KudoZ home » English to Portuguese » Medical: Pharmaceuticals

wafer

Portuguese translation: obreias


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:wafer
Portuguese translation:obreias
Entered by: Marlene Curtis

14:56 Feb 21, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Medical: Pharmaceuticals / pharmaceuticals
English term or phrase: wafer
compression of saccharide based shearform floss particles and films or wafers.
emilia eliseo
United States
obreias
Explanation:
Ver

http://vortaro.brazilo.org/vtf/dic/ep_o.htm

Dicionário Médico - [ Translate this page ]Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas ..... Q bulia Do gr. boulé, vontade (abulia). bulimia Fome voraz; ingestão de ...... obreia Folha de massa para fazer cápsulas medicamentosas; pasta de massa ...
www.scribd.com/doc/11963960/Dicionario-Medico - 840k
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Obrigada Marlene!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2obreiasMarlene Curtis
4 +1"wafer"(/plaquetas/lâminas)Vepalm
5dutores (ductores (PT Portugal)
Isabel Maria Almeida
4lâmina
Lúcia Leitão
4cápsulas - invólucros
Marcos Antonio
3hóstia
Teresa Borges


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
dutores (ductores (PT Portugal)


Explanation:
penso que é isto

Isabel Maria Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigada Isabel Maria!


27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cápsulas - invólucros


Explanation:
Sug.

Diria assim

- wafers (Dictionary/thesaurus )
(Pharmacology) A flat tablet of rice paper or dried flour paste encasing a powdered drug.
.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 150
Notes to answerer
Asker: Obrigado Marcos!


28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
obreias


Explanation:
Ver

http://vortaro.brazilo.org/vtf/dic/ep_o.htm

Dicionário Médico - [ Translate this page ]Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas ..... Q bulia Do gr. boulé, vontade (abulia). bulimia Fome voraz; ingestão de ...... obreia Folha de massa para fazer cápsulas medicamentosas; pasta de massa ...
www.scribd.com/doc/11963960/Dicionario-Medico - 840k

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 355
Grading comment
Obrigada Marlene!
Notes to answerer
Asker: Obrigada Marlene!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Moreira
12 mins
  -> Grata José Henrique!

agree  Christina Paiva: Houaiss: massa de que se faz a hóstia.
3 days14 hrs
  -> Grata!

12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
hóstia


Explanation:
In Dicionário Médico, Stedman

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-02-21 16:08:05 GMT)
--------------------------------------------------

Definição no Dicionário Médico (Stedman): fina lâmina de massa de farinha seca, usada para encerrar um pó, sendo a lâmina (h)umedecida e dobrada sobre a droga, de forma que esta possa ser engolida sem que se perceba o sabor.
No Dicionário Médico (L. Manuila et al): O mesmo que cápsula medicamentosa, cápsula gelatinosa.
Na Enciclopédia Lello: Farm. Envoltório de certos medicamentos.

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 248
Notes to answerer
Asker: Obrigada Teresa!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  lugano2: Hóstia nunca pode ser usado neste contexto.
18 mins

agree  Christina Paiva: Houaiss: hóstia: pasta de pão ázimo que envolve certos alimentos e medicamentos. É uma das definições do termo :)
3 days14 hrs
  -> Obrigada!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lâmina


Explanation:
Encontrei esta tradução em páginas dentro desse contexto.

Imobilização de proteínas sobre superfícies de polissacarídeosCon A was immobilized onto films of carboxymethylcellulose (CMC), HXG, TXG and poly(methyl methacrylate) (PMMA), Si/SiO2 wafers and on polysaccharide ...
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46132/tde-21072008-14... - 17k - Em cache - Páginas semelhantes

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Obrigada Lúcia


21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
"wafer"(/plaquetas/lâminas)


Explanation:
Em-documentos,-até-oficiais,-em-Portugal-raramente-se-traduz.-No-Brasil-também.-Eu-pessoalmente-não-traduzo-neste-caso-pois-perde-significado.

Alguns-traduzem-por-"plaquetas".

"Máquinas de desenvolvimento de plaquetas (wafers) expostas do tipo utilizado na fabricação de ..."
pauta.dgaiec.min-financas.pt/NR/rdonlyres/315EEB20-1F0A-4D1B-AA7B-77657A6F5EBD/0/PARTE18_M.PDF

"...plaquetas (“wafers”), ou formas análogas..."
www.receita.fazenda.gov.br/publico/Legislacao/Ins/2008/IN80...

"...filmes de oxinitreto de silício em lâminas de silício..."
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/9007



Vepalm
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Christina Paiva
2 days17 hrs