KudoZ home » English to Portuguese » Medical

temple grips

Portuguese translation: prendedores da tira de segurança para hastes de óculos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:temple grips
Portuguese translation:prendedores da tira de segurança para hastes de óculos
Entered by: Andersen

21:27 Jun 6, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: temple grips
Equipamento de proteção para os olhos.

Encontrei um site com referencia e fotos mas não sei o nome em português :

http://www.easyeyes.com/sports.html

Great for active people, the EASY EYES SPORTS BAND
holds eyewear firmly and comfortably in place.
Adjustable non-slip temple grips provide reliable
operation during sports and everyday activities.

Fashion Eyeglass Cords-Many colors to choose from.
Attractive nylon cords with superior black silicone non-slip
temple grips. Fashionable, slim, easy-to-wear size.
Andersen
prendedores elásticos para hastes de óculos
Explanation:
Encontrei algo semelhante no site:
http://www.roan.com.br/acessuve.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-06 23:45:56 (GMT)
--------------------------------------------------

Optei por \" elásticos\" pois, de acoro com a foto, esses prendedores mantem os óculos fixos e firmemente presos à cabeça.
Os cordões não mantem os óculos fixos. Eles permitem que se tire ou coloque os óculos, que quando não estão em uso, ficam pendurados sobre o peito, como se fossem um colar.
Selected response from:

Regina Boltz
Brazil
Grading comment
muito obrigada pela ajuda de todos, acabei utilizando um mix.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2cordão prendedor (de óculos)Antonio Costa
5alça elastica do cordão (faixa) de segurança...
airmailrpl
4 +1prendedores elásticos para hastes de óculos
Regina Boltz
4 +1alça de aperto
Roberto Cavalcanti
4Tiras de ajuste (à face ou facial)
José Cavalcante
4 -2hastes laterais
Sylvio Kauffmann


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
hastes laterais


Explanation:
Entendo que são as hastes dos óculos

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-07 01:32:35 (GMT)
--------------------------------------------------

Reformulando: presilhas que seguram o cordão ou a alça elástica às hastes

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 325

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Carmen Campos: não são hastes, são aquelas coisas que se prendem nas hastes dos óculos e permitem que a pessoa tenha os óculos ao pescoço, como se fosse um colar
2 mins
  -> "temple" significa têmpora, não vejo como os cordões ou eláticos possam prender-se nas têmporas...

neutral  Roberto Cavalcanti: O termo se refere a prender os óculos à têmpora, a Carmem esta quase certa, não são cordões, mas uma alça elastica que prende os óculos na cabeça.
3 hrs
  -> acho que você está quase certo Robcav, olhando melhor as fotos e os respectivos textos, cheguei à conclusão de que são as presilhas que prendem a alça ou o cordão à haste...

disagree  airmailrpl: The Temple Grip is the element that holds the band or cord to the eyeglasses
15 hrs
  -> that's the conclusion I've got airmailrpl, please see my note above...

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
alça de aperto


Explanation:
ou alça de sujeição
é o que dá para entender da foto

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-07 00:58:55 (GMT)
--------------------------------------------------

Oi Gabriela Frazão!!
Vamos fazer um abaixo assinado para o Antonio Costa colocar a foto dêle no Proz? Ele deve ser uma gracinha!!!

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carmen Campos
2 mins
  -> Grato Carmem

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
prendedores elásticos para hastes de óculos


Explanation:
Encontrei algo semelhante no site:
http://www.roan.com.br/acessuve.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-06 23:45:56 (GMT)
--------------------------------------------------

Optei por \" elásticos\" pois, de acoro com a foto, esses prendedores mantem os óculos fixos e firmemente presos à cabeça.
Os cordões não mantem os óculos fixos. Eles permitem que se tire ou coloque os óculos, que quando não estão em uso, ficam pendurados sobre o peito, como se fossem um colar.

Regina Boltz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 76
Grading comment
muito obrigada pela ajuda de todos, acabei utilizando um mix.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao: PT: prendedores para hastes de óculos
15 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
cordão prendedor (de óculos)


Explanation:
Pelo que ví na foto, não passa de um cordão com um para os óculos não caírem.
Assim como a cinta não deixa as calças caírem.
O cadarço não deixa os sapatos saírem




Não existe um termo específico.

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: Tá caindo tudo hoje aí hem!!!!
2 mins
  -> Você não usa aqueles cordõezinhos também Rob? São uma graxinha.!

neutral  Gabriela Frazao: Pode ser pª não caírem, mas a principal utilidade é pª estarem sempre à mão das pessoas q precisam de óculos pª ver ao perto. Será q expliquei bem?
22 mins
  -> Você se desviou da pergunta que é o "nome", no caso , de um simples cordão que mantém presos os óculos. O Robcav tem uma porção deles. Só para tirar a foto é que deixou-os de lado., sabia Gabriela?

agree  Ligia Dias Costa: Você é demais!
11 hrs
  -> Não aumentes ainda mais minha dívida, "ó menina!"

neutral  airmailrpl: The Temple Grip is the element that holds the band or cord to the eyeglasses
14 hrs
  -> You may be right. But it makes absolutely no sense.

16 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
alça elastica do cordão (faixa) de segurança...


Explanation:
temple grips...
Equipamento de proteção para os olhos.

Since they are talking about safety glasses, they are not talking about having the glasses hanging about the neck but firmly fixed to the head.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8748

1 day6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Tiras de ajuste (à face ou facial)


Explanation:
Veja o produto anunciado por uma empresa de comercialização de equipamentos de segurança:
Nome: Óculos modelo ampla-visão.
Descrição: Óculos de segurança, composto de armação de material plástico flexível, "tira elástica para ajuste a face do usuário", visor de policarbonato, cobrindo toda a região dos olhos,opcionais em valvulado, perfurado ou verde.


    Reference: http://www.casaloma.com.br
José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510