KudoZ home » English to Portuguese » Medical

cervical cap

Portuguese translation: capuz cervical


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:cervical cap
Portuguese translation:capuz cervical
Entered by: Bloomfield

17:15 Jul 6, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical / fertility
English term or phrase: cervical cap
Would anyone currently living either in Portugal or in Brazil with experience in the medical field happen to know the medical term for cervical cap in Portuguese?

The term appears in a text about fertility for men:

Women usually use a syringe…to inject the semen… A better way is to put the semen in a diaphragm or cervical cap…..

Thank you all. No need to hurry up. The deadline for this job is July 10.
Bloomfield
United States
capuz cervical
Explanation:
O local da inseminação
Em 1960, Eckerling descreve como terapia da oligozoospermia, a deposição de espermatozóides capacitados no colo uterino e intra-útero. Teoricamente, a inseminação artificial do tipo cervical baseia sua utilização no conceito de que as modificações cíclicas dos esteróides ovarianos sobre o colo uterino criariam condições para seu papel como reservatório e sítio de capacitação dos espermatozóides, que periodicamente migrariam para a trompa. Ao contrário, as inseminações do tipo uterino, ou tubário, não conseguiriam manter esse fluxo. Entretanto, faltam evidências para confirmar a real importância dessa função cervical. Recentemente, Williams e cols. (1995) em estudo prospectivo e randomizado compararam, num programa de doação de esperma, o uso da inseminação com capuz cervical versus a inseminação intra-uterina. O índice de gestação clínica foi significativamente superior no grupo com inseminação intra-uterina (16.4%) do que naquele onde o capuz cervical foi aplicado (5.9%). As inseminações com espermatozóides capacitados por diferentes técnicas laboratoriais ganharam popularidade após 1978, especialmente a deposição intra-uterina e peritoneal. Evans e cols. (1991) e Gregoriou e cols. (1993) descreveram resultados comparáveis entre inseminação intra-uterina e intraperitoneal.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-06 17:39:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Capuz Cervical


O que é capuz cervical?

O capuz cervical é um dispositivo de controle da natalidade para mulheres. É feita de borracha de látex rígido e tem o formato de uma xícara pequena.

É projetado para ajustar-se firmemente acima da cérvice (a cérvice é a abertura do útero). O capuz é menor e mais rígido que o diafragma.

Antes de manter relações sexuais, preencha um terço do capuz com uma geléia ou creme que mate o esperma (espermicida) e então coloque o capuz acima da cérvice. O capuz impede o espermatozóide de entrar no útero e este é então destruído, prevenindo deste modo, a gravidez.

O capuz cervical está disponível em vários tamanhos. É freqüentemente usado por mulheres que não podem usar um diafragma. É importante ter um capuz bem ajustado e para usá-lo corretamente é preciso de uma consulta médica para que seja determinado o tamanho correto. Seu médico também mostrará como inserir e remover o capuz cervical.

Como é usado?

Insira o capuz não mais do que 24 horas antes da relação sexual.

Antes de usá-lo, levante o capuz contra a luz e olhe atentamente para quaisquer fissuras, buracos, ou manchas que indiquem fragilidade no capuz. (Se você achar quaisquer falhas, não use o capuz.) Encha um terço do capuz com geléia ou creme espermicida e empurre-o para cima na vagina de forma que ele cubra a cérvice. Não remova o capuz por pelo menos 6 a 8 horas após ter mantido relação sexual. O capuz pode permanecer no interior da vagina por até 48 horas. Durante este tempo pode manter relações sexuais mais de uma vez sem remover o capuz. Para melhor prevenção aplique mais espermicida.

Não deixe o capuz na cérvice por períodos mais longos que 48 horas. Uma secreção vaginal com um odor desagradável pode aparecer se o capuz cervical for retirado tardiamente da cérvice. Limpe o capuz com sabão neutro e seque-o cada vez que o usar.

Armazene-o em um lugar seco, longe do calor e luz. O capuz cervical deve ser usado só por mulheres cujo resultado do exame de Papanicolaou foi normal.

Faça um acompanhamento médico através de exame de Papanicolaou após ter usado o capuz cervical por 3 meses para ter certeza de que a área ao redor da sua cérvice não sofreu mudança.

Os capuzes cervicais que são freqüentemente usados podem começar a perder seu formato. Você pode precisar de um novo capuz depois de uso prolongado ou se perceber quaisquer fissuras, buracos, ou manchas que denotam fragilidade

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3221&Ret...
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Cannot thank you enough. I appreciate your prompt and thorough response. Thanks a lot!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4capuz cervical
Maria Luisa Duarte
5Diafragma
airmailrpl


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
capuz cervical


Explanation:
O local da inseminação
Em 1960, Eckerling descreve como terapia da oligozoospermia, a deposição de espermatozóides capacitados no colo uterino e intra-útero. Teoricamente, a inseminação artificial do tipo cervical baseia sua utilização no conceito de que as modificações cíclicas dos esteróides ovarianos sobre o colo uterino criariam condições para seu papel como reservatório e sítio de capacitação dos espermatozóides, que periodicamente migrariam para a trompa. Ao contrário, as inseminações do tipo uterino, ou tubário, não conseguiriam manter esse fluxo. Entretanto, faltam evidências para confirmar a real importância dessa função cervical. Recentemente, Williams e cols. (1995) em estudo prospectivo e randomizado compararam, num programa de doação de esperma, o uso da inseminação com capuz cervical versus a inseminação intra-uterina. O índice de gestação clínica foi significativamente superior no grupo com inseminação intra-uterina (16.4%) do que naquele onde o capuz cervical foi aplicado (5.9%). As inseminações com espermatozóides capacitados por diferentes técnicas laboratoriais ganharam popularidade após 1978, especialmente a deposição intra-uterina e peritoneal. Evans e cols. (1991) e Gregoriou e cols. (1993) descreveram resultados comparáveis entre inseminação intra-uterina e intraperitoneal.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-06 17:39:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Capuz Cervical


O que é capuz cervical?

O capuz cervical é um dispositivo de controle da natalidade para mulheres. É feita de borracha de látex rígido e tem o formato de uma xícara pequena.

É projetado para ajustar-se firmemente acima da cérvice (a cérvice é a abertura do útero). O capuz é menor e mais rígido que o diafragma.

Antes de manter relações sexuais, preencha um terço do capuz com uma geléia ou creme que mate o esperma (espermicida) e então coloque o capuz acima da cérvice. O capuz impede o espermatozóide de entrar no útero e este é então destruído, prevenindo deste modo, a gravidez.

O capuz cervical está disponível em vários tamanhos. É freqüentemente usado por mulheres que não podem usar um diafragma. É importante ter um capuz bem ajustado e para usá-lo corretamente é preciso de uma consulta médica para que seja determinado o tamanho correto. Seu médico também mostrará como inserir e remover o capuz cervical.

Como é usado?

Insira o capuz não mais do que 24 horas antes da relação sexual.

Antes de usá-lo, levante o capuz contra a luz e olhe atentamente para quaisquer fissuras, buracos, ou manchas que indiquem fragilidade no capuz. (Se você achar quaisquer falhas, não use o capuz.) Encha um terço do capuz com geléia ou creme espermicida e empurre-o para cima na vagina de forma que ele cubra a cérvice. Não remova o capuz por pelo menos 6 a 8 horas após ter mantido relação sexual. O capuz pode permanecer no interior da vagina por até 48 horas. Durante este tempo pode manter relações sexuais mais de uma vez sem remover o capuz. Para melhor prevenção aplique mais espermicida.

Não deixe o capuz na cérvice por períodos mais longos que 48 horas. Uma secreção vaginal com um odor desagradável pode aparecer se o capuz cervical for retirado tardiamente da cérvice. Limpe o capuz com sabão neutro e seque-o cada vez que o usar.

Armazene-o em um lugar seco, longe do calor e luz. O capuz cervical deve ser usado só por mulheres cujo resultado do exame de Papanicolaou foi normal.

Faça um acompanhamento médico através de exame de Papanicolaou após ter usado o capuz cervical por 3 meses para ter certeza de que a área ao redor da sua cérvice não sofreu mudança.

Os capuzes cervicais que são freqüentemente usados podem começar a perder seu formato. Você pode precisar de um novo capuz depois de uso prolongado ou se perceber quaisquer fissuras, buracos, ou manchas que denotam fragilidade

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3221&Ret...


    Reference: http://www.crh.com.br/arq/livcap05.asp?title=Insemina%C3%A7%...
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
Cannot thank you enough. I appreciate your prompt and thorough response. Thanks a lot!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kalauz
7 mins
  -> obrigada!

agree  Monica Alves: A sua resposta está certíssima, vou retirar a minha. Rápida no gatilho!
10 mins
  -> um abraço Monica!

agree  O. Morais
15 hrs

agree  Kathleen Goldsmith
12 days

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Diafragma


Explanation:
Diafragma -
Diafragma. Segurança ? Eficiente. ... Para ser eficiente ele tem de ser usado
junto com um creme espermaticida. Web SpyComo colocar o diafragma. ...
www.gineco.com.br/diafragm.htm

Colocação do Diafragma -
Como colocar o diafragma. Usar o espermicida. ... Tire o diafragma 12 horas após.
Siga as instruções de limpeza e conservação. Voltar para diafragma. ...
www.gineco.com.br/colocao.htm

Saúde e Vida On Line/Métodos Anticoncepcionais - Diafragma -
<, Métodos Anticoncepcionais Diafragma, Dra Silvia Helena Cardoso.
O diafragma é uma pequena capa de borracha ou de silicone que ...
www.nib.unicamp.br/svol/diafra.htm

Medicinal - Temas em Saúde -
... Diafragma, Por Alberto Mantovani Abeche O que é? O diafragma é um
dispositivo circular de borracha com borda firme e flexível. ...
medicinal.terra.com.br/temas/temas.asp?tema=9

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-06 22:02:12 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

\'capuz cervical\' gave 36 google responses in Portuguese

\'Diafragma\' gave 11,200 google responses in Portuguese



--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-06 22:04:25 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Sexo -
... É considerado o método mais seguro. * Diafragma e Capuz Cervical são peças de látex em forma de pequenas taças que se encaixam dentro da vagina e são ...
amigaonline.tripod.com.br/amigaon/id26.html

[PDF]19.1 p pdf
... consistentemente. Diafragmas e capuz cervical fornecem pouca proteção contra infecções cervicais bacterianas, como gonorréia e clamídia. ...
www.bemfam.org.br/home/arquivos/outlook 19.1.pdf -

diafragma -
Diafragma e capuz cervical. ... O capuz cervical é semelhante ao diafragma, existe em vários tamanhos e deve ser colocado por um médico. ...
www.geocities.com/evitando_a_gravidez/diafragma.html

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8744