KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Pharmaceuticals

Pipeline (em dois sentidos diferentes)

Portuguese translation: Pipeline


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Pipeline
Portuguese translation:Pipeline
Entered by: BBTranslations

12:14 Apr 5, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / pesquisa e desenvolvimento
English term or phrase: Pipeline (em dois sentidos diferentes)
The company also has a rich R&D pipeline.

(outra) The company plans building or acquiring specialty presence in the US region inmedium term and considering late stage pipeline deals.
BBTranslations
Brazil
trabalho em desenvolvimento
Explanation:
não sei se existe uma expressão própria para pipeline em português no sentido em causa. sim, considero que os exemplos apresentados têm apenas um sentido e não dois.

em Portugal trabalhei num banco no qual se referiam aos trabalhos em espera como pipeline. a palavra é usada como analogia aos oleodutos (os verdadeiros pipelines como aqui já se referiu). explicando melhor, os trabalhos que chegam são acumulados num pipeline e, cada vez que uma das tarefas necessárias é concluída, vão passando para o pipeline seguinte até à finalização.

na industria farmacêutica existe uma analogia similar.
sendo R&D pipeline - o trabalho em desenvolvimento na área de R&D
e late stage pipeline - o trabalho em desenvolvimento num estado avançado (no contexto quer dizer provavelmente, que a empresa está disposta a comprar os direitos sobre compostos que já se encontram nas últimas fases de estudos clínicos; o que indica há uma boa probabilidade de chegarem a ser comercializados)

assim a minha proposta para os exemplos dados seria qualquer coisa do género:
"a empresa também tem um extenso trabalho em desenvolvimento na área de R&D"
e
"a empresa planeia criar ou adquirir presença na especialidade a médio prazo na região dos US e irá considerar negócios de trabalho de desenvolvimento em estado avançado"

pena não encontrar uma expressão mais pequena ou mais simples..
Selected response from:

msidarus
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2trabalho em desenvolvimento
msidarus
4 +1oleoduto ou canal/fonte de informação
Illa Karina Rocha
4fonte de informações/transporte por encanamento
Marcos Antonio
4tubulação / condutorhandler
3CondutaLuisa Miranda


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pipeline (em dois sentidos diferentes)
tubulação / conduto


Explanation:
Veja os sentidos que tem a palavra, segundo o Webster's. Claro, o sentido 2 é figurado, mas amplamente usado:

pipeline (ppln)
n.
1 a line of pipes for conveying water, gas, oil, etc.
2 any channel or means whereby something is passed on [a pipeline of information]
vt.
-lined, -lining to convey by, or supply with, a pipeline


(C)1995 Zane Publishing, Inc. (C)1994, 1991, 1988 Simon & Schuster, Inc.


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 112

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
pipeline (em dois sentidos diferentes)
oleoduto ou canal/fonte de informação


Explanation:
Um sentido seria como oleoduto ou canal de suprimento
O outro sentido seria canal/fonte de informação

Illa Karina Rocha
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elisabete Cunha: Neste caso, seria canal/fonte de informação.
28 mins
  -> Obrigada... concordo plenamente!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pipeline (em dois sentidos diferentes)
fonte de informações/transporte por encanamento


Explanation:
sug.
-1. caso: fonte de informações para pesquisa/ e desenvolvimento (também pipe line)
-2. caso: transportar por encanamento. ..os últimos acordos/negócios referentes ao transporte por encanamento.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 150

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
pipeline (em dois sentidos diferentes)
trabalho em desenvolvimento


Explanation:
não sei se existe uma expressão própria para pipeline em português no sentido em causa. sim, considero que os exemplos apresentados têm apenas um sentido e não dois.

em Portugal trabalhei num banco no qual se referiam aos trabalhos em espera como pipeline. a palavra é usada como analogia aos oleodutos (os verdadeiros pipelines como aqui já se referiu). explicando melhor, os trabalhos que chegam são acumulados num pipeline e, cada vez que uma das tarefas necessárias é concluída, vão passando para o pipeline seguinte até à finalização.

na industria farmacêutica existe uma analogia similar.
sendo R&D pipeline - o trabalho em desenvolvimento na área de R&D
e late stage pipeline - o trabalho em desenvolvimento num estado avançado (no contexto quer dizer provavelmente, que a empresa está disposta a comprar os direitos sobre compostos que já se encontram nas últimas fases de estudos clínicos; o que indica há uma boa probabilidade de chegarem a ser comercializados)

assim a minha proposta para os exemplos dados seria qualquer coisa do género:
"a empresa também tem um extenso trabalho em desenvolvimento na área de R&D"
e
"a empresa planeia criar ou adquirir presença na especialidade a médio prazo na região dos US e irá considerar negócios de trabalho de desenvolvimento em estado avançado"

pena não encontrar uma expressão mais pequena ou mais simples..

msidarus
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  H. Russell Fisher
8 hrs
  -> Thanks!

agree  Carlos Quandt
13 hrs
  -> Thanks!

1 day8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
pipeline (em dois sentidos diferentes)
Conduta


Explanation:
Utilizaria a palavra "Conduta"

Luisa Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese