KudoZ home » English to Portuguese » Medical

protein free filtrates

Portuguese translation: filtrados sem proteínas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:protein free filtrates
Portuguese translation:filtrados sem proteínas
Entered by: xxxManzoni

10:54 Jan 14, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical / Quimica/Chemistry
English term or phrase: protein free filtrates
"In this
procedure protein free filtrates prepared by the Somogyi technique ..."
Preciso do termo em PT-PT. Obrigado!
xxxManzoni
Portugal
filtrados sem proteínas
Explanation:
"protein-free filtrates" não é exactamente um termo técnico, mas "filtrates" será - o resto é do domínio comum.

Filtrado também se usa como substantivo e é algo que passou por um filtro, provavelmente um líquido. Neste caso, poderá tratar-se de um líquido que será filtrado precisamente para remover as proteínas, recorrendo à técnica mencionada que, segundo encontrei, serve para medir hidratos de carbono no sangue

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-14 11:11:54 (GMT)
--------------------------------------------------

não sei se se trata da mesma técnica:
www.ijp-online.com/archives/1988/ 020/01/r0001-0066cp.pdf
Selected response from:

ana claudia jorge
Portugal
Grading comment
Obrigado a todos pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2filtrados sem proteínas
ana claudia jorge
4 +2filtrados livres de proteínas
Marcelo Fogaccia
5filtrados/líquidos filtrados livres de proteínas
Andrea Jablon


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
filtrados sem proteínas


Explanation:
"protein-free filtrates" não é exactamente um termo técnico, mas "filtrates" será - o resto é do domínio comum.

Filtrado também se usa como substantivo e é algo que passou por um filtro, provavelmente um líquido. Neste caso, poderá tratar-se de um líquido que será filtrado precisamente para remover as proteínas, recorrendo à técnica mencionada que, segundo encontrei, serve para medir hidratos de carbono no sangue

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-14 11:11:54 (GMT)
--------------------------------------------------

não sei se se trata da mesma técnica:
www.ijp-online.com/archives/1988/ 020/01/r0001-0066cp.pdf


    europa.eu.int/smartapi/cgi/ sga_doc?smartapi!celexplus!prod!CELEXnumdoc&numdoc=396L0045&lg=PT
    www.ineti.pt/proj/cienciaviva/estagios_2002/ apresenta/Purdesidro.pdf
ana claudia jorge
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 118
Grading comment
Obrigado a todos pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida
16 mins

agree  Claudia da Matta
7 hrs

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
filtrados livres de proteínas


Explanation:
Fisiologia Renal
... líquido livre de proteínas que escoa para o espaço de Bowmann, atravessando a
barreira dos vasos glomerulares. Esse líquido é chamado de ultra-filtrado. ...
estudmed.com.sapo.pt/fisiologia/fisiologia_renal_1.htm - 16k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1249

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: lean and clean
42 mins
  -> Obrigado, Henrique.

agree  Kathleen Goldsmith
1 day3 mins
  -> Obrigado, Kathleen.

19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
filtrados/líquidos filtrados livres de proteínas


Explanation:
"(...) os filtrados/líquidos fltrados livres de proteínas preparados com a técnica Somogyi..."
Boa sorte!

Andrea Jablon
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4