KudoZ home » English to Portuguese » Medical

maternally toxic

Portuguese translation: maternalmente tóxicas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:maternally toxic
Portuguese translation:maternalmente tóxicas
Entered by: António Ribeiro

00:01 May 25, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: maternally toxic
Contexto:

Causes severe foetotoxicity in rabbits at doses which are maternally toxic
António Ribeiro
doses maternalmente tóxicas
Explanation:
Veja esta expressão no link a seguir:

http://216.239.39.100/search?q=cache:WeUb6h278D0C:www.astraz...

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 11:51:36 (GMT)
--------------------------------------------------

Esta expressão não me parece muito comum ou até mesmo incorreta do ponto de vista do idioma porém é empregada.
Significado aqui parece ser doses com [determinada] toxicidade para a mãe; ou seja mãe fica exposta à toxidade em determinadas doses.
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Grading comment
Obrigado.
António
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6toxicidade maternal e fetal
Maria Luisa Duarte
5 +1doses maternalmente tóxicas
Paulo Celestino Guimaraes
5em dosagens que são tóxicas às mães é extremamente tóxico em seus fetosfetoIlona Dako
2 +2fetotoxicidade ///e maternalmente tóxicas
rir


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
em dosagens que são tóxicas às mães é extremamente tóxico em seus fetosfeto


Explanation:
sem o contexto fica difícil de construir uma frase melhor... mas é um ponto de partida

Ilona Dako
United States
PRO pts in pair: 3

28 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
doses maternalmente tóxicas


Explanation:
Veja esta expressão no link a seguir:

http://216.239.39.100/search?q=cache:WeUb6h278D0C:www.astraz...

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 11:51:36 (GMT)
--------------------------------------------------

Esta expressão não me parece muito comum ou até mesmo incorreta do ponto de vista do idioma porém é empregada.
Significado aqui parece ser doses com [determinada] toxicidade para a mãe; ou seja mãe fica exposta à toxidade em determinadas doses.



    Reference: http://216.239.39.100/search?q=cache:WeUb6h278D0C:www.astraz...
Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859
Grading comment
Obrigado.
António

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Theodore Fink
4 hrs
  -> Obrigado

28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
toxicidade maternal e fetal


Explanation:
Gravidez - Estudos conduzidos em animais com elevadas doses de ticlopidina, produziram toxicidade maternal e fetal, sem no entanto evidenciar potencial teratogênico. Não há adequados e bem controlados estudos em mulheres grávidas e, portanto, Plaketar® não deve ser administrado durante a gravidez, a não ser em casos muito específicos

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 00:35:26 (GMT)
--------------------------------------------------

Não houve diferenças aparentes na incidência de malformação externa ou anomalias internas entre os vários grupos. Um atraso na ossificação do esqueleto foi aparente em fetos dos animais com alta dose. Atrasos na ossificação ocorrem freqüentemente com doses que causam toxicidade maternal e não foi considerado no referido composto. A incidência de outras anomalias esqueléticas foi comparável para todos os grupos. Não houve evidência de que dicloro isocianurico fosse tóxico-fetal ou teratogênico em camundongos

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
24 mins

agree  Patricia Fierro, M. Sc.
59 mins

agree  SLavor
3 hrs

agree  Laerte da Silva
7 hrs

agree  Edilaine Grandolpho
11 hrs

agree  Gabriela Frazao
11 hrs

9 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +2
fetotoxicidade ///e maternalmente tóxicas


Explanation:
isto é à letra, mas acho que pode traduzir a frase usando expressões sinónimas, como seja
é (são)severamente tóxica(s) para o feto de coelhos em doses que são tóxicas para a mãe.

Rita

rir
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1620

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
1 hr

agree  Lilian Jimenez-Ramsey
5 hrs