KudoZ home » English to Portuguese » Medical

brush citology

Portuguese translation: citologia mediante escova


13:22 May 30, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical / dermatology
English term or phrase: brush citology
It's a technique for examination of citologic samples
Maria Eugnia
Portuguese translation:citologia mediante escova
Explanation:
A escova de citologia, encontrada pelo ilustre colega Jose, seria a usada para este processo.
Selected response from:

Theodore Fink
Grading comment
Obrigada
1 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3escova de citologia
José Antonio Azevedo
5 +2citologia mediante escova
Theodore Fink
5coleta citologica com escova...
airmailrpl
5esfregaço
Aida Macedo


  

Answers


25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
escova de citologia


Explanation:
Ver referências abaixo.


    Reference: http://www.mtwems.com.br/Broncoscopia/broncoscopia.htm
    Reference: http://www.mtwems.com.br/Citologia/pcitologia/pcitologia.htm
José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
é uma técnica que usa um "pincel de pêlo de camelo"

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Theodore Fink: Parece que eh mesmo, Jose!
27 mins
  -> Obrigado, Theodore!

agree  Paulo Celestino Guimaraes
2 hrs
  -> Obrigado, Paulo.

agree  SLavor
3 hrs
  -> Obrigado, SLavor.

agree  António Ribeiro
10 hrs
  -> Obrigado, Antonio.

disagree  airmailrpl: 'escova de citologia' would be a citology brush
2 days13 hrs
  -> So what is your suggestion?
The asker has declined this answer
Comment: é uma técnica que usa um "pincel de pêlo de camelo"

55 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
citologia mediante escova


Explanation:
A escova de citologia, encontrada pelo ilustre colega Jose, seria a usada para este processo.


Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo: Talvez seja por aí, Theodore. Parabéns!
3 mins
  -> You're a true gentleman, Jose.

agree  Karina Pelech
5 hrs
  -> Obigado, ACB

1 day3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
esfregaço


Explanation:
Já traduzi documentos sobre o assunto.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-31 17:22:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Creio que se dirá portanto \"citologia por esfregaço\"

Esfregaço -
(citol.) preparação microscópica que se obtém, estendendo
sobre a lâmina, com a ajuda da lamela, uma fina camada de um
tecido ou líquido orgânico (sangue, pus, etc.) e fixando-a a
seguir pelo calor.
Dic. Língua Portuguesa Porto Editora


Aida Macedo
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 84
Grading comment
Todas as preparações são esfregaços = smears
The asker has declined this answer
Comment: Todas as preparações são esfregaços = smears

2 days14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
coleta citologica com escova...


Explanation:
[ Mais resultados de www.medstudents.com.br ]

VALIANTE - LABORATÓRIO DE PATOLOGIA
CITOLOGIA O exame Citológico tem objetivos semelhantes e consiste na análise das alterações na forma das células obtidas a partir de raspados, secreções ...
www.valiante.com.br/citologi.htm


Peritoneal cytology in staging of gastric cancer
... Addition of serosal brush citology ( by slightly sweeping the serosa overlying the tumor with a sterilized brush in the preresection phase) and imprinting ...
www.geocities.com/surgoncnet/staging5.htm

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752
The asker has declined this answer