ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Medical

blunt trauma

Portuguese translation: Traumatismo contuso ou trauma fechado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:blunt trauma
Portuguese translation:Traumatismo contuso ou trauma fechado
Entered by: china

21:16 Jul 13, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: blunt trauma
he most common causae of intra-abdominal hemorrhage is blunt trauma inflcted by an automobile.
Mariageni
Traumatismo contuso ou trauma fechado
Explanation:
Encontrei os dois termos com maior incidência em "traumatismo contuso".

1) Homem de 25 anos apresentou diplopia em todas as posições do olhar, associada à movimentação ocular dolorosa, após sofrer "traumatismo contuso" em região orbitária direita.
http://www.abonet.com.br/abo/655/rc655_02.htm
2)O traumatismo ocular contuso é mais freqüente no adulto jovem e sexo masculino, na proporção de 4:1
3)Estima-se que aproximadamente 800.000 radiografias de coluna cervical são realizadas anualmente nos Estados Unidos em pacientes vítimas de "trauma fechado".
http://www.unimeds.com.br/ADMCDC/layouts/materia/materia.asp...
4)Em relação aos mecanismos de trauma, as lesões de jejuno e íleo geralmente são secundárias a traumatismo penetrante ( ferimento) ou trauma fechado(contusão)...
http://www.hc.unicamp.br/especialidades_medicas/trauma/ensin...
5)Da presente amostra depreende-se o fato de que o "traumatismo contuso" em geral é o mecanismo de lesão mais frequente.
http://www.medstudents.com.br/original/original/uti/uti.htm

http://www.abonet.com.br/abo/abo64105.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-13 22:21:02 (GMT)
--------------------------------------------------

O mais usual é \"traumatismo contuso\", mas a usar o termo \'fechado\' diz-se \"trauma fechado\", segundo as minhas pesquisas.
Selected response from:

china
Grading comment
Thank you!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6Traumatismo contuso ou trauma fechado
china
5 +1traumatismo contundente
airmailrpl


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
traumatismo contundente


Explanation:
he most common causes of intra-abdominal hemorrhage is 'blunt trauma' inflcted by an automobile.

blunt
n 1 agulha rombuda. // vt+vi 1 ficar cego ou sem corte. 2 tornar cego (instrumento de corte). 3 moderar, abrandar. 4 entorpecer, enfraquecer. // adj 1 embotado, sem corte cego. 2 brusco, abrupto, áspero. 3 obtuso, insensível, néscio. 4 direto, objetivo. // bluntly adv 1 sem corte. 2 asperamente, abruptamente. blunt cutting edge gume cego.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8041

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mário Seita
23 mins
  -> agradeço

51 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
Traumatismo contuso ou trauma fechado


Explanation:
Encontrei os dois termos com maior incidência em "traumatismo contuso".

1) Homem de 25 anos apresentou diplopia em todas as posições do olhar, associada à movimentação ocular dolorosa, após sofrer "traumatismo contuso" em região orbitária direita.
http://www.abonet.com.br/abo/655/rc655_02.htm
2)O traumatismo ocular contuso é mais freqüente no adulto jovem e sexo masculino, na proporção de 4:1
3)Estima-se que aproximadamente 800.000 radiografias de coluna cervical são realizadas anualmente nos Estados Unidos em pacientes vítimas de "trauma fechado".
http://www.unimeds.com.br/ADMCDC/layouts/materia/materia.asp...
4)Em relação aos mecanismos de trauma, as lesões de jejuno e íleo geralmente são secundárias a traumatismo penetrante ( ferimento) ou trauma fechado(contusão)...
http://www.hc.unicamp.br/especialidades_medicas/trauma/ensin...
5)Da presente amostra depreende-se o fato de que o "traumatismo contuso" em geral é o mecanismo de lesão mais frequente.
http://www.medstudents.com.br/original/original/uti/uti.htm

http://www.abonet.com.br/abo/abo64105.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-13 22:21:02 (GMT)
--------------------------------------------------

O mais usual é \"traumatismo contuso\", mas a usar o termo \'fechado\' diz-se \"trauma fechado\", segundo as minhas pesquisas.

china
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 53
Grading comment
Thank you!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco: contuso
5 mins
  -> Obrigado!

agree  Carlos Monteiro: definitivamente ... traumatismo contuso
25 mins
  -> Obrigado!

agree  Monica Alves
1 day6 hrs
  -> Obrigada!

agree  O. Morais
2 days9 hrs
  -> Obrigada!

agree  Kathleen Goldsmith
2 days14 hrs
  -> Obrigada!

agree  airmailrpl: good option
6 days
  -> Obrigada!