KudoZ home » English to Portuguese » Medical

treat supportively

Portuguese translation: trate com empatia


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:treat supportively
Portuguese translation:trate com empatia
Entered by: Mauro Lando

06:11 May 25, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: treat supportively
treat symptomatically and supportively.
Trata-se de instruções para o médico sobre cuidados com pessoas que tenham recebido ácido na vista
Mauro Lando
Brazil
trate com empatia
Explanation:
trade sintomaticamente e com empatia

Webster mostra support como: 1) : ASSIST, HELP, mas acredito que o sentido mais adequado e' empatia.

= ouvir com cuidado, sem menosprezar o falante, sentir a dor do patiente, sem dizer que a pessoa da exagerando, mas simplesmente ouvir e dar apoio empatico.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 23:42:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Fa
Selected response from:

grasa
Brazil
Grading comment
Grasa - estava na dúvida se era isso mesmo e esperava justamente a resposta de algum dos vários médicos de nosso forum. Pensei que pudesse ser algum termo técnico de medicina - mas como você diz que faz regularmente interpretações de medicina, vou fazer fé na sua resposta.
Nota sobre sua "bronca"- Também fico frustrado quando vejo uma reposta pior do que a minha (ou, o que é pior, um CHUTE totalmente no escuro, como alguns fazem) receber pontos só porque apareceu antes, mas aceito isso com bom humor, como uma regra do jogo. Pois afinal é um jogo, quase uma brincadeira. (eu tenho um montão de pontos de tech/engineering e nunca recebi UM trabalho pelo ProZ)
De qualquer forma, obrigado.
Mauro
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4Utilizar tratamento sintomático e de apoio
Eliane Rio Branco
4 +2tratar com apoio emocionalAntónio Ribeiro
4 -1trate com empatiagrasa
2cuide /trate)sintomaticamente e assistidamente
rir


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
tratar com apoio emocional


Explanation:
Supportive: providing support, esp. emotional support

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 06:30:21 (GMT)
--------------------------------------------------

Seria: tratar sintomaticamente e dando apoio emocional

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ana_brum
5 hrs

agree  José Antonio Azevedo
5 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
trate com empatia


Explanation:
trade sintomaticamente e com empatia

Webster mostra support como: 1) : ASSIST, HELP, mas acredito que o sentido mais adequado e' empatia.

= ouvir com cuidado, sem menosprezar o falante, sentir a dor do patiente, sem dizer que a pessoa da exagerando, mas simplesmente ouvir e dar apoio empatico.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-25 23:42:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Fa


    procurei nas paginas, ma so encontrei um em portugues, a palavra empatia e' de uso novo.Mas e' correta.
grasa
Brazil
PRO pts in pair: 38
Grading comment
Grasa - estava na dúvida se era isso mesmo e esperava justamente a resposta de algum dos vários médicos de nosso forum. Pensei que pudesse ser algum termo técnico de medicina - mas como você diz que faz regularmente interpretações de medicina, vou fazer fé na sua resposta.
Nota sobre sua "bronca"- Também fico frustrado quando vejo uma reposta pior do que a minha (ou, o que é pior, um CHUTE totalmente no escuro, como alguns fazem) receber pontos só porque apareceu antes, mas aceito isso com bom humor, como uma regra do jogo. Pois afinal é um jogo, quase uma brincadeira. (eu tenho um montão de pontos de tech/engineering e nunca recebi UM trabalho pelo ProZ)
De qualquer forma, obrigado.
Mauro

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: EMPATIA: sentimento de identificação entre pessoas. Não é 'ouvir com cuidado ou sentir a dor". Quanto ao ser "novo", pois é... em alguns lugares!!!
14 hrs
  -> Sr Antrib, vide acima.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
cuide /trate)sintomaticamente e assistidamente


Explanation:
Furnishing support ;specif Serving to sustain the strength and condition of a patient; administration of fluids, glucose, and proteins is supportive against liver failure; supportive care


servir com apoio ao paciente


hope it helps
Rita


    Reference: http://atomica.com
rir
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1620

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
Utilizar tratamento sintomático e de apoio


Explanation:
Support treatment é tratamento de apoio ou terapia de apoio (emocional).
Isso se reporta ao tempo em que era terapeuta...
Eliane

Eliane Rio Branco
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 208

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Silvia Borges: Perfeito Eliane.
40 mins

agree  Denise Costa
1 hr

agree  Lilian Jimenez-Ramsey
2 hrs

agree  grasa: bem melhor!
10 hrs