KudoZ home » English to Portuguese » Medical

scanhead

Portuguese translation: sonda (ultrassônica)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:scanhead
Portuguese translation:sonda (ultrassônica)
Entered by: Silvio Picinini

05:45 Nov 6, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: scanhead
Scanhead Performance and Accuracy

The FDA recommends that each clinic conduct a clinical trial to establish
the intra-operator and inter-operator variances that exist with each
scanhead used with the ultrasound system.
Silvio Picinini
United States
sonda (ultrassônica)
Explanation:
Alguns exemplos e referências:

Portal Brasil Medicina
... Voltar Ultrassonografia. ... Depois, será necessário espalhar um pouco de gel na pele e, logo em seguida, o médico colocará uma sonda em cima da região a ser ...
www.brasilmedicina.com/especial/gine_t10s1.asp

Dicionário Neuro-ciências - E
... A Ecografia é também conhecida por Ultrassonografia, um exame complementar (auxiliar ... ultrassonoras
emitidas e posteriormente refletidas por uma sonda que varre ...
www.psiqweb.med.br/gloss/dice.htm

Próstata
... Na ultrassonografia com biópsia, a única diferença reside no fato de que uma espécie de agulha é acoplada a essa sonda, de forma que possa extrair ...
www.uro.com.br/prostexto.htm

Ultrasound - Inovações cardiovasculares clínicas e técnicas
... da GE auxilia na divulgação das descobertas em ultrassonografia para outros ... de imagens
quadridimensionais, coleta-se as imagens com uma sonda TEE multiplanar ...
www.gemedicalsystems.com/lapt/rad/ us/technology/msucvtech.html


Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigado a todos, através da sonda achei "transdutor" também, mas sonda parece ser o jargão.
Uma hora dessas eu volto a participar ativamente.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4sonda (ultrassônica)rhandler
4 +2cabeçote de varredura
Clauwolf
5cabeça de leitura usada pelo sistema de ecografia
Deolindo
4cabeça ultrassónica
Ana Almeida


  

Answers


53 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
cabeça de leitura usada pelo sistema de ecografia


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-06 06:46:58 (GMT)
--------------------------------------------------

ou \"usada com o sistema ecográfico\", se a cabeça não fizer parte do sistema

Deolindo
Angola
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 164

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cabeça ultrassónica


Explanation:
Julgo ser esta a tradução adequada. Indico-lhe uma referência que utiliza a expressão:

"Aparelho de ultra-sons fabricado por Nemectron, modelo NEMECTROSON 400
Com controlo microprocessado de saída U.S. e com uma única cabeça ultra-sónica de dupla frequência
" 1 + 3 Mhz " e com 5 cm2 de área de tratamento.

http://www.bionicportugal.com/pag_produtos/nemectron_prod/sp...

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1129

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cabeçote de varredura


Explanation:
:) Aproveito para solicitar seu retorno ao site, dentro de suas possibilidades.
Obrigado

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-06 12:29:56 (GMT)
--------------------------------------------------

Acrescentar um comentário a esta definição Imprimir a definição Envie esta definição
a um amigo scan head cabeçote de varredura : O dispositivo ótico ...
xoops.underpop.com/html/modules/glossaire/ glossaire-aff.php?rechercher&lettre=S&debut=20 - 37k - Em cache - Páginas Semelhantes

Xoops Brasil - Glossário
... esta definição a um amigo handheld scanner scanner de mão : Tipo de scanner usado
da seguinte forma: o usuário passa o cabeçote de varredura, contido em ...
xoops.underpop.com/html/modules/glossaire/ glossaire-aff.php?rechercher&lettre=H&debut=20 - 37k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de xoops.underpop.com ]

MB ON-LINE SYSTEMS - Dicionario
... scan, varrer, varredura, ler. scan head, cabeçote de varredura. scan line,
linha de varredura. scan rate, taxa de varredura. scanner, digitalizador. ...
www.mbonline.com.br/dicionario/dicionario_s.htm - 44k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-06 14:20:38 (GMT)
--------------------------------------------------

É assim mesmo: dicionário, glossário, etc, mas tem gente que acha que é outra coisa -

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-06 14:28:02 (GMT)
--------------------------------------------------

No Aurélio:

Sonda = Med. Tubo, flexível ou rígido, que se introduz em canal, natural ou não, do organismo, com o fim de reconhecer-lhe o estado ou de extrair ou introduzir algum tipo de matéria.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia da Matta
5 hrs
  -> obrigado - dispenso qq sonda...

agree  Fabio Oliveira
2943 days

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
sonda (ultrassônica)


Explanation:
Alguns exemplos e referências:

Portal Brasil Medicina
... Voltar Ultrassonografia. ... Depois, será necessário espalhar um pouco de gel na pele e, logo em seguida, o médico colocará uma sonda em cima da região a ser ...
www.brasilmedicina.com/especial/gine_t10s1.asp

Dicionário Neuro-ciências - E
... A Ecografia é também conhecida por Ultrassonografia, um exame complementar (auxiliar ... ultrassonoras
emitidas e posteriormente refletidas por uma sonda que varre ...
www.psiqweb.med.br/gloss/dice.htm

Próstata
... Na ultrassonografia com biópsia, a única diferença reside no fato de que uma espécie de agulha é acoplada a essa sonda, de forma que possa extrair ...
www.uro.com.br/prostexto.htm

Ultrasound - Inovações cardiovasculares clínicas e técnicas
... da GE auxilia na divulgação das descobertas em ultrassonografia para outros ... de imagens
quadridimensionais, coleta-se as imagens com uma sonda TEE multiplanar ...
www.gemedicalsystems.com/lapt/rad/ us/technology/msucvtech.html





    Reference: http://www.brasilmedicina.com/especial/gine_t10s1.asp
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Obrigado a todos, através da sonda achei "transdutor" também, mas sonda parece ser o jargão.
Uma hora dessas eu volto a participar ativamente.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Clauwolf: desconfio. não vi nenhum scanhead aí :)
5 mins
  -> Todas as SONDAS acima são "scanheads", mas estão em português, os exemplos. É o termo usado pelos médicos, no Brasil. Pergunte a qualquer um.

agree  Luiz Almeida
9 mins
  -> Obrigado, Luiz

agree  Roberto Cavalcanti
3 hrs
  -> Obrigado, Roberto

agree  Amilcar
3 hrs
  -> Obrigado, Amilcar

agree  Kathleen Goldsmith
4 hrs
  -> Obrigado, Kathleen