laminectomia, ou seja,
a retirada do ligamento amarelo e de parte da lâmina para exploração e ...
www.alexandreleite.com.br/artigos\patologia10.html - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 161

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
lâmina aberta (após laminectomia descompressiva)


Explanation:

Laminectomia descompressiva:
ressecção de uma pequena porção da coluna lombar para obter acesso à medula espinal ou remoção cirúrgica dos arcos ósseos das vértebras espinais realizada para aliviar a compressão da corda espinal devido a deslocamento de um disco ou a uma hérnia discal e com o fim de aliviar a dor.


Lâmina
camada ou membrana fina de tecido.


A remoção completa da lâmina da coluna cervical, pode causar problemas de instabilidade da mesma; por esse motivo, os cirurgões ao invés de removerem a lâmina, cortam uma das suas partes, introduzindo-a de volta, enquanto a outra parte, abre como uma charneira-> Procedimento SDR


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 53 mins (2004-08-05 14:06:18 GMT)
--------------------------------------------------

Leia-se coluna lombar e nao coluna cervical

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 13 mins (2004-08-05 14:26:42 GMT)
--------------------------------------------------

Obviamente cirurgiões e não cirurgões!..


    www.pfizer.pt/glossario/glossario.php?letra=l - 42k
    www.stlouischildrens.org/ articles/kids_parents.asp?ID=3743
Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Muito Obrigado!
MLD

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda
3 hrs
  -> Muito obrigada Maria :-)

agree  Kathleen Goldsmith
6 hrs
  -> Thanks Kathleen :-)

agree  Cristina Santos
7 hrs
  -> Muito obrigada Cristina :-)

1 day11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lâmina aberta (após a laminectomia)


Explanation:
remoção cirúrgica chamada laminectomia que remove os arcos ósseos de uma ou mais vértebras para aliviar a compressão sobre a medula espinhal. Caso sejam abertas para retirada várias lâminas há necessidade de fusão espinhal.

Paulo Miró
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese