KudoZ home » English to Portuguese » Medical

carrier screening

Portuguese translation: triagem de portadores


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:carrier screening
Portuguese translation:triagem de portadores
Entered by: Mariageni

00:55 Jan 17, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical
English term or phrase: carrier screening
Carrier screening is by haematological indices and automated HPLC analysis, which allows measurement of abdominal haemoglobins and Hb A2 in a single step all samples.
Mariageni
triagem de portadores
Explanation:
Esta é a expressão usada no meio médico, qualquer que seja a especialidade. Veja estes exemplos:

UMA NOVA ARMA NO TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE
... Moreno Arevalo, a semana de prevenção e tratamento da osteoporose, realizando exames de ultrassonometria de calcanho para triagem de portadores de osteoporose ...
www.hmrr.com.br/news/news_item.asp?NewsID=34

ABC REPÓRTER
... 29/08/2003 Mauá faz triagem de portadores de doenças respiratórias Todas as crianças de zero a seis anos moradoras em Mauá serão submetidas a uma ...
www.abcreporter.com.br/indice.html?secao=44

[DOC] SGM – Secretaria de Governo Municipal
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
... (Anexo II). TRIAGEM DE Portadores do traço de Falciforme e da Anemia Falciforme. Hosp. Munic. e Maternidade V.Nova Cachoeirinha. 2002. Nascidos vivos. ...
www.prefeitura.sp.gov.br/.../coordenadoria_negro/ relatorios/Relatorio%20CONE%202003.doc



--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 01:08:04 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja como o Dicionário Houaiss define TRIAGEM:

n substantivo feminino
ato ou efeito de triar, de separar, de selecionar; separação, seleção, escolha
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6triagem de portadoresrhandler
5despistagem de portadoresAntónio Ribeiro
3teste de portador
Erika McGovern


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
despistagem de portadores


Explanation:
Ver:

Carrier Screening

What is it: Carrier screening is performed on individuals who might carry one copy of a disease-causing recessive gene that could be inherited by their children. If one or both of the parents is a carrier, the risk of passing the disease to a child can be predicted. Carrier screening is intended for healthy people who have no symptoms of disease, but who are known to be at high risk because of family history or ethnicity.

http://www.jewishgeneticscenter.org/genetic/screening/carrie...


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 01:03:31 (GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] PARLAMENTO EUROPEU
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... ea colaboração com todos os interessados a fim de promover um acesso mais barato
e mais amplo ao tratamento, a despistagem dos portadores ea prevenção ...
www.europarl.eu.int/meetdocs/committees/ deve/20010514/436039pt.pdf

siirritavel - [ Translate this page ]
Rastreio ou despistagem é o conjunto de testes para detectar sinais de uma ..... Os
portadores genéticos e todos os indivíduos em risco, caso o diagnóstico ...
www.gastroalgarve.com/tumores/colonrastreio.htm

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
teste de portador


Explanation:
[PDF] MUCOPOLISSACARIDOSE I
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... O teste de portador efetuado pelo acompanhamento dos níveis de α-L-iduronidase
tem valor limitado, particularmente para fins de identificação de casais em ...
www.genzyme.com.br/thera/az/br_pdf_mps_mono.pdf - Páginas Semelhantes

Cidade Médica Virtual
... Fibrose Quística, uma doença hereditária. Quando é indicado fazer o teste
de portador da FQ? ... Quando é indicado fazer o teste de portador da FQ? ...
www.cmv.pt/CMV_ARTICLE.ASP?OPCAO=200&ARTIGO=269 - 36k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

D.Tay-Sachs2
... definição, portadores. Algumas considerações especiais estão envolvidas
nos testes de portador para a mulher grávida. O melhor ...
www.terravista.pt/Nazare/2329/DTS2.htm - 67k - Em cache - Páginas Semelhantes

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
... 2500. Testes de portador só estão disponíveis em programas de tratamentos
de fenilcetonúricos. 4. A Deficiência de Enzima. A ...
www.ufv.br/dbg/BIO240/dg14.HTM - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF] MUCOPOLISSACARIDOSE I
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Talvez, no futuro, o progresso das técnicas de testes genéticos
moleculares permita uma precisão maior nos testes de portador. ...
www.genzyme.com.br/thera/az/br_pdf_mps_mono.pdf - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2004-01-17 01:03:38 GMT)
--------------------------------------------------

ACONSELHAMENTO GENÉTICO
... doenças; Explicar as causas; Estimar e apresentar os riscos de recorrência;
Explicar se existem testes de portadores; Prognóstico ...
www.genetika.com.br/aconse.htm - 31k - Em cache - Páginas Semelhantes

arts - artigos & matérias
... as diferenças para outras doenças Explicar as causas Estimar e apresentar os riscos
de recorrência Explicar se existem testes de portadores Prognóstico e ...
www.artsbrasil.org.br/fase2/materia.asp?p=113 - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes

Clínica Dra Shirley de Campos
... 13) Estimar e apresentar os riscos de recorrência. 14) Explicar se existem
testes de portadores. 15) Prognóstico e possíveis complicações. ...
www.drashirleydecampos.com.br/ noticias.php?noticiaid=2260&assunto=Genética - 76k - Em cache - Páginas Semelhantes
Fleury - Centro de Medicina Diagnóstica
... A PCR é mais sensível para pré-mutações ou teste de portadores enquanto o Southern
blot é mais adequado para mutações completas e se for feita a dupla ...

www.fleury.com.br/site/calandra.nsf/0/ 8C466D1CAAE975FA03256D350068C456?OpenDocument&pub=T&proj=si... - 40k - Em cache - Páginas Semelhantes

Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 263

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
triagem de portadores


Explanation:
Esta é a expressão usada no meio médico, qualquer que seja a especialidade. Veja estes exemplos:

UMA NOVA ARMA NO TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE
... Moreno Arevalo, a semana de prevenção e tratamento da osteoporose, realizando exames de ultrassonometria de calcanho para triagem de portadores de osteoporose ...
www.hmrr.com.br/news/news_item.asp?NewsID=34

ABC REPÓRTER
... 29/08/2003 Mauá faz triagem de portadores de doenças respiratórias Todas as crianças de zero a seis anos moradoras em Mauá serão submetidas a uma ...
www.abcreporter.com.br/indice.html?secao=44

[DOC] SGM – Secretaria de Governo Municipal
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
... (Anexo II). TRIAGEM DE Portadores do traço de Falciforme e da Anemia Falciforme. Hosp. Munic. e Maternidade V.Nova Cachoeirinha. 2002. Nascidos vivos. ...
www.prefeitura.sp.gov.br/.../coordenadoria_negro/ relatorios/Relatorio%20CONE%202003.doc



--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 01:08:04 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja como o Dicionário Houaiss define TRIAGEM:

n substantivo feminino
ato ou efeito de triar, de separar, de selecionar; separação, seleção, escolha


    Reference: http://www.abcreporter.com.br/indice.html?secao=44
    www.prefeitura.sp.gov.br/.../coordenadoria_negro/ relatorios/Relatorio%20CONE%202003.doc
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda
16 mins
  -> Obrigado, Maria Leonor

agree  Tania Marques-Cardoso: That's it.
1 hr
  -> Obrigado, Tânia

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
6 hrs
  -> Obrigado, spgomes

agree  Susanne Rindlisbacher
21 hrs
  -> Obrigado, Susanne

agree  Claudio Mazotti
1 day9 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

agree  Kathleen Goldsmith: certíssimo!
1 day9 hrs
  -> Obrigado, Kathleen