ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Pharmaceuticals

amount of relative light units (RLUs)

Portuguese translation: quantidade de unidade de luz relativa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:amount of relative light units (RLUs)
Portuguese translation:quantidade de unidade de luz relativa
Entered by: Alexandra Gouveia

20:08 May 5, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Medical: Pharmaceuticals
English term or phrase: amount of relative light units (RLUs)
An inverse relationship exists between the amount of FT4 present in the patient sample and the amount of relative light units (RLUs) detected by the system.


May I use a literal translation in this situation?

Thank you.
Alexandra Gouveia
United Kingdom
quantidade de unidade de luz relativa
Explanation:
Eu diria assim. Para mim faz mais sentido dizer luz relativa (relative light).

Veja este exemplos:

A luz emitida é medida como unidade de luz relativa (RLU) no luminômetro.

http://www.ipog.com.br/hpv.htm


Várias moléculas de fosfatase alcalina são conjugadas para cada anticorpo. Múltiplos anticorpos conjugados se ligam a cada híbrido capturado resultando na amplificação de sinal. A luz é emitida e medida em Unidade de Luz Relativa (RLU) no quimioluminômetro.

http://www.digene.com.br/menu/captura_hibrida/texto_principi...

Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Grata pela ajuda.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3unidade relativa de luz (rlus)
Eneide Moreira
5 +1quantidade de unidade de luz relativaAntónio Ribeiro


  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
amount of relative light units (rlus)
quantidade de unidade de luz relativa


Explanation:
Eu diria assim. Para mim faz mais sentido dizer luz relativa (relative light).

Veja este exemplos:

A luz emitida é medida como unidade de luz relativa (RLU) no luminômetro.

http://www.ipog.com.br/hpv.htm


Várias moléculas de fosfatase alcalina são conjugadas para cada anticorpo. Múltiplos anticorpos conjugados se ligam a cada híbrido capturado resultando na amplificação de sinal. A luz é emitida e medida em Unidade de Luz Relativa (RLU) no quimioluminômetro.

http://www.digene.com.br/menu/captura_hibrida/texto_principi...



António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 58
Grading comment
Grata pela ajuda.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tomás Rosa Bueno: A resposta do António não só não é uma "ligeira modificação de resposta anterior" como é melhor, por estar correta. Eu só diria "unidadeS".
17 hrs

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
amount of relative light units (rlus)
unidade relativa de luz (rlus)


Explanation:
Jornal Brasileiro de PneumologiaA leitura é expressa em RLU (unidade relativa de luz) e interpretada como se segue: RLU 20.000 = negativo; RLU 20.000 a 29.999 = duvidoso; RLU acima de ...
www.jornaldepneumologia.com.br/ portugues/artigo_print.asp?id=137 - 35k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2006-05-05 20:27:22 GMT)
--------------------------------------------------

RLUs em maiúsculas, sorry....

--------------------------------------------------
Note added at 1 day1 hr (2006-05-06 21:10:47 GMT)
--------------------------------------------------

PDF] TESE DE DOUTORADO AVALIAÇÃO RÁPIDA DO PERFIL DE SENSIBILIDADE DO ...

www.biblioteca.unesp.br/ bibliotecadigital/document/?view=2898 - Páginas Semelhantes

[PDF] H. APÊNDICES
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
unidade relativa de luz. RMN. ressonância magnética nuclear. RNA. ácido ribonucléico. RNAm. RNA mensageiro. RPMI. Rochester Polytechnical Medicinal ...
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 59/59138/tde-22072005-102725/publico/HApendices.pdf - Páginas Semelhantes



Eneide Moreira
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Domeniconi: You too, Eneide! I'll be working to deliver a translation Sunday night, but it will be a nice weekend anyway :)
16 mins
  -> Thank you and have a nice weekend!

agree  Teresa Martins
28 mins
  -> Thank you and have a nice weekend!

agree  Marco Schaumloeffel: correto, só faltou o "amount"
1 hr
  -> Thank you and have a nice weekend!

agree  AnaCarla
8 hrs
  -> Thanks!

disagree  Tomás Rosa Bueno: É a luz que é relativa, não a unidade. Ver aqui <http://tinyurl.com/kqtxv> de que se trata.
22 hrs
  -> De fato faz mais sentido, e foi o que achei inicialmente, mas há 48 hits p/ "unidade relativa da luz" e 22 p/ "unidade de luz relativa", veja o link das teses de Doutarado da USP e Unesp acrescentados no comentário agora.Have a nice weekend, Tomás!