KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Pharmaceuticals

research study

Portuguese translation: trabalho de pesquisa/investigação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:research study
Portuguese translation:trabalho de pesquisa/investigação
Entered by: Jorge Freire

08:26 Mar 13, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / teste a farmaco
English term or phrase: research study
Para além do termo "ensaio" (trial), utilizam research study.
Aceito sugestões para pôr isto em português bonitinho, pq sinceramente agora tudo me soa mal... :S
Obrigado
Claudia Silva
trabalho de pesquisa
Explanation:
Será outra forma de dizer
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5trabalho de pesquisa
Jorge Freire
4 +2estudos/pesquisaLuciana Kaross
4 +1estudos de investigaçãoMaaria
4 +1estudo investigatório
Mrs Wood
4 +1investigaçãoHelen Carter
4 -1estudo prospectivo
Roberto Cavalcanti


Discussion entries: 1





  

Answers


25 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
trabalho de pesquisa


Explanation:
Será outra forma de dizer

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  reginakersten
14 mins
  -> Obrigado, Regina!

agree  Wagner Azevedo: pode ser também simplesmente PESQUISA.
1 hr
  -> Obrigado. Concordo plenamente, Wagner, e até pensei nisso, mas como seria uma alternativa a ensaio, como pediu a Claúdia, achei melhor incluir palavra trabalho

agree  Ana P Carvalho
2 days18 hrs
  -> Obrigado, Ana!

agree  Alexandre Pereira
5 days
  -> Obrigado, Alexandre!

agree  Humberto Ribas
15 days
  -> Obrigado, Humberto!

48 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
investigação


Explanation:
De uma forma geral, 'research' significa 'pesquisa', mas em termos cientificos temos o tal departamento de I&D - Investigação e Desenvolvimento. Será que não se pode aplicar a este caso?

Helen Carter
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  amatos amatos: trabalho na área, está correctíssimo
6 mins
  -> obrigada :)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
estudos/pesquisa


Explanation:
No Brasil, utilizamos apenas uma dessas duas palavras. Eu prefiro `estudos`.

Luciana Kaross
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  tamada: pesquisa, ou estudo, no singular
2 hrs
  -> obrigada!! :)

agree  Sonia Heidemann: estudo :-)
9 hrs
  -> Obrigada!! :)

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estudo investigatório


Explanation:
sugg

Mrs Wood
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxlenafelts
3 days5 hrs
  -> Obrigada Lenafelts

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
estudo prospectivo


Explanation:
diria assim

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 72

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  xxxlenafelts: estudo prospectivo é apenas um dos tipos de research study...
2 days23 hrs

11 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estudos de investigação


Explanation:
Penso que o termo mais frequentemente utilizado em português europeu - em qualquer área do conhecimento, como na Medicina - é "estudos de investigação", principalmente quando se insere no contexto do "ensaio".

Example sentence(s):
  • Desenvolvimento de estudos de investigação científica...
  • Desenvolver estudos de investigação epidemiológica, laboratorial e clínica de elevada qualidade...

    Reference: http://dadospessoais.net/info/estudos-de-investigacao-cienti...
    Reference: http://fcsaude.ubi.pt/cics/portuguese.html
Maaria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  msidarus: Sim, assim como está nas respostas à mesma questão na secção non-PRO. Esta deve ser a melhor opção. Em oposição ou complementarmente a ensaios (trials) - mais práticos - podemos ter estudos de investigação (research studies) - mais de ciência dura.
1 day33 mins




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): Cristina Santos