ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical

cataire

Portuguese translation: Gatária (ou erva-gato, ou erva dos gatos, ou hortelã dos gatos, etc.)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cataire
Portuguese translation:Gatária (ou erva-gato, ou erva dos gatos, ou hortelã dos gatos, etc.)
Entered by: rhandler

23:48 Apr 13, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical
English term or phrase: cataire
óleo essencial de "cataire".
possivelmente uma planta medicinal
ricardo neto
Gatária (ou erva-gato, ou erva dos gatos, ou hortelã dos gatos, etc.)
Explanation:
Trata-se da "Nepeta cataria", que em inglês se chama "catnip" ou "catmint". Veja as referências abaixo:

Brasil Online - BOL na mesa
... Guia de ervas, Gatária. Nome científico: Nepeta cataria. Outros nomes: Erva gateira, erva-gato, neveda dos gatos. Outros idiomas: Catmint ...
bolnamesa.bol.com.br/ervas/gataria.jhtm

Aboboreira (Curcubita pepo) Abrótano (Artemisia abrotanum) ...
... Camomila-romana (Anthemis nobilis). Capim-de-burro (Cynodon dactylon). ... Erva-de-Santa-Maria
(Chenopodium ambrosioides). Erva-gato (Nepeta cataria). ...
www.webflora.com.br/foto1p.htm

=^. .^= O gato - Vida e Desenvolvimento
... O gato lava-se, lambe-se e engole muito pêlo. ... Erva para gatos: Nevada-dos-gatos
(Nepeta Cataria) chamada de hortelã dos gatos. ...
www.ogatovidaedesenvolvimento.hpg.ig.com.br/ gatosaudeervas.htm

Centro de Pesquisa-Unilavras-Uemg
... Índia. Calmante, Febre internitente. Capim santo. Cymbopogon densiflorus Stapf. ... Ásia.
Hemorróidas, úlcera, varicosa. Erva dos gatos. Nepeta cataria L. Lamiaceae. ...
www.lavras.br/cepe/horto.htm
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Gatária (ou erva-gato, ou erva dos gatos, ou hortelã dos gatos, etc.)rhandler
5gatária
Wiebke Herbig


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
gatária


Explanation:
ou erva-gato, erva gateira, neveda dos gatos; nepeta cataria (veja referências)


    Reference: http://bolnamesa.bol.com.br/ervas/gataria.jhtm
    Reference: http://www.rionet.com.br/~cantoverde/g.html
Wiebke Herbig
Germany
Native speaker of: Native in GermanGerman
PRO pts in pair: 10

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Gatária (ou erva-gato, ou erva dos gatos, ou hortelã dos gatos, etc.)


Explanation:
Trata-se da "Nepeta cataria", que em inglês se chama "catnip" ou "catmint". Veja as referências abaixo:

Brasil Online - BOL na mesa
... Guia de ervas, Gatária. Nome científico: Nepeta cataria. Outros nomes: Erva gateira, erva-gato, neveda dos gatos. Outros idiomas: Catmint ...
bolnamesa.bol.com.br/ervas/gataria.jhtm

Aboboreira (Curcubita pepo) Abrótano (Artemisia abrotanum) ...
... Camomila-romana (Anthemis nobilis). Capim-de-burro (Cynodon dactylon). ... Erva-de-Santa-Maria
(Chenopodium ambrosioides). Erva-gato (Nepeta cataria). ...
www.webflora.com.br/foto1p.htm

=^. .^= O gato - Vida e Desenvolvimento
... O gato lava-se, lambe-se e engole muito pêlo. ... Erva para gatos: Nevada-dos-gatos
(Nepeta Cataria) chamada de hortelã dos gatos. ...
www.ogatovidaedesenvolvimento.hpg.ig.com.br/ gatosaudeervas.htm

Centro de Pesquisa-Unilavras-Uemg
... Índia. Calmante, Febre internitente. Capim santo. Cymbopogon densiflorus Stapf. ... Ásia.
Hemorróidas, úlcera, varicosa. Erva dos gatos. Nepeta cataria L. Lamiaceae. ...
www.lavras.br/cepe/horto.htm



    Reference: http://www.webflora.com.br/foto1p.htm
    Reference: http://bolnamesa.bol.com.br/ervas/gataria.jhtm
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462