KudoZ home » English to Portuguese » Medical

chestpiece

Portuguese translation: peça de auscultação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:chestpiece
Portuguese translation:peça de auscultação
Entered by: Maria-da-Fé Albuquerque

15:04 Aug 14, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: chestpiece
PT PT
a peça do estetoscópio que se coloca junto ao corpo para auscultação
Maria-da-Fé Albuquerque
campânula
Explanation:
"Prineas e Jacobs(6) demons-traram, através de medidas pressóricas auscultatórias sucessivas, utilizando alter-nadamente o diafragma e a campânula do estetoscópio, apostos sobre a fossa cubital e o pulso braquial, que a melhor combinação para a detecção precoce dos ruídos de Korotkoff foi fornecida colocando-se a campânula do estetoscópio sobre o pulso braquial do paciente".

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-14 16:02:38 (GMT)
--------------------------------------------------

A campânula é apenas a parte de metal: se quiser um termo mais completo, use \"peça auscultatória\", que eu acho longo demais.

Estetoscópio : Instrumento utilizado para ausculta de qualquer som vascular, respiratório e outros de outra natureza em qualquer região do corpo. É composto por um por 3 componentes básicos: a peça auricular (adaptada no canal auditivo), o(s) tubo(s) (condutores das ondas sonoras) e a peça auscultatória - geralmente composta de uma campânula ou sinete (que transmite melhor os sons de baixa frequência) e o diafragma (transmite melhor os sons de alta frequência).

http://www.unb.br/fs/enf/nipe/glossindex.html#C
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
Embora "campânula" seja do Brasil, por isso, optei por "peça de auscultação"
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +10campânula
Henrique Serra
4sensor
Clauwolf
3extremidade do estetoscópio
Rafa Lombardino


  

Answers


28 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
extremidade do estetoscópio


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-14 15:35:43 (GMT)
--------------------------------------------------

Acredito que não exista um outro nome para isso, já que a própria extremidade É o estetoscópio. Veja a foto colocada neste site: http://www.treachercollins.org/pictures/stethoscope.jpg.

Rafa Lombardino
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 357

52 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +10
campânula


Explanation:
"Prineas e Jacobs(6) demons-traram, através de medidas pressóricas auscultatórias sucessivas, utilizando alter-nadamente o diafragma e a campânula do estetoscópio, apostos sobre a fossa cubital e o pulso braquial, que a melhor combinação para a detecção precoce dos ruídos de Korotkoff foi fornecida colocando-se a campânula do estetoscópio sobre o pulso braquial do paciente".

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-14 16:02:38 (GMT)
--------------------------------------------------

A campânula é apenas a parte de metal: se quiser um termo mais completo, use \"peça auscultatória\", que eu acho longo demais.

Estetoscópio : Instrumento utilizado para ausculta de qualquer som vascular, respiratório e outros de outra natureza em qualquer região do corpo. É composto por um por 3 componentes básicos: a peça auricular (adaptada no canal auditivo), o(s) tubo(s) (condutores das ondas sonoras) e a peça auscultatória - geralmente composta de uma campânula ou sinete (que transmite melhor os sons de baixa frequência) e o diafragma (transmite melhor os sons de alta frequência).

http://www.unb.br/fs/enf/nipe/glossindex.html#C


    Reference: http://www.pediatra24horas.com.br/congresso2.htm
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388
Grading comment
Embora "campânula" seja do Brasil, por isso, optei por "peça de auscultação"

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia Andrade
15 mins

agree  Ivana de Sousa Santos
39 mins

agree  Aline Leal
2 hrs

agree  Mónica Melo
3 hrs

agree  Kathleen Goldsmith
4 hrs

agree  Edilaine Grandolpho
5 hrs

agree  amaciel
6 hrs

agree  Ana Rita Santiago
7 hrs

agree  Silvia Borges: entendo o dilema do Clauwolf, mas campânula está correto.
7 hrs
  -> sempre resta "sinete", ainda mais indigesto que campânula. Fazer o quê?

agree  Ana Paula Miraldo: correctíssimo, consultei a minha enciclopédia de medicina das Selecções Reader's Digest e o termo é campânula
8 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sensor


Explanation:
não consigo digerir "campânula" apesar de estar correto...

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286